Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entender como os cogumelos se formam é importante para quem deseja cultivá-los

O cogumelo é um organismo multicelular do reino Fungi, cujas células estão organizadas em hifas regularmente septadas. O conjunto de hifas é chamado de micélio e é geralmente subterrâneo. Quando pensamos em espécies de cogumelos comestíveis, como o champignon (Agaricus bisporus), o matsutake e o eryngui, a imagem que nos vem à mente é a do corpo de frutificação (ou basidiocarpo), estrutura de reprodução característica dos fungos do filo Basidiomycota, que surge do micélio, sendo este a maior parte do fungo em si.

Cogumelo-do-mel
Cogumelo-do-mel: o maior organismo da Terra

Ciclo de vida dos cogumelos

A formação de um cogumelo pode levar apenas um dia, como também pode levar vários anos, isso depende bastante do ambiente no qual  ele irá se desenvolver, assim como do seu tamanho. 

Um ambiente propício para o desenvolvimento e a reprodução de cogumelos deve ser úmido, além de possuir matéria orgânica que ajude este grupo de fungos a se decompor e, dessa maneira, se alimentar. Em ambientes assim, os cogumelos produzem esporos (também chamados basidiósporos) nos basídios localizados no himênio, parte inferior do chapéu do corpo frutífero (o píleo). 

Os basidiomicetos são haploides (células com apenas um conjunto cromossômico) na maior parte do seu ciclo de vida, mas os basidiocarpos, a partir da cariogamia (reprodução sexuada), se tornam dicarióticos, ou seja, passam a possuir células com dois núcleos haploides. A partir de divisões meióticas, são produzidos os esporos que retornam à condição haploide.

Cada cogumelo é capaz de produzir centenas de milhares de esporos, femininos e masculinos, apenas masculinos ou apenas femininos, que são maturados externamente aos basídios e são capazes de viajar para além dos limites do fungo que os originou.

Eventualmente, após sua dispersão, os esporos caem no solo ou em algum outro substrato com matéria orgânica, inclusive outros seres vivos, o que oferece condições favoráveis à germinação. Após germinarem, os esporos se desenvolvem em hifas, que se agrupam para formar o micélio vegetativo, sem função reprodutiva, sobre o qual eventualmente se desenvolvem em novos corpos de frutificação.

A reprodução assexuada dos cogumelos também é possível. Neste caso, ela ocorre pela fragmentação de das hifas micelares ou pela mitose dessas hifas, produzindo esporos assexuais.

Canal Jose Antonio.

Como os cogumelos se alimentam?

Para se formarem, os cogumelos precisam obter nutrientes. Para isso, seu metabolismo é capaz de decompor matéria orgânica existente na natureza, o que os torna organismos heterotróficos, sendo esta uma das principais características destes fungos.

Os cogumelos podem ser saprófitos ou parasitas. No caso dos saprófitos, a obtenção de nutrientes se dá a partir de matéria vegetal ou animal morta ou em decomposição. Já os cogumelos parasitas obtêm seus nutrientes de um hospedeiro, em uma interação antagonista. Para entender melhor, leia a matéria “O que são interações antagonistas?”.

Agora que você entendeu como os cogumelos se formam, você já tem o conhecimento básico para poder cultivá-los. E você pode fazer isso na sua casa ou até mesmo em um apartamento. Aprenda como na matéria “Como cultivar cogumelos: é possível fazer em casa?”.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais