Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O núcleo sombrio da personalidade é um conjunto de traços de pessoas com atitudes consideradas anormais e negativas

O núcleo sombrio da personalidade é usado para se referir a um grupo de traços de personalidade, conhecidos como a tríade obscura. Esses traços apontam bandeiras vermelhas em pessoas que têm atitudes moralmente e socialmente duvidosas. Os três traços responsáveis pelo núcleo sombrio da personalidade são: narcisismo, psicopatia subclínica e maquiavelismo.

O termo núcleo sombrio da personalidade é usado para se referir a pessoas que manifestam esses três traços de personalidade obscura. Afinal, esses indivíduos são conhecidos por desenvolverem tendências violentas e criminosas durante sua vida. Até mesmo quando essas pessoas não tomam atitudes extremas, elas costumam realizar ações manipulativas e de pouca empatia.

O que são traços de personalidade?

Para entender o núcleo sombrio da personalidade, é preciso entender o que é um traço de personalidade. Esse termo foi desenvolvido por psicólogos para diferenciar pensamentos entre as pessoas e as suas atitudes, determinando diferentes traços para sua personalidade.

Quando uma pessoa tem um tipo de personalidade específica, ela costuma apresentar traços consistentes do tipo de personalidade que lhe foi determinada. A psicologia afirma que existem três principais tipos de personalidade, conhecidas como as grandes cinco.

Essas personalidades são:

  • Abertura
  • Consciência
  • Extroversão
  • Agradabilidade
  • Neuroticismo

Para poder determinar a personalidade de alguém, o profissional de psicologia irá pontuar a quantidade desses traços na pessoa e então construir uma ideia de qual seria o tipo de personalidade do indivíduo.

Quais traços formam o núcleo sombrio da personalidade?

Os traços que formam o núcleo sombrio da personalidade são três e estão comumente interligados com atitudes humanas vistas de maneira negativa. Os traços são:

Narcisismo

O primeiro traço do núcleo sombrio da personalidade é o narcisismo. A definição do narcisismo vai muito além do que se acredita, pessoas narcisistas não são apenas egoístas. Na verdade, existe uma escala que determina se uma pessoa é narcisista ou não, e isso leva em conta o egocentrismo, superioridade, autoridade e explorabilidade (o que significa que exploraram outros para seu próprio proveito).

Pessoas narcisistas encontram dificuldades em manter suas relações com os outros. Afinal, precisam considerar as necessidades dos outros, em vez de considerar apenas as suas próprias.

Psicopatia subclínica

A psicopatia, assim como o narcisismo, é uma palavra usada de forma exagerada. Um psicopata de verdade é alguém que tem atitudes antissociais, não sente empatia ou remorso, e costuma ter controle de impulso reduzido.

A psicopatia subclínica e a psicopatia não tem diferenças qualitativas, e sim quantitativas. Isso significa que um psicopata subclínico também tem atitudes antissociais e anormais, mas o efeito disso em sua vida é menor do que na vida de um psicopata clínico. Uma pessoa que apresente esse tipo de traço pode estar dentro do núcleo sombrio da personalidade.

Maquiavelismo

O termo maquiavelismo surgiu devido às ideias apresentadas por Nicolau Maquiavel em seu livro “O principe”. Em sua obra, o autor determina como um chefe de estado deve se portar diante de seu povo. Um dos temas principais abordados por Maquiavel é que os fins justificam os meios, ideia que aparece presente no traço de maquiavelismo.

Esse traço do núcleo sombrio da personalidade é extremamente manipulativo. Essas pessoas são vistas como grandes mentirosas. Para Maquiavel, um maquiavélico entende que enganar os outros é importante para conseguir o que ele deseja no futuro.

Como reconhecer o núcleo sombrio de personalidade

Reconhecer que alguém se encaixa no núcleo sombrio da personalidade não é fácil. Até para profissionais da psicologia é difícil o diagnóstico dessas pessoas. Isso se dá porque esses indivíduos costumam ser ótimos manipuladores e mentirosos, o que faz com que eles sempre digam às pessoas apenas o que elas querem ouvir.

Quando um psicólogo precisa diagnosticar uma pessoa que se encontra dentro do núcleo sombrio de personalidade, ele usa as escalas de personalidade em seu favor. Assim, ele vai pontuando e listando os traços que mais se assemelham com a tríade obscura.

Porém, existem algumas bandeiras vermelhas que podem alertar se uma pessoa tem ou não o núcleo sombrio de personalidade. Se esse indivíduo apresentar interesse apenas em si mesmo ou mentir com frequência, ele pode sim ser propenso a fazer parte da tríade obscura da personalidade.

Um estudo da Universidade da Coruna, na Espanha, mostrou que homens violentos e infiéis são mais prováveis a terem um núcleo sombrio da personalidade. A pesquisa utilizou 308 voluntários, sendo 78,3% deles homens, e revelou que grande parte dos homens com núcleo sombrio da personalidade eram mais abertos à traição ou agressão contra suas parceiras.