Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dor nos pés é um problema comum, resultado de diferentes condições, e que pode ocorrer em qualquer idade, apesar de ser mais frequente em pessoas adultas. A falta de cuidados adequados com o pé pode resultar em problemas musculares, nas juntas e nos tendões, que causam dor, inflamações e lesões, reduzindo a mobilidade e a movimentação do membro.

O pé é uma das partes mais complexas do corpo, contando com pelo menos 26 ossos e 30 articulações, sendo dividido em antepé, meiopé e retropé. Além disso, alguns pés são em formato de arco, enquanto outros não. Os primeiros costumam ser mais flexíveis, enquanto os segundos, respectivamente, são menos flexíveis e mais propensos a problemas ortopédicos. 

Uma dor nos pés passageira pode ser resultado do uso inadequado de sapatos apertados. Na maioria dos casos, sapatos desconfortáveis causam inflamações e irritações na região, responsáveis pelo desconforto do indivíduo. Aqueles que usam saltos frequentemente, praticam esportes, têm diferença nos membros inferiores ou sofrem com alterações na pisada, correm maior risco de ter dor nos pés.

A dor nos pés pode ser sentida tanto em um único membro, como em ambos ao mesmo tempo. Para saber as principais causas de dor no pé confira a lista a seguir:

dor nos pés

Principais causas da dor no pé

Esporão no calcanhar e fáscia plantar

Um esporão é um crescimento ósseo que acontece no calcanhar. Ele se prende à fáscia plantar, tecido fibroso na sola do pé, caso ela seja hiperestimulada em atividades esportivas, uso de sapatos inadequados e o aumento do peso do corpo. A dor nos pés do esporão é causada pelo estresse e pela inflamação que surgem no local. O esporão vem depois, com um crescimento de osso na região danificada. 

Os tratamentos usados para a dor no calcanhar são:

Joanete

O joanete é uma protuberância óssea ao redor de uma junta, que ocorre na base do dedão ou do dedo mindinho. É comum que pessoas que utilizam saltos, apertados e pontiagudos, desenvolvam joanetes com maior facilidade. Além disso, pessoas com artrite também são mais propensas a desenvolverem a condição, devido ao surgimento de rigidez e pouca movimentação do pé.

O tratamento para esse problema é realizado de acordo com a deformidade que ele deixa, e pode ser feito com:

  • Uso de sapatos confortáveis;
  • Cirurgia (para aliviar a dor e não para melhorar a aparência do membro);
  • Medicações anti-inflamatórias;

Em casos mais graves, o joanete pode fazer com que os dedos fiquem tortos, empurrando os outros dedos para o lado e se sobressaindo sobre eles. Se seus dedos assumirem uma aparência meio “torta” e com um grande galo ao lado, você pode ter um joanete.

Dedo de martelo

A dor nos pés pode ser resultado do dedo martelo, uma condição em que os dedos se enrijecem devido a uma lesão no tendão que o segura. Sapatos apertados são as principais causas desse problema, pois colocam pressão nos dedos, fazendo com que os tendões e as juntas da região sejam danificadas. Em algumas situações apenas um dedo é afetado e surgem calos.

Os cuidados para a melhoria do quadro são:

  • Usar tala de imobilização para manter o dedo reto;
  • Mudar o calçado para acomodar o dedo deformado;
  • Cirurgia para mexer no tendão;

Lesão no tendão de Aquiles 

O tendão de Aquiles é o maior tendão do corpo humano, conectando o músculo da panturrilha até o calcanhar. Por esse motivo ele é mais propenso a tendinite e inflamações causadas pelo uso excessivo. Na maioria das vezes, os sintomas são dores no pé e inchaço.

Para tratar a condição é preciso:

  • Descanso
  • Medicações 
  • Alongamento
  • Massagem
  • Cirurgia 
  • Uso de bandagens musculares
  • Exercícios 

Síndrome do Túnel de Tarso

Essa condição faz com que o nervo, conhecido com tibial posterior, se comprima enquanto atravessa o túnel de Tarso, encontrado no tornozelo. O paciente apresenta dormência, queimação e formigamento nos pés que vão do tornozelo até a ponta dos dedos. O diagnóstico é feito através de exames de imagem.

O tratamento é feito com fisioterapia, medicamentos orais ou tópicos, sapatos ortopédicos ou cirurgia. A dor nos pés também é um dos sintomas da síndrome. 

Neuroma de morton

A dor nos pés pode ser resultado do Neuroma de Morton, uma condição que gera espaçamento no tecido ao redor dos nervos dos pés, resultando em um módulo chamado de neuroma. Desta forma, ele gera dor, sensibilidade e incômodo na região, como se a pessoa estivesse pisando em vidros.

O tratamento pode ser feito com:

  • Anti-inflamatórios e analgésicos
  • Perda de peso
  • Fisioterapia
  • Uso de calçados adequados
  • Cirurgia de retirada do nódulo

Bursite Calcânea 

A bursite calcânea é uma inflamação das bursas calcâneanas, bolsas com líquidos localizadas na parte de trás dos pés. Os sintomas principais são dor ao caminhar e dificuldade de movimentar o tornozelo. Em situações avançadas, qualquer pressão no local pode gerar dor insuportável.

O tratamento também é feito com medicamentos, cirurgia e uso de equipamentos ortopédicos, como sapatos. 

Doença do Sever 

A doença de Server é uma patologia comumente encontrada em crianças, até os 15 anos. Ela consiste em uma inflamação dolorosa da placa de crescimento da apófise do calcanhar, que causa dor nos pés e em outras partes do corpo. O aparecimento dos sintomas está associado à prática de atividades físicas. 

É comum que com a maturação óssea, que ocorre aos 15 anos, a dor diminua com o tempo até desaparecer. Os cuidados mais comuns para essa condição são o repouso e a aplicação de compressas geladas na região.

Sesamoidite

Essa condição causa dor por baixo do dedo grande do pé, em dois ossos conhecidos como sesamóides. Em certas situações, a dor no pé pode ocorrer devido a fraturas que surgem nos dois ossos, comum em pessoas que praticam esportes, devido ao impacto do membro no solo. Para tratar o problema é usado bota ortopédica e medicamentos analgesicos. 

Gota 

A artrite gotosa, também conhecida como gota, é caracterizada pela acumulação de ácido úrico nas articulações. A dor surge na base do dedão, assim como no caso dos joanetes. Ela costuma ser frequente em mulheres, logo depois da menopausa, e em homens em qualquer idade da fase adulta. Não existe cura para a gota, mas ela pode ter os sintomas reduzidos por meio de medicamentos e dietas.

Torção do tornozelo 

Acontece quando o pé é torcido acidentalmente. Em alguns casos o tendão do tornozelo pode sofrer um estiramento ou até mesmo o rompimento. A dor nos pés causada pela torção pode irradiar pelo corpo todo, fazendo com que a pessoa não consiga colocar o pé no chão. 

Para cuidar dessa condição é necessário fazer fisioterapia, usar equipamentos ortopédicos e até mesmo realizar cirurgias, em casos específicos. 

Quando a dor no pé é preocupante?

Se você estiver sofrendo com muita dor no pé, do tipo que não consegue nem colocá-lo no chão, de forma constante, recomenda-se uma visita ao médico. Na maioria das vezes a dor no pé é resultado do uso excessivo dos membros ou do uso de sapatos inadequados, e nesse caso, ela passa rapidamente. Porém, se for persistente procure ajuda profissional.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais