Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Cuidados com os lábios são essenciais para evitar doenças e infecções

Cuidados com os lábios geralmente são deixados de lado. Até mesmo pessoas que praticam skincare acabam esquecendo de uma das partes mais importantes do rosto, a boca. Mas assim como outras partes do rosto humano, os lábios são feitos de pele, e por isso precisam de cuidados. 

Porém, diferente da pele do resto do corpo, os lábios não têm glândulas sebáceas. Desta forma, eles não conseguem gerar o óleo produzido pelas glândulas microscópicas, que mantêm a pele macia e hidratada. Devido à falta dessas glândulas é preciso maiores cuidados com os lábios. Sem hidratação, eles ressecam, racham e ficam doloridos com muita facilidade. 

Problemas causados pela falta de cuidados com os lábios

Se você acha que o ato de lamber os lábios é o suficiente para mantê-los hidratados, então você está errado. Na verdade, essa pequena ação diária pode fazer muito mal para a região bucal. De acordo com dermatologistas, isso pode levar a mais ressecamento. Tornando necessário uma atenção maior aos cuidados com os lábios

Além de deixar a região dos lábios mais ressecada, lambe-los também pode causar dor, inchaço, sangramento, queimação, infecção e acúmulo de bactérias. A falta de cuidados com os lábios pode acabar resultando em diversas doenças, na região interna e externa da boca.

Confira algumas das doenças ligadas a deficiência de cuidados com os lábios:

Queilite angular

Também conhecida como boqueira, a queilite angular causa inchaço, manchas vermelhas nos cantos da boca e no exterior dos lábios. Ela pode acontecer em apenas um lado da boca ou nos dois. É uma doença inflamatória e pode durar dias ou ser um problema crônico, que atinge pessoas de todas as idades. 

A condição é causada pelo acúmulo de saliva nos cantos dos lábios. Ou seja, pela falta de cuidados com os lábios, que causa grande número de bactérias na região.

Lábios gretados

Acontece quando os lábios apresentam uma fenda que pode ser causada pela falta de hidratação, por causa do frio, por doenças pré-existentes, como a neurodermatite e também pela falta de cuidados com os lábios.

Carcinoma nos lábios

Quando os lábios passam por exposição excessiva ao sol ou ao fumo, eles podem apresentar carcinoma nos lábios. O carcinoma é um tumor cancerígeno que causa lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, nódulos ou rouquidão persistente.

Segundo estudos na área, o consumo de álcool, deformidades dentárias, próteses dentárias inadequadas e higiene oral pobre aumentam os riscos do câncer bucal. 

Infecções

As infecções na região dos lábios não são causadas apenas por acúmulos de bactérias. Na verdade, elas podem ser resultados de deficiências nutricionais. A falta de líquidos, vitamina D, cálcio e outros nutrientes essenciais. As infecções nos lábios precisam de um cuidado especial, por isso é recomendado acompanhamento médico.

Cuidados diários para se ter com os lábios

Beba água

O importante é manter a hidratação em dia. Lábios secos e rachados são os sinais mais comuns de desidratação, um sinal que você precisa beber mais água. Isso porque, quando o corpo estiver com os níveis de água baixos, ele irá retirar o líquido de outras regiões, como a pele e os intestinos. 

Para manter os cuidados com os lábios, é preciso ter em mente que a hidratação é essencial. Beber água de maneira correta, de 3 a 4 copos por hora, pode ser um passo inicial para a sua rotina de cuidados com os lábios. Se for sair, lembre-se de levar uma garrafa de água, para não correr o risco de desidratação.

Evite o uso de produtos químicos nocivos

Alguns produtos de skincare possuem componentes químicos que trazem mais malefícios do que benefícios. Eles podem conter parabenos, corantes e aromas artificiais que são nocivos à pele. 

Apesar de alguns profissionais recomendarem a vaselina como um produto de cuidados com os lábios, ela contém propriedades derivadas do petróleo. Além do mineral poder apresentar danos a peles sensíveis, ele também é um material de origem finita, que causa impacto ambiental gigantesco.

Na hora de escolher o melhor hidratante labial, leve em conta os seus componentes, o quão naturais eles são e se eles fazem bem para a pele a longo prazo. Também é possível substituí-los por opções vegetais com nenhum tóxico, tais como manteiga de cacau culinária (a de farmácia contém produtos nocivos) e  manteiga de karité. 

Use protetor solar com frequência

Como já foi apresentado anteriormente, os lábios também são revestidos de pele, assim como o resto do corpo. Por isso, mantê-los sem algum tipo de proteção pode causar problemas sérios de saúde. Afinal, a exposição excessiva da pele ao sol é perigosa.

Ao passar protetor solar para sair de casa, não se esqueça da região dos lábios. Pois os cuidados com os lábios são mantidos até nos mínimos detalhes. Alguns hidratantes naturais de fruta e vegetal também exercem a função de proteger a região, como os de abacate, coco e  amêndoa. 

No entanto, é preciso frisar que frutas cítricas são fototóxicas, o que significa que elas podem queimar a pele no sol. Então, é necessário evitar hidratantes naturais delas. 

Mantenha uma alimentação saudável 

Os nutrientes são uma base fundamental para proteger a pele e ajudar no processo de cicatrização. Um exemplo é a vitamina B, que tem papel importante na luta contra doenças de pele. 

Por isso, mantenha uma dieta rica em micronutrientes como vitaminas e minerais. Uma alimentação com a quantidade correta de zinco, ferro, vitaminas B e antioxidante é a chave para bons cuidados com os lábios. Se você estiver com a pele da região sensível, evite se alimentar em excesso de comidas ácidas, salgadas e apimentadas.

Remova a maquiagem antes de dormir

A pele precisa respirar, por isso é preciso tirar a maquiagem antes de dormir. Faça questão de retirar toda a maquiagem da região dos lábios antes de dormir. Até mesmo esse pequeno hábito pode ser considerado um dos cuidados com os lábios. 

Utilize máscara de lábios a noite

Para que os cuidados com os lábios sejam sempre mantidos, use uma vez na semana uma máscara de lábios. Desta forma, será possível manter a hidratação, refrescar a pele e alimentá-la com nutrientes. É possível produzir essas máscaras com ingredientes da sua cozinha, para evitar a compra de produtos industrializados.

Confira a receita de máscara labial de abacate:

Ingredientes

Como preparar:

Amasse o abacate em uma tigela, e então misture duas colheres do abacate com o xarope de bordo. Assim que os dois estiverem bem misturados, basta aplicá-los nos lábios. Esses cuidados com os lábios podem ser mantidos semanalmente.

Esfoliação

A esfoliação é uma boa forma de cuidados com os lábios, quando se trata de lábios ressecados e escamosos. Ela pode ajudar a remover a pele seca, e dar origem a uma camada nova e mais saudável. Para que se tenha um resultado bom e benéfico é ideal realizar a esfoliação três vezes por semana.

Para ter um lábio saudável de forma natural, sem utilizar produtos químicos danosos à pele e ao meio ambiente, é possível produzir esfoliante caseiro. Uma opção é o esfoliante de castanhas.

Confira a receita:

Ingredientes:

  • ½ pote de óleo de amêndoa
  • 10 castanhas-do-pará

Como preparar:

Coloque as castanhas em um liquidificador e bata até que vire uma farinha grossa. Depois acrescente o óleo de amêndoa e misture até que os dois formem uma pasta consistente. Guarde tudo em um pote de vidro para que os nutrientes não sejam perdidos, e está pronto para usar.