Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Escovar os dentes da maneira correta é fundamental para manter a higiene bucal em dia e prevenir diversas doenças. Confira como fazer

Escovar os dentes todos os dias não é apenas uma maneira de manter sua boca limpa: é uma maneira de manter todo o seu corpo saudável também.

A American Dental Association recomenda que a escovação seja feita pelo menos duas vezes por dia, por no mínimo 2 minutos cada vez.

Ao escovar corretamente, você elimina o acúmulo de placa bacteriana e bactérias que podem se acumular entre os dentes e a língua.

A boca é uma das principais portas de entrada de vírus e bactérias, e uma boa higiene bucal pode evitar diversos problemas.

Além de prevenir doenças gengivais, a escovação adequada promove um sistema imunológico mais forte e um estilo de vida mais saudável.

O que você precisa para escovar os dentes da maneira correta

A primeira etapa para escovar corretamente é certificar-se de que você está preparado com as ferramentas certas. Você precisará de:

Vale lembrar que, embora a escova de dentes e o fio dental sejam essenciais para manter a higiene e a saúde da sua boca, ambos acarretam impactos ambientais significativos. Para conferir opções eficazes e mais sustentáveis, confira as matérias:

Sua escova de dentes deve ser substituída a cada 3 meses. Se ela foi usada em excesso, as cerdas podem ficar desgastadas e a escovação perderá parte de sua eficácia.

A pasta deve conter flúor, que fortalece os dentes contra as cáries. Algumas crianças muito pequenas não devem usar pasta de dente com flúor. Na dúvida, procure orientação odontológica.

Como escovar os dentes corretamente, passo a passo

Lubrifique as cerdas com um pouco de água. Coloque uma pequena quantidade de pasta de dente, do tamanho de uma ervilha, na cabeça da escova.

Insira a escova de dentes na boca em um ângulo de cerca de 45 graus em relação às gengivas e use movimentos suaves e curtos para escovar os dentes da frente.

Escove as superfícies externas dos dentes, certificando-se de obter os molares posteriores e as áreas superiores das superfícies de mastigação.

Vire a escova de dentes de cabeça para baixo para obter a superfície interna dos dentes frontais superiores. Vire-a de volta para obter a superfície interna dos dentes frontais inferiores.

Escove a língua para se livrar de qualquer acúmulo de bactérias ou placa que tenha ficado presa durante o processo de escovação. Você também pode optar por um raspador de língua, que é específico para este fim.

Cuspa os restos de pasta de dente, saliva e água em uma pia limpa. Termine enxaguando a boca com água fria.

Como escovar os dentes sem pasta de dente

Existem várias alternativas às pastas de dente que se tornaram produtos populares nos últimos anos. Confira algumas delas.

Óleo de coco

O óleo de coco tem propriedades antibacterianas, o que significa que ataca o acúmulo de bactérias na boca. Também pode dissolver a placa, o que o torna uma alternativa decente à pasta de dentes. Ele ainda combate a cárie dentária e doenças gengivais.

Embora você ainda deva usar flúor em sua pasta de dente, usar óleo de coco regularmente tem seus próprios benefícios e pode ser uma opção eventualmente.

Carvão ativado

O carvão ativado puro e os cremes dentais com carvão ativado podem ser eficazes na limpeza dos dentes.

No entanto, o carvão ativado é abrasivo e pode desgastar o esmalte, o que significa que não é uma alternativa para uso regular.

Também não tem flúor, portanto, e seus dentes podem ficar mais suscetíveis a cáries se você trocar a pasta de dente com flúor por essa opção.

Bicarbonato de sódio

Muitos cremes dentais comerciais adicionam bicarbonato de sódio à fórmula para dar poder de clareamento extra. O bicarbonato de sódio funciona para ajudar a remover as manchas dos dentes. Ele também é eficaz na remoção de placa bacteriana.

Uma pasta de bicarbonato de sódio é uma ótima opção se você estiver em apuros e ficar sem pasta de dente durante a noite.

O bicarbonato de sódio não tem flúor, então, com o tempo, você está perdendo os benefícios de proteção do esmalte desse ingrediente.

O que devo procurar em uma escova de dentes?

Para a maioria dos adultos, uma escova de dentes com uma cabeça pequena e um arranjo em ângulo compacto de cerdas longas e curtas com pontas arredondadas é suficiente. Cerdas médias ou macias são as melhores para a maioria das pessoas.

Se você estiver usando uma escova elétrica, uma com cabeça oscilante ou rotativa pode funcionar melhor do que uma escova de dentes manual.

Mas limpar bem os dentes pelo menos duas vezes por dia é mais importante do que o tipo de escova que usa. Em caso de dúvida, pergunte ao seu dentista.

Como usar fio dental

O fio dental não serve apenas para desalojar alimentos presos entre os dentes.

O uso regular do fio dental também pode prevenir e tratar doenças gengivais e o mau hálito, removendo a placa que se forma ao longo da linha da gengiva.

É melhor passar o fio dental antes de escovar os dentes. Passe o fio ou esparadrapo entre os dentes e na área entre os dentes e a gengiva, até onde for possível.

Use o fio dental com 8 a 10 pinceladas, para cima e para baixo entre cada dente, para desalojar alimentos e placa bacteriana.