Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda os exercícios mais eficientes para o corpo e para perder peso

Os exercícios físicos são uma parte importante para um estilo de vida saudável. Junto com a alimentação, esses hábitos contribuem para o melhor funcionamento do organismo, além de reduzir os riscos de algumas doenças e condições, como a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares

Embora a caminhada seja um ótimo jeito de se exercitar, existe um jeito certo de praticá-la para aumentar sua efetividade. Por exemplo, um exercício vigoroso por menos tempo tem mais valor que um mediano por mais tempo. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um adulto de 18 a 64 anos precisa fazer de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou de 75 a 150 de intensidade vigorosa por semana. Isso equivale a cerca de 30 minutos por dia, cinco ou sete dias por semana. 

Porém, é importante listar que qualquer exercício é melhor do que exercício nenhum. Começar com uma caminhada de dez minutos por dia, e se impulsionar para chegar a 30 é melhor do que não se movimentar. 

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Boston comprovou que exercícios mais vigorosos tendem a ser melhores para o nível de condicionamento físico, além de anularem o tempo de sedentarismo ao longo do dia. 

Foi observado que pessoas que praticam atividades físicas moderadas ou vigorosas, assim como pessoas que caminham por mais tempo que o normal, apresentam níveis de condicionamento físico maiores que a média, independente do tempo eles passaram sedentários. 

Caminhada

De acordo com o estudo, para que a caminhada seja considerada um exercício moderado ou vigoroso, é necessário atingir cerca de 100 a 130 passos por minuto. Esse nível de esforço é três vezes mais eficiente que uma caminhada mais devagar (de até 60 passos por minuto).

Treinamento intervalado 

O treinamento intervalado é um tipo de exercício onde os níveis de esforço são intercalados. Para que ele seja mais eficiente, tente aumentar o esforço por dois minutos, depois diminua por mais dois ou quatro minutos e continue até acabar.

Lunges

Os lunges são uma forma de agachamento que trabalha os músculos inferiores do corpo. Eles também são bons para treinar o equilíbrio. Para sua efetividade, adicione pesos e tente fazê-los em todas as direções. 

Flexões

As flexões trabalham os músculos do peito, do ombro e os tríceps. O melhor jeito de fazer flexões é sem os joelhos no chão, mantendo uma postura ereta. 

Para que esses exercícios sejam mais eficazes, combine-os em um plano intervalado junto com a caminhada e desfrute de um condicionamento físico melhor.