Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Criar seus próprios brinquedos, com materiais recicláveis, desenvolve a criatividade das crianças, ensina sobre sustentabilidade e ajuda o meio ambiente

Que tal conhecer 5 brinquedos reciclados fáceis de fazer? Brinquedos feitos a partir de materiais reciclados são uma forma de despertar a consciência ecológica – tão importante – nas crianças. Além disso, construir seus próprios brinquedos, com materiais recicláveis, desenvolve a criatividade, a coordenação motora, além de despertar novos interesses nos pequenos.

Quando realizada em sala de aula, nas séries iniciais, essa atividade ainda beneficia a interação em grupo, contribuindo para o desenvolvimento social das crianças. E ensina também duas importantes qualidades: dividir e compartilhar.

Estimular a construção (e as brincadeiras) com brinquedos reciclados, que são feitos a partir de materiais que seriam descartados, é também uma prática da educação ambiental. As crianças aprendem, na escola, conceitos sobre ecologia e meio ambiente, mas também sobre economia, comportamento humano e cultural, relacionados ao consumo. Aliar educação à sustentabilidade é uma forma de modificar a cultura, em prol do consumo consciente e da importância da reciclagem.

Quando esses ensinamentos podem ser passados em forma de brincadeira, melhor ainda! Aqui vão dicas de 5 brinquedos reciclados fáceis de fazer, que vão garantir diversão e muito aprendizado!

Brinquedos de plástico
Entenda os impactos dos brinquedos de plástico

Quais brinquedos posso fazer com material reciclável?

1. Caminhãozinho de garrafa plástica

Você vai precisar de: 

  • Garrafa plástica com alça, tipo galão, como aquelas usadas por amaciantes de roupa
  • Tampas de garrafas plásticas
  • Cola
  • Canetinhas coloridas para decorar (ou caneta permanente)
Imagem de Freepik

Como fazer: Use as garrafas deitadas na horizontal, com a alça para cima, para fazer a carroceria do caminhão. O espaço que vai até a alça pode funcionar como uma janela, mas você também pode cortar janelinhas com a ajuda de um estilete. Para criar as rodas do caminhão, é só fixar as tampas plásticas na base da garrafa, com cola.

Para personalizar, é só decorar com fitas adesivas ou canetinhas coloridas. Você pode transformar o brinquedo em um caminhão de bombeiros, uma ambulância, uma van do correio… São infinitas possibilidades!

2. Cofrinho de garrafa PET

Você vai precisar de: 

  • Garrafa PET
  • Pedaços de papel coloridos
  • Tampas de pasta de dente
  • Tesoura e cola quente
  • Canetinhas coloridas para decorar (ou caneta permanente)

Como fazer: A primeira etapa é “encolher” a garrafa PET. Para isso, corte a base e a parte superior da garrafa, unindo essas duas partes com cola ou fita adesiva. Com sua nova garrafinha deitada na horizontal, você precisa fazer um corte na parte superior, por onde você vai guardar as moedas. Use quatro tampinhas de pasta de dente para fazer os pés do cofrinho. Use papel colorido ou EVA para decorar a garrafa, finalizando com canetas coloridas. 

Você pode utilizar temas de animais, e fazer olhos, orelhas e focinho de um porquinho, por exemplo, também utilizando papel, cola e tesoura.

Brinquedos ecológicos
Brinquedos ecológicos para presentear as crianças

3. Vasinho cabeludo de garrafa PET

Você vai precisar de: 

  • Garrafa PET
  • Tampas de garrafa plásticas
  • Tesoura e cola 
  • Canetinhas coloridas para decorar (ou caneta permanente)

Além de: terra adubada, brita e sementes

Como fazer: Corte a base da garrafa, numa altura de cerca de 10 cm. A garrafa deve estar limpa. Para criar o rosto do vasinho, com a garrafa na vertical, escolha uma tampa plástica e cole na lateral da garrafa, esse será o nariz. Para os olhos, você pode usar tampinhas menores ou ainda, desenhar com a caneta permanente. 

Faça quatro furos pequenos no fundo da garrafa, para drenar o excesso de água, quando for regar os futuros “cabelinhos”. Depois, despeje a brita no fundo do vaso e então uma camada de terra. Em seguida coloque as sementes escolhidas e cubra com mais uma camada de terra. Mantenha a terra úmida e acompanhe diariamente o crescimento das plantas escolhidas. Quando estiverem aparentes, elas irão formar o “cabelinho” do seu simpático vaso.

4. Pebolim com caixa de sapato

Você vai precisar de: 

  • Caixa de sapato de papelão
  • 10 pregadores de roupa
  • 6 canudos 
  • Tesoura e cola
  • Pedaços de papel de colorido
  • Canetinhas coloridas para decorar (ou caneta permanente)

Como fazer: Nas duas extremidades da caixa de sapato, corte retângulos para fazer os gols. Na sequência, faça seis furos, de um lado para o outro da caixa de sapato. Os furos devem ter a mesma distância, para que fiquem igualmente distribuídos dos dois lados. 

Você irá usar três canudos para cada time, então decore com cores diferentes. Você pode encapá-los com papel colorido ou desenhar com canetinhas. Depois de decorá-los, passe os canudos pelos furos, alternando as cores.

Assim como os canudos, você também irá utilizar metade dos pregadores para cada time. Decore nas cores dos canudos. 

Distribua igualmente os pregadores, prendendo-os nos canudos. No canudo que está mais próximo ao gol, coloque apenas um pregador, que será o goleiro. Distribua dois pregadores em cada um dos dois canudos restantes. Faça isso para os dois times. Solte a bolinha dentro da caixa e divirta-se!

sustentabilidade-educacao-infantil-pxf
Sustentabilidade na educação infantil: oito dicas legais

5. Jogo de dama com tampinhas plásticas e papelão

Você vai precisar de: 

  • Papelão
  • 24 tampas de garrafa 
  • Tesoura e régua
  • Tinta guache

Como fazer: Para o tabuleiro, recorte um pedaço de papelão quadrado, medindo 32cm de cada lado. Na sequência, meça com a régua e risque linhas horizontais, com 4cm de distância umas das outras, em todo o comprimento. Faça a mesma coisa na vertical. Assim, você irá formar as casas do tabuleiro, que são os quadradinhos da superfície. 

Pinte os quadradinhos, alternando com duas cores diferentes. Divida as tampinhas e pinte também cada metade de duas cores diferentes.

Espere secar e distribua as peças no tabuleiro. E é só começar a diversão!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais