Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Centro de Estudos da Metrópole atualizou dados sobre os seis grandes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por Jornal da USP O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), disponibilizou em sua base de dados o acervo cartográfico atualizado dos seis grandes biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. O trabalho foi desenvolvido pela Equipe de Transferência e Difusão da instituição.

Entre os dados cartografados disponíveis estão a densidade demográfica (habitantes por quilômetro quadrado), a população urbana e rural e a soma do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do bioma. Um dos cuidados tomados pelos pesquisadores foi estabelecer uma metodologia para classificar os municípios que tivessem território em mais de um bioma. Nestes casos, prevaleceu o maior porcentual do território municipal.

Um outro acervo disponibiliza dados sobre dois biomas dentro de uma concepção proposta por José Donizete Cazzolato, geógrafo e pesquisador da equipe de Transferência e Difusão do CEM. Nela, Cazzolato subdivide dois grandes biomas – Amazônia e Caatinga – em Amazônia Legal Oriental, Amazônia Legal Ocidental e o Semiárido, que incorpora o chamado Polígono da Seca. Para a divisão, Cazzolato considerou as especificidades climáticas dessas porções territoriais e a legislação já existente sobre elas.

Para consultar a base de dados, clique em Download de Dados – Meio Ambiente e selecione Grandes Biomas do Brasil ou Grandes Biomas do Semiárido e Amazônia Legal do Brasil.

Os arquivos da base estão em shapefile, formato utilizado por diversos aplicativos de geoprocessamento e que possui quatro arquivos: .shp  (o arquivo shapefile propriamente dito), outro .shx (índice com as características das geometrias), .prj (sistema de coordenadas e informações de projeção) e o .dbf (que possui os diferentes atributos). Depois de baixar os arquivos, os mapas podem ser visualizados com softwares específicos, como o QGIS que tem código livre e que permite também edição e análise de dados georreferenciados.

Sobre o CEM

Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o CEM é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em ciências sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. O CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

.

Com informações do Centro de Estudos da Metrópole

Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.