Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O refluxo gastroesofágico é comum, mas apresentar sintomas várias vezes por semana pode indicar um problema mais sério. Confira causas e tratamentos

O refluxo gastroesofágico é caracterizado pelo retorno do ácido presente no estômago, conhecido como suco gástrico, para o tubo que conecta a boca e o estômago (esôfago). Episódios de refluxo podem acontecer com qualquer pessoa de vez em quando, sem causar grandes complicações.

O problema evolui para uma doença, no entanto, quando interfere na qualidade de vida. Se esses episódios se repetem pelo menos duas vezes por semana, em intensidade leve, ou pelo menos uma vez por semana, em intensidade moderada a severa, é recomendável buscar tratamento.

Remédio para refluxo
12 opções caseiras de remédio para refluxo

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

A doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, é um distúrbio digestivo que afeta o anel muscular entre o esôfago e o estômago. Este anel é denominado esfíncter esofágico inferior (LES). O termo “gastroesofágico” refere-se ao estômago e esôfago. Refluxo significa retorno. O refluxo gastroesofágico acontece quando o que está em seu estômago retorna para o esôfago.

Na digestão normal, o LES se abre para permitir que o alimento entre em seu estômago. Em seguida, ele se fecha para impedir que os alimentos e os sucos ácidos do estômago voltem para o esôfago. O refluxo gastroesofágico acontece quando o LES está fraco ou relaxa quando não deveria. Isso permite que o conteúdo do estômago flua para o esôfago.

O tratamento pode ser feito com mudanças no estilo de vida ou administração de medicamentos, que reduzem a quantidade de ácido produzido pelo estômago. Em casos mais graves, é feita uma cirurgia para resolver o problema. A DRGE é diagnosticada por meio de um exame chamado endoscopia digestiva alta, também indicado para diagnosticar outras doenças do aparelho digestivo.

Goma do cajueiro pode se tornar arma no tratamento do refluxo gastroesofágico

Sintomas de refluxo gastroesofágico

O sintoma mais comum da DRGE é a azia (indigestão ácida), uma dor ou queimação que começa atrás do esterno e sobe para o pescoço e garganta. Muitas pessoas têm a sensação de que a comida ingerida está voltando para a boca, deixando um gosto ácido ou amargo.

A queimação, a pressão e a dor da azia podem durar até duas horas. Geralmente a sensação é pior após as refeições. Deitar-se ou se inclinar depois de comer também pode resultar em azia. Para aliviar os sintomas, antiácidos comuns e práticas como ficar de pé ou andar após se alimentar são eficazes.

Sintomas de azia podem ser confundidos com sintomas de um ataque cardíaco, mas existem diferenças. Os exercícios físicos, por exemplo, podem piorar a dor de doenças do coração, e o repouso pode aliviá-la. A dor de azia, por sua vez, tem menos probabilidade de ocorrer junto com a atividade física. No entanto, se você não consegue ver a diferença, é importante buscar auxílio médico.

Além da dor, você também pode apresentar vômitos, mau hálito, náusea, dificuldade para engolir, problemas respiratórios, regurgitação da comida e líquido azedo, desgaste no esmalte dos dentes e sensação de “nó” na garganta.

Episódios de refluxo gastroesofágico à noite podem ser acompanhados por tosse persistente, laringite, asma e problemas para dormir. Se você sentir dor no peito, falta de ar ou dores na mandíbula ou no braço, procure orientação médica, porque esse conjunto de sintomas podem representar sinais de ataque cardíaco.

Gastrite
Gastrite: o que é, causas e como tratar

Causas de refluxo gastroesofágico

A American Society for Gastrointestinal Endoscopy identifica a obesidade como a principal causa de azia frequente. O excesso de peso aumenta a pressão abdominal, tornando mais provável o vazamento de ácido estomacal ou o refluxo.

Roupas apertadas também podem agravar os sintomas de azia. Perder peso pode ajudar a aliviar o refluxo ácido, além de deixar suas roupas mais folgadas, proporcionando dois benefícios de uma vez só.

Além disso, várias outras coisas podem aumentar a probabilidade de você sofrer de refluxo gastroesofágico:

  • Gravidez
  • Esvaziamento retardado do estômago (gastroparesia)
  • Doenças do tecido conjuntivo, como artrite reumatoide, esclerodermia ou lúpus
  • Tabagismo
  • Certos alimentos e bebidas
  • Grandes refeições
  • Comer muito antes de dormir
  • Certos medicamentos, incluindo aspirina
  • Hérnia de hiato
Ações antitabagismo são responsáveis por evitar oito milhões de mortes, estima estudo

Como resolver o problema?

Para compreender a melhor maneira de tratar o refluxo, é preciso investigar sua causa. Caso seja alguma sensibilidade alimentar, especialmente substâncias como glúten ou lacticínios, o ideal é remover alimentos com essas substâncias da dieta.

Uma opção é ir eliminando aos poucos para reconhecer quais alimentos agravam seus sintomas. Álcool, frituras e substâncias ácidas, como café, não devem fazer parte da dieta. Por outro lado, grãos, frutas, vegetais e fibras devem ser priorizados.

Um estudo publicado no JAMA Internal Medicine em 2020 comprova que alterações na dieta e no estilo de vida podem reduzir significativamente os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico. Alguns dos fatores mais importantes são: manter o peso ideal, nunca fumar e praticar atividade física moderada a vigorosa por pelo menos 30 minutos diários.

Aliviar o estresse também pode ser uma opção. A Medicina Funcional reconhece que o estresse tem um efeito profundo no corpo, se manifestando com tensão, contrações musculares e problemas digestivos, como o refluxo. Assim, algumas estratégias para relaxar são exercícios físicos, meditação, yoga e práticas relacionadas à arte – por exemplo, musicoterapia.

Por fim, outras dicas para aliviar os sintomas incluem perda de peso, comer em pequenas quantidades e esperar pelo menos duas horas antes de dormir após as refeições.

Yoga
Yoga: técnica milenar tem benefícios comprovados

Possíveis complicações que o refluxo gastroesofágico pode causar

O refluxo é comum e, na maior parte das vezes, inofensivo. No entanto, em longo prazo, caso seja recorrente, pode comprometer sua saúde e bem-estar, causando complicações mais graves:

Estreitamento do esôfago (estenose esofágica)

Danos na parte inferior do esôfago causados ​​pelo ácido do estômago causam a formação de tecido cicatricial. O tecido da cicatriz estreita a via alimentar, causando problemas de deglutição.

Remédio para gastrite
Remédio para gastrite: receitas caseiras e simples

Ferida aberta no esôfago (úlcera esofágica)

O ácido do estômago pode desgastar o tecido do esôfago, causando a formação de uma ferida aberta. Uma úlcera esofágica pode sangrar, causar dor e dificultar a deglutição.

Alterações pré-cancerosas no esôfago (esôfago de Barrett)

Danos causados ​​pelo ácido podem causar alterações no tecido que reveste a parte inferior do esôfago. Essas alterações estão associadas a um risco aumentado de câncer de esôfago.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais