Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda receita de shampoo sólido natural caseiro e descubra 10 razões para usá-lo

Você já ouviu falar em shampoo sólido? Se você é daquelas pessoas que estão sempre procurando alternativas naturais e eco-friendly para realizar tarefas simples do cotidiano, provavelmente já sabe o que é. Mas, se o shampoo sólido for uma novidade para você, chegou a hora de conhecer as vantagens desse produto.

O shampoo sólido é, basicamente, um sabonete natural em barra, com o mesmo modo de usar, só que no cabelo. A nomenclatura serve para diferenciar o sabonete corporal ou facial daquele voltado para a lavagem do cabelo. A primeira coisa que você precisa saber sobre esse tipo de shampoo é que ele tem muito menos impacto ambiental do que o shampoo comum.

Shampoo comum prejudica o planeta: entenda por quê

Dados do Censo e da Simmons National Consumer Survey, nos Estados Unidos, afirmam que 305.64 milhões de americanos fizeram uso de shampoo em 2019. Com base nesse número, imagine a quantidade de embalagens de shampoo descartadas no ano! Por fim, inclua no seu cálculo mental os pequenos frascos de shampoo produzidos para hotéis em todo o mundo: a quantidade de embalagens que vai parar em aterros sanitários e lixões é enorme!

Um relatório da Euromonitor International de 2016 também traz números impressionantes. O foco do relatório é a produção de garrafas de água, mas os dados nos ajudam a ter uma ideia do impacto do lixo descartável no meio ambiente.

  • Um milhão de garrafas de plástico são compradas no mundo por minuto. Isso equivale a cerca de vinte mil garrafas plásticas sendo compradas a cada segundo.
  • Mais de 480 bilhões de garrafas plásticas foram vendidas em um ano no mundo todo, diante de cerca 300 bilhões há uma década.
  • Menos da metade das garrafas compradas em um ano foram recolhidas para reciclagem e apenas 7% das recolhidas foram transformadas em novas garrafas. Isso significa que aproximadamente 93% das 480 bilhões de garrafas plásticas de água vendidas foram parar em aterros ou no oceano.
  • A cada dia que passa, a quantidade de plástico nos mares aumenta drasticamente. Até o ano de 2050, estima-se que os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Entre as inúmeras opções de shampoo no mercado, o shampoo sólido é o mais difícil de ser encontrado. No entanto, a crescente preocupação com o aumento dos resíduos plásticos na natureza tem ajudado a transformar esse cenário. Hoje, já é possível encontrar versões de shampoo sólido acessíveis, veganas e 100% naturais em muitos lugares.

10 razões para usar shampoo sólido

1. Livre de embalagem

Como já vimos anteriormente, o impacto das embalagens de plástico na natureza é um dos grandes desafios do nosso tempo. Por isso, a razão número um para você escolher o shampoo sólido é que eles não precisam de embalagem! Alguns são comercializados em embalagens de papel reciclado, o que certamente causa menos impacto do que o plástico.

2. Dura mais que o shampoo líquido

Todos nós já passamos pela tortura de tentar espremer um pouco de shampoo de um frasco quase vazio – ou adicionar água para fazer render o restinho que sobrou. Parece que, sempre que você compra um shampoo novo, ele desaparece antes que você perceba. O shampoo sólido é uma solução para esse problema, porque dura muito mais tempo e produz muita espuma com pouquíssimas passadas no cabelo.

3. Não contém detergentes nem químicas prejudiciais aos fios

Os shampoos sólidos costumam ser livres daqueles detergentes sintéticos e outros produtos químicos normalmente encontrados na grande maioria dos shampoos tradicionais, como o álcool (cetyl alcohol). Em vez de substâncias danosas aos fios, as versões em barra usam produtos naturais, como óleo de coco e argila branca para limpar e hidratar suavemente o cabelo. Por isso, o shampoo sólido é indicado para qualquer tipo de cabelo, inclusive os cabelos cacheados, e a adaptação é super-rápida!

4. Ideal para viajar

O shampoo sólido facilita – e muito! – a passagem pela segurança do aeroporto, por exemplo. Os aeroportos têm regulamentações rígidas sobre os líquidos e as quantidades que você pode levar na bagagem. Sem falar que o shampoo tradicional pode vazar durante o trajeto, fazendo uma bagunça difícil de limpar dentro da mala. Além disso, ele é compacto e economiza bastante espaço na bagagem.

5. Aproveitado até o último pedacinho

Pode ser muito frustrante ver um monte de shampoo líquido grudado no interior do frasco. Você tenta espremê-lo, mas ele simplesmente não sai! Na lavagem com o shampoo sólido, não há nada para grudar em lugar nenhum – você aproveita todo o produto, até o último pedaço.

6. Feito com óleos naturais e muito cheirosos

Em vez de misturas de perfumes sintéticos, as opções de shampoo sólido costumam usar óleos essenciais deliciosos em sua composição. Totalmente naturais, esses óleos são excelentes para a saúde do cabelo e do couro cabeludo, nutrindo os fios, além de deixarem seus fios cheirosos, refrescantes e macios!

7. Pode ser usado como sabonete também

Como dura muito e também é um tipo de sabonete, o shampoo sólido pode ser usado com diversos fins. Experimente utilizá-lo para lavar as mãos, o rosto e o corpo – ele é versátil e deixa a pele suave, limpinha e cheirosa.

8. O shampoo sólido faz muita espuma

Às vezes, você precisa de uma quantidade enorme de shampoo líquido para formar espuma. Isso não acontece com o shampoo sólido. Essa opção de shampoo forma muita espuma com pouca quantidade de produto, tornando a lavagem dos cabelos mais simples.

Imagem de Matthew Tkocz no Unsplash

9. Deixa o cabelo completamente limpo

O shampoo sólido elimina com eficácia resíduos de sujeira, óleo e restos de química que possam permanecer no seu cabelo após o uso de produtos industriais. Ou seja, cada vez que é usado, ele ajuda nessa eliminação. E o melhor: sem retirar a oleosidade natural do cabelo, que é importante para manter a boa saúde dos fios.

10. Deixa o cabelo muito mais macio

Além de deixar o cabelo completamente limpo, o shampoo sólido também deixa o cabelo muito mais macio. Tanta maciez pode acabar eliminando a necessidade do condicionador após a lavagem, o que ajuda a preservar ainda mais o planeta – e o seu bolso também. É a união perfeita entre beleza natural e economia!

Como fazer shampoo sólido artesanal em casa

Aprenda a fazer seu próprio shampoo sólido vegano e artesanal!

  1. Você precisará de:
    Ingredientes

    • ⅔ xícara de azeite de oliva
    • ⅔ xícara de óleo de coco
    • ¾ xícara de água destilada fria
    • ⅔ xícara de óleo vegetal
    • ¼ xícara de hidróxido de sódio
    • 2 colheres de sopa de óleo essencial de lavanda
  2. Passo a passo:
    Modo de Preparo

      1. Misture o azeite, o óleo de coco e o óleo essencial em um recipiente, preferencialmente de aço. Se algum óleo usado estiver sólido derreta-o de antemão
      2. Em um recipiente que suporta altas temperaturas, adicione a água e misture o hidróxido de sódio enquanto o adiciona. O hidróxido de sódio misturado com água causa uma reação exotérmica e sua temperatura chega a cerca de 96ºC, então é preciso ter cuidado. Também é importante que o hidróxido de sódio seja despejado na água e não ao contrário. Deixe esfriar até a temperatura baixar até 50ºC.
      3.  Quando a mistura dos óleos chegar a cerca de 23ºC e o hidróxido de sódio com água chegar a 50ºC, despeje a mistura de hidróxido de sódio no óleo, misturando com ajuda de uma colher por pelo menos cinco minutos. Depois dos cinco minutos, passe tudo para um liquidificador e bata até a mistura ficar com a consistência de um mousse, com cuidado para não abrir o liquidificador e deixar ar entrar.
      4. Quando a mistura chegar na consistência desejada, adicione o óleo vegetal e misture mais um pouco, sem mudar a espessura do creme. Antes de começar a receita, junte todos os ingredientes e deixe as medidas separadas os passos são rápidos e é preciso ficar preparado. Forre sua bancada ou mesa com jornal, coloque óculos de proteção e luvas.
      5. Coloque a mistura em moldes e cubra-os com plástico filme por 24 horas. Depois disso, tire um pedaço da barra e coloque-a em cima de um pedaço de papel manteiga e mantenha-a em um lugar seco por volta de uma semana. O shampoo sólido poderá ser usado depois de quatro semanas.