Chá de hortelã: benefícios comprovados

eCycle

Chá de hortelã pode ser um aliado no combate a cólicas menstruais, síndrome do intestino irritável e resfriados

chá de hortelã
Imagem de Anton Darius no Unsplash

O chá de hortelã é uma bebida frequentemente utilizada para tratar cólica menstrual, resfriado, síndrome do intestino irritável e refluxo. Alguns estudos confirmam a sabedoria popular e ainda comprovam benefícios adicionais do uso da hortelã e seu chá. Entenda:

Sobre a hortelã

A hortelã é uma planta medicinal, também usada como aromatizante em balas, chicletes e outros itens alimentícios. Além disso, muitas pessoas consomem hortelã-pimenta como um chá refrescante livre de cafeína.

De acordo com estudo publicado na revista Science Direct, as folhas de hortelã-pimenta contêm vários óleos essenciais, incluindo mentol, mentona e limoneno. A hortelã também contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Se ingerida ou apenas inalada, ela proporciona muitos benefícios. Segundo estudo da University of Maryland, nos EUA, a hortelã tem poderes antibacterianos, antifúngicos e anti-inflamatórios.

De acordo com uma pesquisa da Wheeling Jesuit University, o cheiro e o sabor da hortelã têm profundos efeitos em funções cognitivas. Isso inclui funções como raciocínio, resolução de problemas, formação de conceitos, julgamentos, atenção, e até mesmo memória.

Benefícios comprovados

1. Melhora problemas digestivos

Segundo um estudo da Unesp, as espécies do gênero Mentha apresentam indicação etnofarmacológica para distúrbios gastrointestinais. De acordo com o estudo, a hortelã relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o corpo usa para digerir gorduras. Outros estudos ainda comprovam que a hortelã-pimenta pode aliviar os sintomas digestivos, como gases, inchaço e indigestão.

Estudos em animais indicam que a hortelã-pimenta relaxa o sistema digestivo e pode aliviar a dor. Também evita a contração dos músculos lisos, o que pode aliviar espasmos no seu intestino (confira aqui os estudos a respeito: 1, 2).

Uma revisão de nove estudos em 926 pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) tratadas com óleo essencial de hortelã-pimenta por pelo menos duas semanas concluiu que a hortelã-pimenta proporcionava alívio dos sintomas significativamente melhor do que um placebo.

Em um estudo em 72 pessoas com SII, as cápsulas de óleo essencial de hortelã-pimenta reduziram os sintomas da SII em 40% após quatro semanas, em comparação com apenas 24,3% com um placebo. Além disso, em uma revisão de 14 ensaios clínicos em quase 2.000 crianças, a hortelã-pimenta reduziu a frequência, o comprimento e a gravidade da dor abdominal.

Cápsulas contendo óleo essencial de hortelã-pimenta também reduziram a incidência e a gravidade de náuseas e vômitos em um estudo em 200 pessoas submetidas a quimioterapia para câncer.

Embora nenhum estudo tenha examinado o chá e a digestão, é possível que o chá de hortelã tenha efeitos semelhantes.

2. Alivia asma, sinusite e entupimento nasal

O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a "abrir" as vias aéreas (isso se você não for alérgico a plantas mentoladas, por isso, vá com calma).

Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com hortelã ou beber chá de hortelã pode ser bem útil para aliviar os sintomas. Asmáticos devem adicionar hortelã em suas inalações e também beber um pouco de chá. Para facilitar a respiração instantaneamente, adicione cerca de cinco folhas de hortelã em um pouco de água quente e inale.

A hortelã tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Por esse motivo, o chá de hortelã-pimenta pode combater entupimento das vias nasais devido a infecções, resfriados comuns e alergias, de acordo com estudo.

Pesquisas demonstram que o mentol — um dos compostos ativos da hortelã-pimenta — melhora a percepção do fluxo de ar na cavidade nasal. Portanto, o vapor do chá de hortelã pode ajudá-lo a sentir como se sua respiração fosse mais fácil.

Além disso, demonstrou-se que líquidos quentes, como chá, melhoram temporariamente os sintomas de congestão sinusal, provavelmente devido a seus vapores.

Embora o chá de hortelã não tenha sido estudado por seus efeitos sobre a congestão nasal, as evidências sugerem que pode ser útil.

3. Ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados

O mentol que existe na hortelã é um eficiente descongestionante, além de ser um bom expectorante: ajuda a expelir muco e a diminuir a tosse. Tomar chá de hortelã é uma boa pedida para diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

4. Combate infecções bacterianas

Embora não haja estudos sobre os efeitos antibacterianos do chá de hortelã-pimenta, o óleo essencial de hortelã-pimenta demonstrou efetivamente matar bactérias (3, 4). Em um estudo, verificou-se que o óleo essencial de hortelã-pimenta mata e impede o crescimento de bactérias comuns de origem alimentar, como E. coli, Listeria e Salmonella em sucos de abacaxi e manga.

