Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Sopa de legumes é uma receita que serve como fonte dos mais diversos tipos de nutrientes

Sopa de legumes é um prato bastante comum quando está frio ou alguém está resfriado. Essa comida, que é tradicional de vários lugares do mundo, é rica em nutrientes e traz diversos benefícios para a saúde humana. O seu nome, sopa, pode ter aparecido há apenas alguns anos, mas ela já era preparada por civilizações antigas.

A sopa de legumes é um prato feito com os mais variados tipos de legumes, vegetais, verduras e grãos. A montagem da sopa de legumes depende apenas daquele que está preparando. 

Benefícios da sopa de legumes

Rica em antioxidantes

Os legumes que vão em uma sopa de legumes, em sua grande maioria, são ricos em antioxidantes. Esses componentes funcionam como uma proteção do corpo dos danos de radicais livres. Além disso, os antioxidantes conseguem prevenir o corpo de diversos sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas, manchas e olheiras. 

Ajuda na digestão

A abundância de fibras presente em grande parte dos legumes da sopa de legumes é bastante benéfica para a digestão. Elas ajudam a otimizar o movimento intestinal e a absorção adequada dos nutrientes. 

Consumir sopa de legumes um pouco antes de uma refeição normal por auxiliar na digestão da segunda refeição. O consumo diário de sopa de legumes consegue prevenir flatulência, constipação e outros problemas gastrointestinais. 

Melhora o funcionamento cardíaco 

Consumir sopa de legumes de maneira regular por prevenir a acumulação de detritos ou colesterol ruim nas artérias, o que previne aterosclerose, ataque cardíaco e mantém uma circulação sanguínea saudável. 

Ajuda na perda de peso

Por ser pobre em gordura e contribuir para a saciedade, a sopa de legumes pode ajudar na perda de peso. Isso faz com que apenas o seu consumo consiga  evitar a alimentação em excesso. É possível também escolher os ingredientes corretos, com os nutrientes certos, para melhorar o processo de perda de peso.

Ajuda a hidratar

Além da água acrescentada na receita, a sopa de legumes recebe os líquidos dos vegetais cozidos. Esses líquidos são responsáveis por nutrir as células do corpo e deixar a pele com uma aparência saudável. Todos os carboidratos, gorduras, proteínas e vitaminas presentes na água da sopa são essenciais para manter a energia do corpo.

Sopa de legumes é barata e fácil de fazer

Sopa de legumes e guisados não requerem muitos detalhes em sua preparação, e nem utilizam de uma grande quantidade de pessoas. Os ingredientes são baratos e de fácil preparo. Elas também podem ser preparadas de forma instantânea, onde é possível comprá-las parcialmente prontas. 

Você pode escolher como fazer sua sopa

A sopa de legumes é versátil, ou seja, você pode acrescentar ingredientes à receita. Basta manter a proposta principal de utilizar legumes, quais eles serão depende apenas do seu gosto. Adicionar outros alimentos como carnes e massas também são opções para incrementar o prato.

Se você planeja deixar sua sopa mais saudável, procure por legumes que tenham os nutrientes essenciais para a sua rotina. Desta forma a sopa de legumes irá atender todos os requisitos de saúde necessários para uma boa alimentação. 

Receita de sopa de legumes vegana

Imagem de Ella Olsson no Unsplash

Ingredientes

  • 1 cebola picada
  • 1 colheres (de sopa) de azeite 
  • 1 batata ou abóbora descascada e picada 
  • 4 xícaras de legumes (a gosto) picados
  • água para cobrir
  • sal a gosto
  • pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, refogue em óleo a cebola picada até ficar macia, mas não dourada;
  2. Adicione os legumes e a batata picados;
  3. Cozinhe os legumes por aproximadamente 5 minutos, em fogo baixo e com a tampa aberta;
  4. Logo depois, adicione a água apenas até cobrir os vegetais;
  5. Cozinhe com a panela tampada até que os vegetais estejam macios;
  6. Tempere usando sal e pimenta;
  7. Processe tudo até a mistura ficar homogênea  (você pode usar um liquidificador normal, dividindo em partes);
  8. Adicione mais água se achar que ficou muito espessa;