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Abhyanga é uma técnica milenar da Ayurveda que consiste em fazer massagem utilizando óleos vegetais aquecidos. O óleo é aplicado em todo o corpo, desde o couro cabeludo até a planta dos pés. Estudos confirmam que a massagem abhyanga apresenta benefícios para a saúde. Confira uma seleção de benefícios feita pela revista Healthline e outros estudos a respeito:

Reduz o estresse

Um estudo mostrou que a massagem abhyanga pode reduzir os níveis de estresse subjetivo e a frequência cardíaca. Embora novos estudos maiores sejam necessários para entender como o abhyanga reduz o estresse, outras pesquisas encontraram benefícios semelhantes.

Um estudo examinou como a massagem rítmica com óleo influenciou o sistema nervoso autônomo em 44 mulheres saudáveis. O resultado mostrou que a prática estimula a variabilidade da frequência cardíaca em longo prazo, um sinal de relaxamento.

Melhora dor e depressão em quadros de fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica e reumatológica que causa dor generalizada pelo corpo, sendo capaz de indispor a pessoa de qualquer atividade, até mesmo do simples ato de dormir, pois as dores chegam a ser insuportáveis. Ainda não se sabe o que pode causar essa doença e se ela pode ser tratada. Mas um estudo mostrou que a abhyanga pode ser uma técnica complementar importante no tratamento da fibromialgia, tendo levado a uma redução significativa da dor, melhora na qualidade de vida e depressão.

Baixa a pressão sanguínea

Um estudo revelou que a pressão arterial em pessoas com hipertensão diminui após a abhyanga. Isso pode estar relacionado ao modo como a massagem afeta o sistema circulatório. Durante uma massagem clássica, os vasos sanguíneos se expandem. Isso acelera o fluxo sanguíneo e reduz a resistência nas artérias, o que ajuda a melhorar a pressão arterial.

Melhora a saúde da pele

De acordo com os praticantes de abhyanga, uma a pele saudável é o principal benefício da massagem. O óleo é usado para nutrir a pele, o que supostamente melhora sua aparência geral. Acredita-se que os movimentos de massagem:

  • aumentam o fluxo sanguíneo da pele
  • reduzem o aparecimento de rugas, celulite e cicatrizes
  • melhoraram a suavidade da pele
  • diminuem a hiperpigmentação

Um estudo mostrou que fazer massagem facial aumenta o fluxo sanguíneo da pele. Outro estudo descobriu que a massagem também ajuda a reduzir a aparência e a espessura de cicatrizes.

Reduz a rigidez muscular

Um estudo descobriu que fazer massagem no tornozelo melhora a flexibilidade da articulação. Da mesma forma, outra pesquisa revelou que fazer automassagem antes do alongamento melhora a amplitude de movimento na parte inferior das pernas.

Promove a drenagem linfática

A drenagem linfática é um benefício comprovado de qualquer tipo de massagem. Embora os cientistas não tenham examinado explicitamente como a abhyanga influencia o fluxo linfático, seus adeptos defendem que a prática é benéfica.

O sistema linfático remove os resíduos do corpo. Se você passar por uma cirurgia ou por uma doença, o fluido do sistema linfático pode se acumular e causar inchaço ou linfedema.

A massagem pode melhorar o linfedema, estimulando a drenagem linfática. A pressão física expande os vasos linfáticos, o que promove o fluxo linfático.

A massagem tem sido usada para reduzir o linfedema após cirurgia, lesão ou radioterapia.

Outros benefícios

  • melhora a visão
  • aumenta a energia e o estado de alerta
  • aumenta a força física
  • atrasa mudanças relacionadas à idade

Como fazer automassagem abhyanga

Receber abhyanga de um massagista treinado pode ser uma experiência relaxante. No entanto, também é possível desfrutar da abhyanga como uma automassagem. Isso permite que você aproveite a massagem sempre que for conveniente para você. Para isso:

Despeje 1/2 xícara de óleo em um frasco de vidro e coloque em uma panela com água quente até que o óleo aqueça. Em seguida, aplique o óleo em todo o corpo, incluindo o topo da cabeça.

Massageie o couro cabeludo com movimentos circulares. Continue na testa, orelhas, bochechas e mandíbulas.

Massageie o peito e o abdômen em movimentos circulares e no sentido horário. Em seu tronco, massageie para dentro ao longo de suas costelas.

Realize o mesmo procedimento nas costas, bunda, braços, pernas, articulações, pés, dedos e as solas dos pés. Relaxe por dez minutos para permitir que sua pele absorva o óleo. Em seguida, tome um banho quente para remover o excesso de óleo.

Óleos para usar na abhyanga

O melhor óleo para abhyanga depende do seu “dosha” ou tipo de corpo. No Ayurveda, existem três doshas que determinam quais óleos você precisa para estimular o equilíbrio e a saúde.

Aqui está uma visão geral dos doshas, ​​junto com suas qualidades de pele e óleos recomendados:

  • Vata (pele seca). Use óleos pesados ​​como óleo de amêndoa, gergelim ou abacate.
  • Pitta (pele sensível ou superaquecida). Aplique um óleo neutro como óleo de girassol.
  • Kapha (pele oleosa). Use um óleo leve, como cártamo, amêndoa doce ou óleo de linhaça. Normalmente é necessário menos óleo para kapha.

Cada óleo carreador pode ser usado sozinho ou misturado com outro óleo.

Como fazer óleo com infusão de ervas para massagem

Outra opção é infundir ervas em seu óleo veicula . Acredita-se que os óleos com infusão de ervas proporcionam benefícios adicionais. Ervas populares usadas em óleos de abhyanga incluem:

Para infundir seu próprio óleo:

  1. Aqueça 1 xícara de óleo carreador em uma panela pequena.
  2. Adicione as ervas. Misture e retire do fogo.
  3. Tampe a panela. Deixe descansar por 24 horas.
  4. Coe as ervas com uma gaze.
  5. Guarde em um recipiente hermético.