Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Em plantações a presença de lesmas no jardim pode ser normal, contudo, isso não significa que esses animais são inofensivos para as plantas

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

A presença de caracóis e lesmas no jardim pode ser um problema. Esses animais, embora comuns, podem criar buracos em plantações e gerar problemas no cultivo de qualquer planta ao se alimentar de folhas, flores, caules e tubérculos.

Sua identificação também pode ser difícil. As lesmas são animais noturnos, se alimentando durante a noite e deixando apenas um rastro. O seu dano é perceptível e comumente esperado durante épocas quentes e úmidas. Já os caracóis, embora também majoritariamente noturnos, muitas vezes aparecem durante o dia após as chuvas. 

Na maioria das vezes, a presença de caracóis e lesmas no jardim posa como uma ameaça. Mesmo consumindo algumas pragas ocasionalmente, os animais são alimentadores oportunistas, o que significa que têm o potencial de acabar com plantações. 

Porém, esses animais também oferecem alguns benefícios. Confira! 

Benefícios 

Os caracóis são animais decompositores, o que significa que se alimentam, em grande parte, de plantas mortas — o que acelera o processo de decomposição. Além disso, ele pode ser um predador para algumas pestes de jardim comuns, controlando a sua população. Uma de suas presas é, inclusive, a própria lesma e seus ovos e ovos de outros caracóis.  

Ao consumir e processar plantas mortas, os caracóis conseguem “reciclar” os seus nutrientes. Desse modo, suas fezes agem como um fertilizante mais potente que algumas bactérias.  Entretanto, ao crescer, eles podem acabar consumindo plantas vulneráveis, assim como as lesmas e acabar com um jardim.

Porém, é importante lembrar que esse processo não é único dos caracóis. As minhocas, por exemplo, também são ótimos animais decompositores e oferecem menos riscos que os caracóis

Por outro lado, as lesmas podem se alimentar de alguns tipos de invertebrados, também auxiliando no controle dessas pestes. Mas, elas são mais destrutivas que os caracóis e sua presença pode não ser inteiramente benéfica.  

Riscos 

Como já mencionado, os caracóis e lesmas são oportunistas em sua alimentação. Isso significa, que, embora ofereçam às vezes o controle de pestes e outros pequenos benefícios, eles se alimentam do que está disponível. Nos jardins, então, eles são uma ameaça constante para a saúde das plantas. 

Além de jardins, esses animais podem acabar com todas as plantas de um local, incluindo aquelas plantadas em vasos ou hortas. Entre as plantas que os caracóis e lesmas consomem estão:

Entretanto, sua alimentação não é restrita apenas a esses alimentos. Afinal, elas podem acabar comendo todas as partes das plantas, incluindo o caule e as folhas. 

Embora ofereçam alguns benefícios, o controle de caracóis e lesmas no jardim é essencial para manter a saúde e prosperidade de suas plantações.

Imagem de Krzysztof Niewolny no Unsplash

Controle 

Apesar de serem pragas potenciais, não é necessário se livrar desses animais os matando. Existem vários métodos naturais de precaução, incluindo um sistema de rega que inclui uma mangueira de imersão ou outra forma de irrigação por gotejamento para regar apenas as plantas que precisam. Esse método funciona porque esses animais são atraídos pela umidade. 

Em grande parte, a presença de caracóis e lesmas no jardim indicam um local saudável, mesmo com seus riscos. Porém, é mais comum que esses animais prosperem em monoculturas, uma vez que não existem muitos predadores naturais. Já em permaculturas, onde o ambiente é similar a um ecossistema natural, o controle de pestes é mais fácil, já que atrai predadores de lesmas e caracóis.

A biodiversidade de um jardim, incluindo plantas que essas espécies não gostam também pode ajudar. Entre essas plantas estão:

Também é possível remover esses animais manualmente. Como já mencionado, eles são noturnos e se alimentam durante a noite, portanto você terá mais sucesso nesse período. 

Entretanto, um método simples de evitar a aparição dessas espécies é criando uma barreira. A pele dos caracóis e lesmas é extremamente sensíveis, o que faz com que eles evitem superfícies que podem irritá-la. Desse modo, você pode criar uma barreira com cascas de ovos, borra de café ou areia em volta de suas plantações.

É importante lembrar, contudo, que o uso de pesticidas é nocivo não só aos caracóis e lesmas no jardim, mas qualquer outro tipo de animal. Insetos polinizadores, por exemplo, correm riscos ao entrar em contato com plantas cheias de químicos nocivos, o que pode, consequentemente, criar problemas para o seu jardim. 

Avatar do autor Júlia Assef
Escrito por:

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.