Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Estrogênio é um hormônio importante para várias funções no corpo, incluindo o desenvolvimento do sistema reprodutor feminino

Estrogênio é um hormônio sexual feminino. Ele faz parte de um conjunto conhecido como hormônios esteroides, que possuem diversas funções no corpo humano. A produção de estrogênio é estimulada pelo hormônio folículo estimulante (FSH), com início durante a puberdade. Nas mulheres, ele auxilia no desenvolvimento de características sexuais secundárias, como os seios e os pelos pubianos, e do sistema reprodutor.

Além disso, esse hormônio contribui para a saúde cognitiva, a saúde óssea e outros processos no corpo. Apesar de ser conhecido, sobretudo, como um hormônio sexual feminino, os homens também possuem estrogênio.

Quais são as funções do estrogênio?

O estrogênio e a progesterona são os principais hormônios sexuais femininos. Eles ajudam a estimular o crescimento dos folículos ovarianos, mantém a espessura da parede vaginal, regula o fluxo e a espessura das secreções do muco interno e ajuda na formação e desenvolvimento das mamas.

Esse hormônio também ajuda a prevenir a perda óssea, atuando junto ao cálcio e à vitamina D. Por isso, após a menopausa, depois que os níveis de estrogênio no corpo diminuem, os ossos tendem a ser mais fraturados do que reconstruídos.

Além disso, o estrogênio facilita as funções cognitivas, exercendo efeitos benéficos nas regiões do cérebro, como o hipocampo, uma parte que atua na motivação e na memória.

Quais são os tipos de estrogênio?

Estrone

O estrone é um tipo de estrogênio que está presente no corpo após a menopausa. É uma forma mais fraca do hormônio, a qual o corpo pode converter em outras formas, conforme necessário.

Estradiol

Estradiol é o tipo mais comum nas mulheres durante os anos reprodutivos.

O excesso de estrogênio pode resultar em acne, perda do desejo sexual, osteoporose e depressão. Além disso, também pode aumentar o risco de câncer de mama e o uterino. Mas, ao mesmo tempo, níveis muito baixos podem causar doenças cardiovasculares e resultar em ganho de peso.

Estriol

O estriol é outro tipo de estrogênio e aparece em maior quantidade durante a gravidez. Ele ajuda o útero a crescer e prepara o corpo da mulher para o parto.

estrogênio
Foto de Molly Blackbird na Unsplash

Níveis de estrogênio no organismo

O estrogênio é produzido em níveis diferentes de acordo com a fase da vida. Na puberdade, por exemplo, sua produção aumenta naturalmente, enquanto na menopausa, eles apresentam menor quantidade.

Existem outras causas para essa queda, tais como os distúrbios hormonais, síndrome dos ovários policísticos, hipogonadismo e anorexia.

O uso de anticoncepcional também pode afetar a produção natural de estrogênio, uma vez que esse medicamento faz com que o crescimento do folículo e a ovulação na fase folicular sejam interrompidos.

O organismo pode passar, ainda, por altos níveis de estrogênio, também causando desequilíbrio e apresentando sintomas como inchaço, períodos menstruais irregulares, ondas de calor, mudanças de humor e dor de cabeça.

Entre os tratamentos comuns para o desequilíbrio desse hormônio, há medicamentos, dietas e também a terapia de reposição hormonal comumente adotada na menopausa, em que se toma medicamentos para repor os níveis de estrogênio.

Além da saúde reprodutiva, o hormônio estrogênio regula processos importantes nos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso central, podendo afetar:

  • Níveis de colesterol;
  • Níveis de açúcar no sangue;
  • Formação óssea;
  • Massa muscular;
  • Circulação sanguínea;
  • Produção de colágeno e hidratação da pele; 
  • Funções cerebrais;
  • Distribuição da gordura corporal.

Estrogênio e ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrogênio também aumentam e diminuem algumas vezes. No início da menstruação até a ovulação, na fase conhecida como folicular, há mais produção do hormônio. O estradiol é produzido estimulando o crescimento do endométrio.

Já no fim da ovulação, os níveis hormonais caem drasticamente. E, se o óvulo for fertilizado, o estrogênio atua com a progesterona para interromper a ovulação durante a gravidez.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais