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Caminhada rápida é um exercício físico que traz mais benefícios que uma caminhada normal

A caminhada rápida é uma atividade aeróbica de intensidade moderada. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma atividade aeróbica de intensidade moderada é qualquer movimento que faça a pessoa suar e eleve os seus batimentos cardíacos. 

Se você quer descobrir se sua caminhada é rápida, tente cantar em vez de falar. Caso você não consiga cantar, pela falta de ar, mas sim falar, então você está praticando uma caminhada rápida. 

De acordo com especialistas, quanto mais rápida for a caminhada, mais benefícios ela terá no corpo humano. Por isso recomenda-se a prática da caminhada rápida para quem está começando a atividade física. Antes de se preparar para seus treinos, confira alguns benefícios da caminhada rápida:

Benefícios da caminhada rápida 

Reduz a idade biológica: um estudo mostrou que a prática da caminhada rápida pode ajudar a reduzir a idade biológica. Ou seja, ela pode ajudar a aumentar o tempo de vida das células do corpo humano. Segundo os pesquisadores, andar rápido enquanto caminha pode ajudar a rejuvenescer pelo menos 16 anos. 

Ajuda na luta contra doenças: uma série de estudos aponta que a caminhada rápida é eficaz no tratamento e na prevenção de algumas doenças. O tratamento de condições como câncer de mama, vesícula e cólon, e doenças do coração e diabetes pode ser beneficiado com a prática. 

Aumenta a prática de exercícios: para pessoas sedentárias, que não costumam praticar nenhum tipo de atividade física na rotina, a caminhada rápida é ideal. Isso porque ela não exige muito do corpo, e pode ser feita gradualmente. Um estudo de 2017 sugeriu que a caminhada rápida pode ter efeito positivo na saúde e no hábito de praticar exercícios físicos. 

Auxilia o tratamento de obesidade: praticar exercícios pode ser um pouco difícil para quem sofre com obesidade e não tem esse hábito. A caminhada rápida pode ajudar a dar um primeiro passo no mundo das atividades físicas. Afinal, ela abre porta para atividades que precisam de mais força e velocidade.

Relação da caminhada rápida com perda de peso 

A caminhada rápida pode ser uma alternativa para quem está tentando manter o peso. Principalmente quando ela é praticada por pelo menos 30 minutos todos os dias. No entanto, é preciso ter em mente que a caminhada rápida sozinha não vai ajudar a emagrecer.

Para perder peso, é preciso combinar uma alimentação saudável, com equilíbrio de calorias e prática de exercício físico. Afinal, a atividade física não será o suficiente para manter o peso da pessoa por muito tempo.

Técnicas para a caminhada rápida 

Preparo

Antes de começar a fazer sua caminhada rápida todos os dias, certifique-se que você tem o sapato adequado para a atividade. O tênis usado precisa ser confortável, prover suporte ao pé e não causar calos. 

Se você pretende fazer uma caminhada rápida indo para o trabalho, é possível levar suas roupas para o expediente dentro da mochila. Assim, você pode usar algo mais confortável no caminho e mudar quando chegar na empresa. Lembre-se sempre de ter consigo uma garrafa de água, um lanche, um boné e um protetor solar.

Começar

Outra dica importante é começar devagar. Se você não está acostumado com exercícios físicos, a melhor opção é aumentar a velocidade da caminhada gradualmente. Conforme o tempo for passando, você irá notar uma mudança significativa na sua caminhada rápida. 

Manter-se motivado  

Manter-se  motivado para a atividade é essencial. A melhor forma é transformar a atividade em um hábito. Para isso você pode:

  • Fazer caminhada até o trabalho;
  • Andar até lojas ou centros comerciais;
  • Usar escadas em vez de elevadores;
  • Ir a um lugar andando, em vez de ir de carro;
  • Levar suas crianças para a escola caminhando;
  • Convide um amigo para sua caminhada rápida;
  • Escute suas músicas favoritas ou um podcast;
  • Alterne suas trajetórias sempre que possível;
  • Junte-se a um grupo de pessoas que praticam caminhada rápida. 

Metas e progresso 

Mantenha seu progresso anotado sempre que possível, desde seus recordes na caminhada rápida, até seus piores dias. Esses dados podem ajudar a se manter motivado para continuar e melhorar e ainda ajudam a criar novas metas. 

Para que você não se canse rápido da atividade, sempre crie metas que precisam ser cumpridas durante a semana ou em um único dia.