Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A clara de ovo em pó é utilizada na produção de alimentos de confeitaria e como suplemento de proteína

A clara de ovo em pó é feita a partir da secagem da clara do ovo, utilizando a albumina pura. A clara de ovo em pó é utilizada para fins culinários e como suplemento de proteína. Ela serve como um substituto para o whey protein

A clara do ovo é conhecida por ser a parte mais proteica e nutricional do alimento. Isso devido a grande quantidade de albumina, ovoalbumina, presente em sua composição. Este tipo de proteína é essencial para a alimentação humana e é tão benéfica quanto o consumo daquela tirada diretamente da carne animal. 

No entanto, a clara de ovo em pó também tem suas controvérsias por ser, na maioria das vezes, um alimento derivado de crueldade animal. Afinal, os ovos utilizados para a sua produção são feitos em granjas onde ocorrem maus tratos animais, desde convivência com sujeira até a eutanasia de pintinhos machos.

Como é feita a clara de ovo em pó?

Para conseguir transformar a clara de ovo em pó, é preciso desidratá-la. Depois de desidratada, a clara é processada em um bem fino. Então ela é levada para pasteurização, um processo que remove o risco da salmonella. Para transformar novamente a clara de ovo em pó em uma clara pastosa, basta misturar duas colheres de chá de água. 

Para que serve a clara de ovo em pó?

A clara de ovo em pó é utilizada na culinária para a preparação de merengues, confecção de bolos, massas e doces.

Além dessas funções, a clara de ovo em pó  atua como suplemento proteico. Pessoas que trabalham com musculação normalmente aderem a este tipo de alimento para melhorar a sua dieta. O consumo da clara de ovo em pó pode ser feito em shakes e em cápsulas.

Quais as diferenças entre proteína whey e clara de ovo em pó?

Antes de começar a consumir este tipo de proteína, é preciso ficar atento a qualquer tipo de alergia que você possa ter. Algumas pessoas têm alergia à ovoalbumina — não podem consumir a clara de ovo em pó — , enquanto outras têm a lactose do leite, e por isso não podem tomar whey protein

Tanto a proteína whey quanto a clara de ovo em pó tem todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo, incluindo aqueles que o corpo não produz naturalmente. Os aminoácidos são necessários para construção dos blocos de músculo e tecido do corpo humano. 

Quando comparadas, a clara de ovo em pó possui cerca de 24 gramas de proteínas e.nquanto a proteína whey tem aproximadamente 20 a 30 gramas. As duas proteínas contêm 120 a 130 calorias. Porém, a clara de ovo em pó pode ter três vezes mais colesterol que o whey. Existem opções de proteína em pó que não têm colesterol, dependendo da marca, é necessário checar na embalagem.

Benefícios da proteína de clara de ovo em pó

Ajuda na perda de peso

A proteína da clara de ovo em pó ajuda na perda de peso aumentando a massa muscular e acelerando a reparação no pós-treino ou após uma lesão. É uma maneira de se saciar depois de uma refeição. 

Repara e cria músculos 

A proteína é usada pelo corpo para o reparo e a formação de músculos. O que faz com que o consumo da clara de ovo em pó seja uma opção para pessoas que estão trabalhando na formação de músculos e na perda de peso na academia. 

Rica em minerais e vitaminas

A proteína de clara de ovo em pó contém altos níveis de minerais e vitaminas. Sendo elas:

  • 1.3 microgramas de folato;
  • 2.3 miligramas de cálcio;
  • 6.6 microgramas de selênio;
  • 4.9 miligramas de fósforo;
  • 53.8 miligramas de potássio;
  • 3.6 gramas de magnésio.

Como substituir a clara de ovo em pó?

Como mencionado anteriormente, a proteína whey pode ser um substituto para a clara de ovo em pó. No entanto, as duas opções são derivadas de exploração animal, e não são abrangentes ao público vegano e vegetariano. Mas existem opções de  whey vegano que podem ser utilizadas como substituto. 

Este tipo de whey não é nada mais do que proteína vegetal em pó, que pode ser feita com batata, soja, tofu e alguns grãos. Mas é preciso tomar cuidado, pois whey vegano feito a partir de glúten e soja pode causar ser alergia em algumas pessoas.

Uma outra opção que surgiu no mundo da ciência é um substituto da clara de ovo em pó, chamado de proteína feita de fungo, ou micoproteína. Esse substituto é feito a partir de um fungo, onde seu filamento é geneticamente alterado, para que ele possa secretar ovalbumina.

Com esse procedimento científico, é possível produzir a proteína da clara do ovo em pó sem precisar obrigar os animais a passarem por um processo estressante para a sua produção.