Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Bebida de monoéster de cetona é um suplemento que pode trazer benefícios à saúde, como controlar a diabetes

Bebida de monoéster de cetona é um suplemento utilizado em pesquisas para testar os efeitos dos corpos cetônicos no corpo. Esses corpos são substâncias produzidas quando o corpo está em estado cetônico e utiliza gordura como combustível. Pesquisas sobre a bebida de monoéster de cetona revelam seu potencial para a saúde, sendo uma alternativa para o controle de diabetes tipo 2. Saiba mais a seguir!

O que são suplementos de cetona?

Uma dieta cetogênica comumente é utilizada para obter a perda de peso. Ela se caracteriza por ser rica em gordura e pobre em carboidratos. Ao seguir essa dieta por dias seguidos, o corpo passa ao estado de cetose, em que há aumento das cetonas no sangue e perda de peso. 

Ao ficar sem carboidratos, o corpo começa a procurar fontes alternativas de combustível e então utiliza a gordura passando ao estado conhecido como cetose. Nesse estado, os corpos cetônicos são liberados.

Há dois principais corpos cetônicos produzidos, o acetoacetato e o beta-hidroxibutirato. A acetona é outro tipo de corpo, mas menos abundante. Esses corpos substituem a glicose como combustível e fornecem energia ao cérebro, ao coração e aos músculos e podem ser responsáveis pela perda de peso associada à dieta cetogênica.

Os corpos cetônicos podem ser produzidos pelo corpo ou vir de uma fonte externa. Nesse último caso, eles vêm dos suplementos de cetona que contêm beta-hidroxibutirato. 

Os suplementos cetônicos são divididos em dois tipos:

  • Sais cetônicos: são cetonas ligadas a um sal, normalmente sódio, potássio, cálcio ou magnésio. São em forma de pó sendo consumidos misturados com líquido;
  • Ésteres cetônicos: são cetonas ligadas a outro composto chamado éster e embalados na forma líquida. Os ésteres de cetona são usados principalmente em pesquisas e não são comercializados como os sais.

Ambos os tipos de suplementos já mostraram, em pesquisas, aumentar os níveis de cetonas no sangue, assemelhando-se ao que acontece na cetose quando se segue uma dieta cetogênica (confira estudos a respeito: 1, 2, 3, 4).

Acredita-se, com isso, que a suplementação tenha muitos dos mesmos benefícios à saúde que uma dieta cetogênica, incluindo a perda de peso.

Bebida de monoéster de cetona

A bebida de monoéster de cetona é um dos tipos de suplementos de cetona, mas utilizado somente para pesquisas. A bebida mostra-se ser terreno fértil para estudos sobre o diabetes tipo 2, pois é uma fonte natural de combustível para o corpo. 

Em um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, pesquisadores investigaram as possibilidades da bebida de monoéster de cetona contribuir para a saúde de pessoas com diabetes. No estudo, a equipe pediu que 15 pessoas consumissem uma bebida cetônica após o jejum durante a noite. Após 30 minutos, eles foram solicitados a beber um líquido contendo 75 gramas de açúcar enquanto amostras de sangue eram coletadas. 

Com isso, foi possível descobrir que a bebida cetônica parecia lançar os participantes em uma espécie de estado pseudo-cetogênico, em que eles eram mais capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue sem alterações na insulina

Isso indica que os suplementos podem ter um potencial como uma ferramenta valiosa para pacientes com diabetes tipo 2, sobretudo para as pessoas que não conseguem seguir uma dieta cetogênica rigorosa ou para quem busca uma nova forma de controlar o açúcar no sangue. Contudo, ainda não se sabe quais são os efeitos a longo prazo do consumo de cetonas.

Cetonas podem diminuir o apetite

Assim como a possibilidade para a diabetes tipo 2, a bebida de monoéster de cetona e outros suplementos com corpos cetônicos já mostraram causar outros efeitos diferentes no corpo. 

Em um estudo com pessoas de peso normal, aquelas que beberam uma bebida com esteres cetônicos experimentaram 50% menos fome após um jejum noturno do que aqueles que beberam uma bebida açucarada. Esse efeito é atribuído a níveis mais baixos do hormônio da fome, a grelina, entre duas e quatro horas após beber a bebida de éster cetônico.

Efeitos colaterais

A bebida de monoéster de cetona ainda é utilizada somente para as pesquisas. Outros suplementos de cetona, entretanto, são comercializados e considerados uma forma segura e eficaz de aumentar as concentrações de corpos cetônicos. Mas os efeitos a longo prazo ainda são desconhecidos. Os casos relatados de efeitos colaterais envolvem náusea, diarreia e desconforto estomacal.