Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça o furoshiki, o pano mágico tradicional do Japão que pode ser usado como bolsa ou embrulho de presente

Imagem editada e redimensionada de Friedensreich Hundertwasser, disponível no Wikimedia e licenciada sob CC-BY 2.0

Furoshiki é um pano, geralmente com estampa elegante ou divertida, muito popular no Japão, que pode ser utilizado para embalar presentes e transportar objetos. A palavra furoshiki 風 呂 敷 vem da junção dos termos furo (banho) e shiki (abrir), porque o furoshiki começou a ser usado, durante o período de Nara (710-794), para proteger pertences e roupas durante os tradicionais banhos japoneses.

Os nós do furoshiki são chamados musubu, que significa laço ou vínculo. Já presentear alguém com um furoshiki é um ato que se traduz pela palavra tsutsumu, ou seja, zelo e proteção. Por isso, no Japão, oferecer um furoshiki a alguém está associado a um gesto de carinho e amor.

O furoshiki caiu em desuso com a popularização das sacolas descartáveis, mas ressurge com força total num momento em que aumenta a conscientização a respeito dos impactos do lixo plástico no meio ambiente. Além disso, você pode fazer uma bolsa de furoshiki, um embrulho moderno, uma embalagem ecológica e o que mais você desejar de maneira acessível, original e prática. No Natal, o furoshiki pode ser usado como um mimo para alguém especial ou dar um toque de autenticidade na apresentação dos seus presentes.

Como amarrar o furoshiki

O furoshiki é muito fácil de fazer: tudo o que é necessário para amarrá-lo é o próprio tecido. O único requisito é que o pano seja quadrado. O tamanho vai depender do objeto que você pretende embrulhar. A embalagem para presente pode ser totalmente personalizada: desde o tipo até o padrão e a espessura do tecido.

Confira no vídeo abaixo (em inglês) como fazer uma amarração de fukoshiki:



Veja também: