Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Receita de protetor labial caseiro é simples, econômica e feita com ingredientes naturais e sustentáveis

O protetor labial caseiro com óleo de coco é uma alternativa natural aos protetores convencionais, que podem conter substâncias prejudiciais à saúde. Com o tempo seco e a chegada do outono e do inverno, a sensível região da boca pode ser afetada. Se não tomamos cuidado, os lábios começam a rachar e a descascar. Mas dá para mantê-los hidratados gastando pouco e protegendo sua saúde.

É muito fácil fazer protetor labial caseiro à base de óleo de coco. A receita pode ser muito benéfica para o corpo, para o bolso e também para o meio ambiente, pois o preço de um protetor labial é alto e as embalagens não costumam ser biodegradáveis. Além disso, o protetor labial convencional, assim como batons e brilhos labiais, possui muitos componentes tóxicos e apresenta riscos à sua saúde.

Perigos do protetor labial industraizado

protetor labial disponível em mercados e farmácia pode levar em sua composição a geleia de petróleo, conhecida comercialmente como vaselina.

A principal característica desse composto derivado do petróleo é a capacidade de hidratar e impedir a perda de umidade da superfície aplicada.

Conhecido como petróleo branco, esse ingrediente comum em protetores labiais é utilizado também em lubrificantes, produtos para cabelo e embalagens de alimentos.

Food and Drug Adminstration (FDA) dos Estados Unidos classifica a geleia de petróleo como um produto seguro e que pode ser comercializado sem a necessidade de uma prescrição médica.

Por outro lado, estudos mostram que a vaselina pode ser contaminada com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) durante sua produção.

De acordo com a Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos EUA (EPA), os PAHs são extremamente tóxicos, tendo mostrado durante testes o desenvolvimento de tumores e problemas no sistema reprodutivo de animais expostos a esses compostos.

Ainda há um grande caminho a ser percorrido para se chegar a um consenso sobre a segurança do uso desse tipo de produto. Mas por que se expor a esse risco, com tantas outras opções disponíveis? Além disso, é meio estranho usar petróleo como protetor labial, não é?

protetor labial mais nocivo para a saúde é aquele com componentes derivados do petróleo. Produtos quà base de ingredientes naturais são inofensivos e protegem os lábios da mesma maneira. Por isso, fique atento à composição do protetor labial que decidir levar para casa.

Aprenda a fazer protetor labial caseiro com óleo de coco

Selecionamos uma receita caseira e natural fácil de fazer e que pode ser personalizada de acordo com o seu gosto. O princípio básico da confecção é simples: você vai precisar de uma gordura (manteiga de base vegetal ou óleo) e uma cera (cera de abelha ou cera de carnaúba). Agentes aromatizantes e óleos essenciais são opcionais. Veja como fazer um protetor labial sabor limão à base de óleo de coco:

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • 1 colher de sopa de óleo de coco
    • 2 colheres de sopa de óleo de girassol
    • 1 colher de sopa de cera de abelha ou uma colher de chá de cera de carnaúba
    • 10 gotas de essência de limão
    • Um pote pequeno e uma panela média para derreter e mistura (em banho-maria)
    • Um batedor ou colher para mexer tudo
    • Vasos ou tubos para colocar depois de pronto
  2. Modo de Preparo
    Modo de Preparo

    Pique ou rale a cera e coloque na panela menor juntamente com os óleos. Aqueça em banho-maria na panela maior até que a cera derreta e misture com os óleos. Uma vez que esteja tudo derretido, retire a mistura do seu protetor labial de óleo de coco do calor e adicione as gotas da essência de limão. O cheiro irá se dissipar um pouco, por isso, sinta-se livre para adicionar mais algumas gotas do que as listadas na receita. Se você achar que a mistura está começando a firmar, coloque-a de volta sobre o calor para derreter novamente. Deixe esfriar durante a noite (ou por cerca de 10 horas), antes de fechá-los. Pronto! Agora é só utilizar esse protetor labial com óleo de coco diariamente e dizer adeus aos lábios ressecados.

Se você não é muito fã do óleo de coco, veja como fazer um protetor labial caseiro com manteiga de cacau.