Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a montar uma mini-horta e otimize seu espaço em casa!

Uma mini-horta pode ser a solução para aquelas pessoas que gostam de jardinagem e de cultivar seus próprios alimentos, mas possuem pouco espaço. Embora muitos espaços urbanos não ofereçam muito espaço para qualquer tipo de plantação, eles ainda podem ser aproveitados de alguma forma. É claro que ambientes menores causam mais restrições em o que plantar e como plantar, mas o ato da jardinagem em si não é impossível. 

Jardins de ervas ou algumas plantações de pimenta já são uma forma de começar uma mini-horta e de cultivar parte de seu próprio alimento, sem a necessidade de agrotóxicos e outros químicos possivelmente nocivos. Além disso, esse cultivo pode promover uma alimentação mais saudável, cheia de vegetais. 

Uma grande parte das plantas não precisa necessariamente de grandes espaços, e podem florescer bem apenas com a ajuda de vasos apropriados, solo, exposição solar e um horário de rega. 

As melhores plantas para uma mini-horta

Por sorte, existe uma lista extensa de vegetais que podem prosperar em mini-hortas! Alguns deles são: 

Dicas 

Algumas dicas podem te auxiliar na criação de sua mini-horta, ajudando a otimizar o seu espaço. Confira: 

  • Cultivos de alto rendimento: escolha plantas que podem produzir mais alimentos em pouco espaço e por maior tempo. Ervilhas e rabanetes podem começar a crescer antes que outras plantas quando plantadas durante a primavera. Pimentas crescem para cima e podem ser plantadas em jardins verticais e varandas. Couve, alface e outras folhas verdes produzem alimentos por meses; 
  • Plantio de Sucessão: preste atenção nas suas plantas! Se elas não estão mais rendendo alimentos, substitua-as por outras mudas e varie seu catálogo; 
  • Enriqueça o solo: use adubos orgânicos para enriquecer o solo e ajudar a sua mini-horta a prosperar;
  • Otimize o espaço: jardins verticais ajudam a salvar espaço e podem ser uma alternativa para jardins na varanda;
  • Jardins do peitoril: perfeitos para quem não tem espaço. Muitas ervas podem ser plantadas no peitoril de janelas com exposição solar. 

Sol 

A maioria dos vegetais precisam de seis a oito horas de incidência solar por dia. Sem a luz, os alimentos podem não amadurecer e não crescer direito. Porém, alguns vegetais como o brócolis e o alface podem prosperar em lugares com sombra.

Água

É preciso manter um horário de rega para a maioria dos vegetais. Prefira regar o solo em vez das plantas, com cuidado para não secar ou regar demais a planta. 

Solo

Além de precisarem de um solo bem drenado, vegetais também precisam de um solo rico em matéria orgânica. Como já mencionado, experimente com algumas receitas de adubo orgânico natural. Confira nossa matéria aqui: 

O importante é começar pequeno, principalmente se esse é o seu primeiro contato com a jardinagem. Comece com plantas e ervas mais fáceis de cuidar, como o manjericão e o capim-limão. Não desanime! Plantas podem ser difíceis de manter, mas com paciência e persistência a sua mini-horta pode crescer com tempo, assim como suas experiências na jardinagem.