Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Estudo comprova a diferença na percepção do mundo em pessoas de personalidade criativa

A personalidade criativa é derivada de um dos cinco principais traços de personalidade estipulados pela psicologia. Ela se encaixa no traço de abertura e indica a “abertura às novas experiências”. Além da criatividade, a abertura engloba a curiosidade, imaginação e visão. 

Essas características foram atribuídas em 1970 por dois times conduzidos por quatro pesquisadores. São eles: Paul Costa e Robert McCrae do Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos, Warren Norman da Universidade de Michigan de Ann Arbor e Lewis Goldberg da Universidade de Oregon.

A abertura é um dos “Cinco Grandes” da psicologia, juntamente com extroversão, agradabilidade, conscienciosidade e neuroticismo.

As vertentes e áreas mais interessantes da vida humana são resultados da personalidade criativa de algumas pessoas. Portanto, dependemos de indivíduos criativos na sociedade, que alimentam a necessidade de uma nova percepção do dia a dia. 

Visão diferenciada

Uma pesquisa publicada no Jornal de Pesquisa em Personalidade dos Estados Unidos comprovou que pessoas com a personalidade criativa não apenas trazem uma nova perspectiva para a vida, mas também conseguem enxergá-la por outros olhos. 

A avaliação foi feita através de um teste de rivalidade binocular. A rivalidade binocular acontece quando duas imagens diferentes são apresentadas a cada olho simultaneamente. O esperado é que essas imagens se intercalem diante dos olhos das pessoas. 

Porém, foi comprovado que pessoas com o traço de personalidade criativa conseguem ver uma combinação das duas imagens ao mesmo tempo. Para os condutores da pesquisa, essa percepção é quase como uma “solução criativa” para o problema apresentado. 

Além disso, pessoas de traço “aberto” conseguiam observar a combinação das duas imagens por mais tempo quando estavam de bom humor — que é um humor ligado ao aumento da criatividade. 

O estudo conseguiu comprovar que a criatividade não é apenas um traço de personalidade, mas que também consegue influenciar a percepção visual dos indivíduos. 

Como se tornar uma pessoa criativa

Especialistas da psicologia acreditam que a personalidade é maleável e tem a capacidade de mudar ao longo do tempo. As experiências da vida, assim como influência de pessoas e ambientes diferentes tem o poder de nos transformar em pessoas diferentes. Portanto, é possível adquirir uma personalidade criativa.

Um professor e pesquisador da Ohio State University ‘s , chamado de Angus Fletcher, criou um novo método para o treinamento da criatividade. A sua técnica, aplicada de forma bem sucedida no exército estadunidense, se baseia em ajudar as pessoas a serem criativas como crianças e artistas.

Ou seja, com a criação de histórias que imaginam um mundo alternativo e uma mudança de perspectiva, o que gera ações inesperadas. Esse método seria o suficiente para que as pessoas conseguissem desenvolver sua criatividade no dia a dia.