Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais como organizar a casa e mantenha seu ambiente arrumado

Saber como organizar a casa pode ser essencial para manter uma área limpa e arrumada. Muitas vezes, uma casa bagunçada pode nos deixar irritados ou sobrecarregados — sem saber por onde começar a limpar ou agir. 

Por isso, é importante lembrar de algumas regras básicas que podem ser essenciais para a organização da casa. Entre elas estão a redução, a engenhosidade e resiliência. 

Com a redução, o objetivo é, evidentemente, reduzir a quantidade de coisas na sua casa. Um número grande de objetos pode ser um empecilho para a organização, principalmente de espaços pequenos. Portanto, constantemente limpar e se livrar do que não é mais necessário pode ser importante.

A engenhosidade envolve ser criativo para usar o que já se tem, principalmente quando se tem pouco. Seja engenhoso e encontre novos jeitos de utilizar o espaço que se tem, incorporando alguns móveis como lugares de armazenamento, entre outros.

A resiliência pode ser aplicada em dois casos — quando jogamos coisas desnecessárias fora, ou quando temos que nos controlar para não comprar mais. De ambos os lados, é um passo importante que pode ser praticado. 

Manter a casa organizada pode ser difícil e depende muito das outras pessoas que dividem um espaço com você, porém, seguindo essas e outras regras, podemos incorporar a organização no dia a dia. Isso, além de acabar com o acúmulo de sujeira ou bagunça, também é a criação de um hábito saudável que pode facilitar o seu dia. 

Estipule uma data

Se pensar em limpar te causa um senso de estresse ou sobrecarregamento, estipular uma data de limpeza pode ser a solução. Não é necessário fazer tudo em um dia, por exemplo. Mas comece por passos pequenos, limpando o que pode e delimitando uma data limite — por exemplo: “Meu quarto vai ser limpo até semana que vem”. E eventualmente, conforme as tarefas vão sendo concluídas, você pode ir mudando de cômodo. 

Regra de ouro

A regra de ouro de como organizar a casa é relacionada ao espaço de armazenamento. Ela dita que ele deve ser equivalente ao que você precisa guardar. Parece ser óbvio, porém, é comum que mantenhamos mais coisas do que nosso espaço nos permite. Dessa forma, é necessário se livrar de objetos desnecessários, como visto pela regra da resiliência. Seja firme quando descartar das coisas, mas também pense em uma forma consciente, doando ou reciclando o que é possível. 

Para criar um espaço fácil de seguir, comece reduzindo o que é encontrado pelo chão, depois mude para as superfícies, gavetas e então armários — isso vale em todos os cômodos da casa. 

Mantenha a casa limpa

Quando terminar a organização maior, cultive pequenos hábitos que podem ajudar a manter a casa limpa e livre de bagunça. Por exemplo, peça ajuda da família ou de quem divide a casa com você, para arrumar a cozinha logo após as refeições — resgatando alguns minutos para manter um local organizado antes de relaxar na frente da televisão. 

Se você tem tempo, não deixe as coisas para depois. Se viu que algo está fora de lugar ou que pode ser arrumado, faça o quanto antes e evite que a bagunça aumente de proporção. 

Crie uma rotina que envolve pelo menos um item de arrumação por dia. Arrumar a cama, por exemplo, pode levar menos de um minuto e ajuda na aparência do quarto imediatamente. 

Ter um ambiente organizado pode ser um empecilho para a criação de novas bagunças. Leve em consideração o tempo e energia que você já passou organizando sua casa anteriormente, e, talvez evite cometer os mesmos erros.

Eventualmente, você vai aprender como organizar a casa e perceber que esses pequenos hábitos e regras podem facilitar o dia a dia e o convívio no seu ambiente e precisará apenas mantê-lo limpo, o que pode ser bem mais fácil.