Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira uma receita de arroz com brócolis simples e fácil de preparar

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Arroz com brócolis provavelmente já foi parte do almoço de todo brasileiro. É uma receita simples que é fácil de incorporar no dia a dia e não leva muito tempo, perfeito para quem tem pressa, mas ainda assim quer manter uma dieta saudável. 

O arroz é uma fonte saudável de carboidrato, que é a base da pirâmide alimentar. É um ingrediente extremamente popular e faz parte de diversas culinárias, sendo assim, o terceiro maior cultivo do mundo. O processamento faz com que o arroz branco contenha menos fibras, proteínas, antioxidantes e certas vitaminas e minerais que o arroz integral. Assim, ele não promove a mesma saciedade que o integral, tendo um maior aumento no nível de açúcar no sangue do que o arroz integral (confira aqui estudo a respeito: 14).

O brócolis é um vegetal rico em fenóis, flavonoides, selênio e vitamina C, elementos que concedem as propriedades de aumentar a atividade enzimática, favorecendo a absorção de nutrientes e inibindo as nitrosaminas (substâncias carcinogênicas). Além disso, esse alimento combate os radicais livres, protege contra doenças cardíacas e circulatórias, melhora a imunidade celular e tem propriedade antioxidante. É também rico em fibras, favorecendo a regulação da função intestinal.

Combinando dois ingredientes e fazendo o arroz com brócolis é possível incorporar os benefícios desses dois alimentos na dieta.

Receita

Para fazer o arroz com brócolis você vai precisar de: 

  • 1 xícara de arroz branco 
  • 1 xícara de brócolis
  • 2 xícaras de água
  • Meia cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • Azeite
  • Raspa de limão
  • Sal
  • Tempero de sua preferência

Modo de preparo

Frite o alho e a cebola em um pouco de azeite de oliva, acrescente o arroz lavado e o brócolis picado em pedaços pequenos. Refogue bem e depois adicione as raspas de limão e água fervendo. Tempere a gosto, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até a água evaporar por completo. Depois é só servir. 

Essa é uma receita simples que pode ser incorporada adicionando outros ingredientes de sua preferência como salsinha, cebolinha e até outras verduras e vegetais.