Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre a doença inflamatória intestinal, suas possíveis causas e tratamentos

A doença inflamatória intestinal (DII) é um termo genérico feito para abranger toda e qualquer condição categorizada pela inflamação dos intestinos. Ela afeta diretamente o sistema digestivo.

Existem alguns tipos de doença inflamatória intestinal, porém, o termo é majoritariamente usado para descrever casos de doença de Crohn e colite ulcerativa. 

Doença de Crohn

A doença de Crohn é categorizada pela inflamação do revestimento do trato digestivo e pode afetar da boca até o anus. Ela geralmente afeta o intestino delgado ou a parte de cima do intestino grosso. As áreas afetadas não são contínuas e aparecem como manchas perto de partes saudáveis do intestino.

Colite ulcerativa

A colite ulcerativa causa a inflamação e úlceras do revestimento superficial do intestino grosso (cólon) e do reto. A área afetada é contínua e geralmente começa no reto e se espalha até o cólon.

Sintomas

Tanto a doença de Crohn como a colite ulcerativa apresentam os mesmo sintomas, aos quais são inclusos:

  • Diarreia
  • Sangramento retal
  • Dor abdominal
  • Fatiga
  • Perda de peso

Não são todos os pacientes das doenças inflamatórias intestinais que apresentam todos esses sintomas. É possível que alguns sofram de sintomas extras como anemia e febre.

Causas 

Causas comuns para o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais incluem a predisposição genética, resposta do sistema imunológico e gatilhos ambientais — como fumar, estresse, episódios depressivos e uso de medicamentos.

O sistema imunológico de pessoas com DII, às vezes, confundem alimentos com patógenos e corpos estranhos e liberam anticorpos que causam inflamações no intestino.

Tratamento

Quando não tratados, episódios severos de DII podem resultar em fístulas anais, osteoporose, anemia, pedra nos rins, desnutrição e doenças renais. Por isso, o acompanhamento médico é indicado. As DII são identificadas a partir de exames de sangue, fezes ou outros mais complexos como a colonoscopia. 

O tratamento da doença inflamatória intestinal envolve a prescrição de remédios — antibióticos, aminossalicilatos, corticosteroides e imunomoduladores.

Microplástico

Acredita-se que os microplásticos podem estar envolvidos nas doenças inflamatórias intestinais. Um estudo publicado no jornal Environmental Science & Technology indica que pessoas com DII têm 50% mais microplásticos em suas fezes que pessoas sem a condição. 

Os cientistas não conseguiram apontar os microplásticos como causadores da doença, mas foi possível criar uma relação entre esses dois fatores. Ainda é possível que as DII façam com que os pacientes retenham mais microplásticos que pessoas saudáveis.