Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Descubra os possíveis danos que o protetor labial pode causar à saúde e conheça alternativas saudáveis

Protetor labial é um dos produtos mais utilizados com a chegada do outono e do inverno. Com o tempo seco, característico dessas estações, a sensível região da boca pode ser afetada.

Sem falar nos efeitos da poluição, do sol, da baixa umidade do ar e do vento, que contribuem para ressecar ainda mais os lábios. O protetor labial hidrata e previne rachaduras, mas o problema é que algumas versões comercializadas contêm ingredientes nocivos à saúde.

O protetor labial disponível em mercados e farmácia pode levar em sua composição a geleia de petróleo, conhecida comercialmente como vaselina.

A principal característica desse composto derivado do petróleo é a capacidade de hidratar e impedir a perda de umidade da superfície aplicada.

Conhecido como petróleo branco, esse ingrediente comum em protetores labiais é utilizado também em lubrificantes, produtos para cabelo e embalagens de alimentos.

Protetor labial é seguro?

A Food and Drug Adminstration (FDA) dos Estados Unidos classifica a geleia de petróleo como um produto seguro e que pode ser comercializado sem a necessidade de uma prescrição médica.

Por outro lado, estudos mostram que a vaselina pode ser contaminada com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) durante sua produção.

De acordo com a Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA (EPA), os PAHs são extremamente tóxicos, tendo mostrado durante testes o desenvolvimento de tumores e problemas no sistema reprodutivo de animais expostos a esses compostos.

Ainda há um grande caminho a ser percorrido para se chegar a um consenso sobre a segurança do uso desse tipo de produto. Mas por que se expor a esse risco, com tantas outras opções disponíveis? Além disso, é meio estranho usar petróleo como protetor labial, não é?

O protetor labial mais nocivo para a saúde é aquele com componentes derivados do petróleo. Produtos que levam abacate, amêndoas, azeite, amendoim, óleo de gérmen de trigo e óleo de gergelim, entre outros, são naturais e protegem os lábios. Por isso, fique atento à composição do protetor labial que decidir levar para casa.

Usar “manteiga de cacau” como protetor labial também pode oferecer riscos

A manteiga de cacau é um produto natural e não oferece riscos à saúde, exceto se você apresentar reações alérgicas ao uso. No entanto, protetores labiais divulgados como manteiga de cacau muitas vezes são compostos por substâncias danosas, como BHA e BHT.

Para piorar, há protetores labiais no mercado que nem sequer contêm manteiga de cacau, embora a embalagem diga o contrário.

O BHA e o BHT mimetizam estrogênios naturais do corpo, sendo considerados disruptores endócrinos, como indica estudo sobre o assunto.

Outros estudos comprovam que o BHA tem efeitos carcinogênicos – ou seja, pode estimular o surgimento de carcinomas ou câncer no organismo. Por isso, é recomendado evitar ao máximo o uso de protetor labial que contenha essas substâncias.

Alternativas naturais

Se você procura uma opção segura, compre manteiga de cacau 100% e faça o seu próprio protetor labial caseiro. A receita é simples de fazer, os ingredientes são acessíveis e a sua saúde agradece.

A manteiga de karité é outra alternativa natural que proporciona hidratação semelhante à da manteiga de cacau para os lábios.

Vale lembrar que nossas dicas têm caráter informativo, não substituem em hipótese alguma a orientação de profissional da área médica e não devem ser usadas para automedicação.

Caso a saúde dos seus lábios esteja muito prejudicada, procure ajuda especializada e utilize medicação prescrita pelo profissional.

Protetor labial com óleo de coco (vegan)

O óleo de coco é um santo remédio com diversas finalidades, inclusive hidratação dos lábios. Para esta receita, pique ou rala uma colher de chá de cera de carnaúba junto com uma colher de óleo de coco e duas colheres de sopa de óleo de girassol.

Aqueça em banho-maria na panela maior até que a cera derreta e misture com os óleos. Uma vez que esteja tudo derretido, retire a mistura do seu protetor labial de óleo de coco do calor e adicione algumas gotas de essência de limão.

O cheiro vai se dissipar um pouco, mas sinta-se livre para adicionar mais algumas gotas do que as listadas na receita.

Se você achar que a mistura está começando a firmar, coloque-a de volta sobre o calor para derreter novamente. Deixe esfriar durante a noite (ou por cerca de 10 horas), antes de fechá-los.

Protetor labial com cera de abelha e extrato de semente de toranja

Misture 60 ml de azeite com 14 g de cera de abelha ralada e aqueça a mistura no fogão até que a cera se derreta. Retire a mistura do calor e adicione 12 gotas de extrato de semente de grapefruit (toranja). Finalmente, com um batedor de mão, misture tudo até que a “gororoba” fique cremosa e pronto!

A receita rende 60 ml de protetor labial, que pode durar cerca de um ano. É importante destacar que esse protetor labial não é indicado para o uso durante o verão. Para se proteger dos raios UV, utilize protetores específicos, que contenham proteção efetiva contra o sol.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais