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Rico em vitamina C e antioxidantes, camu-camu proporciona diversos benefícios para a saúde do organismo

Imagem editada e redimensionada de Agroforum, disponível no Wikimedia e licenciada sob CC-BY 4.0

Camu-camu (Myrciaria dubia) é uma planta frutífera nativa da Amazônia. Seus frutos, de sabor levemente azedo e cor semelhante à da cereja, acumulam vários nutrientes essenciais e sintetizam ácido L-ascórbico (vitamina C) em grandes quantidades.

Para se ter uma ideia, o teor de vitamina C desta fruta é mais alto do que qualquer outra fonte natural. Embora pouco conhecida, o camu-camu é rico em antioxidantes e proporciona benefícios poderosos para quem o consome.

Os efeitos benéficos do camu-camu incluem ação anti-inflamatória, antiobesidade, hipolipidêmica, anti-hipertensiva e antidiabética e de combate ao envelhecimento precoce, além de proteger contra danos ao DNA e contra diversos tipos de câncer.

O ácido fenólico, os flavonoides e os taninos presentes na fruta são eficazes para inibir a atividade das enzimas α-amilase e α-glucosidase, responsáveis ​​pela digestão dos carboidratos. Por isso, seu consumo regular é eficaz no controle do diabetes tipo II e complicações cardiovasculares associadas.

Conheça 6 benefícios do camu-camu para a saúde

1. Pode ajudar a combater a inflamação

A inflamação crônica afeta negativamente a saúde de suas células e tem sido associada a condições como câncer, doenças do coração e doenças autoimunes. Segundo um estudo, a polpa do camu-camu contém ácido elágico, um antioxidante que demonstrou inibir a enzima aldose redutase, que desencadeia a inflamação.

As sementes da fruta também contêm poderosos compostos anti-inflamatórios, e um estudo com camundongos revelou que o extrato das sementes é capaz de suprimir a inflamação.

2. Fortalece a imunidade

O camu camu é muito rico em vitamina C, que desempenha vários papéis importantes no corpo – entre eles, o de suporte ao sistema imunológico. Além disso, essa vitamina é necessária para a formação de colágeno, uma proteína que sustenta a pele, os ossos e os músculos.

E não para por aí! A vitamina C atua como um poderoso antioxidante, protegendo suas células de moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres. Embora os radicais livres sejam um subproduto normal da função celular, muitos podem ser formados como resultado do estresse, dieta pobre e exposição à poluição.

Quando os radicais livres superam os antioxidantes em seu corpo, isso leva a uma condição chamada estresse oxidativo, que tem sido associada, segundo diversos estudos, a complicações crônicas como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

3. Previne o envelhecimento precoce e o câncer

O camu-camu tem um enorme poder antioxidante, graças à maior concentração de vitamina C e muitos outros compostos potentes como antioxidantes flavonoides, incluindo antocianinas e ácido elágico.

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células dos danos causados ​​pelos radicais livres. O excesso de radicais livres em seu corpo pode levar a doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer, e ao envelhecimento precoce da pele.

4. Auxilia na perda de peso

Estudos realizados em animais indicam que a fruta pode reduzir o peso corporal, aumentando o número de calorias queimadas e alterando positivamente as bactérias intestinais.

5. Mantém a pressão arterial saudável

Estudos em tubos de ensaio e em humanos observaram que o camu-camu pode ajudar a reduzir a pressão arterial, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos. O quadro de pressão alta não tem cura e, se não tratado, pode levar ao desenvolvimento de complicações graves de saúde, como infarto, derrame e comprometimento renal.

6. Reduz os níveis de açúcar no sangue

Uma pesquisa feita com 23 pessoas saudáveis ​​mostraram que o camu camu pode minimizar o aumento do açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos. Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos aos nervos, vasos sanguíneos e órgãos, levando a outras condições graves.

Possíveis efeitos colaterais do camu-camu

Os potenciais efeitos colaterais do camu-camu estão relacionados ao seu alto teor de vitamina C. Apenas 1 colher de chá da fruta pode fornecer 682 mg de vitamina C, que é 760% da dose diária recomendada desse nutriente.

O Limite Superior Tolerável para a vitamina C é de 2.000 mg por dia. Quantidades inferiores a isso são consideradas seguras para a maioria das pessoas. O consumo de quantidades excessivas de vitamina C pode causar problemas digestivos, como diarreia e náuseas. Esses sintomas geralmente desaparecem quando a ingestão de vitamina C é reduzida.

Contanto que você mantenha o tamanho da porção recomendado, é improvável que você ingira vitamina C em excesso, o que significa que, se consumida moderadamente, a fruta é segura para a saúde.


Fontes: Healthline, Breeding and Health Benefits of Fruit and Nut Crops e Health Soul


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