Quer saber como limpar o ar da sua casa de poeira e poluentes? Confira o passo a passo para fazer um purificador de ar caseiro
O purificador de ar caseiro é uma alternativa barata e prática de limpar o ar de ambientes fechados sem gastar muito dinheiro. Purificadores de ar ajudam no tratamento de poluentes, alérgenos e bactérias invisíveis a olho nu, que podem causar problemas à saúde respiratória.
O purificador funciona como um renovador de ar, retirando o pó, bolor, pólen, odores fortes e pelos animais que acumulam em locais fechados. Porém, por ser um aparelho caro, nem todo mundo consegue ter um em casa. Isso pode ser resolvido com o purificador de ar caseiro, criado por pesquisadores que buscaram entender sua eficácia.
Como fazer um purificador de ar caseiro?
De acordo com o estudioso que criou esse passo a passo, Richard Corsi, o purificador de ar caseiro é uma caixa de ventilador com filtros de alta eficácia, ligados por fitas isolantes. Ele suga o ar da parte interior de um ambiente, separa-o das micro partículas que flutuam nele e devolve um vento limpo e livre de alérgenos e poluentes.
Para poder fazer o purificador de ar caseiro você precisa de:
- Um ventilador, de preferência quadrado;
- Quatros filtros de ar MERV-13, também quadrados;
- Fita isolante;
- Papelão;
Depois de obter as peças necessárias, você vai:
- Pegar o ventilador, opte por um ventilador quadrado de mesa, porém se não tiver como, pode usar seu ventilador normal (a eficácia do purificador diminui);
- Usando os quatro filtros MERV-13, você vai montar uma “caixa” ao redor do ventilador — sendo que um dos filtros precisa estar bem na frente da saída do vento;
- Use a fita isolante para manter os filtros no local e evitar a saída de ar em buracos mal tampados;
- Na parte inferior da caixa de filtros coloque um papelão, para que não fique nenhuma abertura;
- Seu purificador caseiro está pronto!
Se seu ventilador não for quadrado, ou você não conseguir comprar mais de um filtro MERV-13, use a fita isolante para prender um único filtro na saída de vento do eletrodoméstico — na frente das pás. Essa alternativa é menos eficaz mas ainda pode ajudar de alguma forma.
Qual a eficácia do purificador de ar caseiro?
Um estudo de 2022, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, analisou a eficácia do purificador de ar caseiro criado por Corsi. Depois de instalar 17 purificadores caseiros, a quantidade de compostos orgânicos semi-voláteis diminuiu de 30 a 60 por cento. Os compostos são micropartículas que impactam a saúde respiratória humana.
De acordo com a pesquisa de Richard Corsi, a caixa purificadora produz de sete a oito trocas de ar em uma hora em um cômodo de 700 m². Quando comparada com um purificador normal, o purificador de ar caseiro apresenta números semelhantes de limpeza. Desta forma, a versão “faça você mesmo” pode ter melhor custo benefício para sua casa.