O óleo essencial de hortelã-pimenta também mata vários tipos de bactérias nocivas, incluindo Staphylococcus e bactérias relacionadas à pneumonia (5). Estudos  indicam que a hortelã-pimenta reduz vários tipos de bactérias comumente encontradas na boca (6, 7). E o mentol também demonstrou atividade antibacteriana (8).

5. Alivia cólica menstrual

Como a hortelã-pimenta atua como relaxante muscular, ela também pode aliviar cólicas menstruais relaxando os músculos uterinos (9, 10). Embora o chá de hortelã não tenha sido estudado para esse efeito, demonstrou-se que os compostos presentes na hortelã-pimenta melhoram os sintomas de cólica menstrual.

Em um estudo em 127 mulheres com cólica menstrual dolorosa, verificou-se que as cápsulas de extrato de hortelã-pimenta são tão eficazes quanto um medicamento anti-inflamatório não esteroide na redução da intensidade e duração da dor. Sendo assim, é possível que o chá de hortelã possa ter efeitos semelhantes.

6. Alivia coceira e irritações da pele

A hortelã possui propriedades anti-inflamatórias e é antipruriginosa. Por isso pode ser utilizada para aliviar coceiras. Quando aplicada topicamente, a hortelã tem efeito calmante e refrescante em irritações causadas por urticária, hera venenosa ou carvalho venenoso.

7. Melhora alergias sazonais

A hortelã-pimenta contém ácido rosmarínico, um composto vegetal encontrado no alecrim e em outras plantas da mesma família da hortelã (11). O ácido rosmarínico está associado a redução nos sintomas de reações alérgicas, como coriza, coceira nos olhos e asma (12, 13).

Em um estudo randomizado de 21 dias em 29 pessoas com alergias sazonais, aquelas que receberam um suplemento oral contendo ácido rosmarínico apresentaram menos sintomas de coceira no nariz, coceira nos olhos e outros sintomas do que aqueles que receberam placebo (14).

Embora não se saiba se a quantidade de ácido rosmarínico encontrada na hortelã é suficiente para afetar os sintomas da alergia, existem evidências de que a hortelã-pimenta pode aliviar alergias. Em um estudo em ratos, o extrato de hortelã-pimenta reduziu os sintomas alérgicos, como espirros e coceira no nariz.

8. Melhora a saúde bucal

A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries. Por esse motivo ela é comumente acrescentada em produtos como creme dental, enxaguante bucal e sprays que refrescam o hálito. Além de seu cheiro agradável, a hortelã-pimenta tem propriedades antibacterianas que ajudam a matar germes que causam placa dentária — o que pode melhorar sua respiração (15, 16).

Em um estudo, as pessoas que foram submetidas a uma cirurgia na coluna vertebral e receberam um enxaguante feito com hortelã-pimenta, melaleuca e óleos de limão apresentaram melhora nos sintomas de mau hálito, em comparação com aquelas que não receberam os óleos (17).

Em outro estudo, as alunas que receberam enxaguante bucal com hortelã-pimenta experimentaram uma melhora na respiração após uma semana, em comparação com o grupo controle (18).

Embora não haja evidências de estudos científicos de que beber chá de hortelã-pimenta tenha o mesmo efeito, os compostos presentes na hortelã-pimenta demonstraram melhorar a respiração.

9. Alivia a dor de cabeça e enxaqueca

As folhas de hortelã ajudam a aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago. Para relaxar os músculos, combine uma xícara de sal marinho, um terço de xícara de azeite e cerca de oito gotas de óleo essencial de hortelã. Massageie o local por dez minutos e enxágue.

Como a hortelã-pimenta atua como relaxante muscular e analgésico, pode diminuir certos tipos de dores de cabeça (19). O mentol presente no óleo essencial de hortelã aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação de resfriamento, aliviando a dor (20).

Em um estudo clínico randomizado em 35 pessoas com enxaqueca, o óleo essencial de hortelã-pimenta aplicado na testa e nas têmporas reduziu significativamente a dor após duas horas, em comparação com o óleo de placebo.

Em outro estudo realizado em 41 pessoas, o óleo de hortelã-pimenta aplicado na testa mostrou ser tão eficaz para dores de cabeça quanto 1.000 mg de acetaminofeno.

Embora o aroma do chá de hortelã possa ajudar a relaxar os músculos e melhorar a dor de cabeça, não há evidências científicas comprovadas para confirmar esse efeito. No entanto, a aplicação de óleo essencial de hortelã-pimenta nas têmporas pode ajudar.

10. Melhora a disposição

O chá de hortelã pode melhorar os níveis de energia e reduzir a fadiga durante o dia. Embora não haja estudos especificamente sobre o chá de hortelã, estudos mostram que os compostos naturais da hortelã-pimenta podem ter efeitos benéficos na disposição.

Em um estudo, 24 jovens saudáveis ​​apresentaram menos fadiga durante um teste cognitivo quando receberam cápsulas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Em outro estudo, a aromaterapia com óleo essencial de hortelã-pimenta reduziu a incidência de sonolência diurna.

11. Alivia náuseas

O cheiro de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã frescas pode ajudar a aliviar a sensação de enjoo e ânsia.

12. Melhora a memória

Em 2008, pesquisadores ingleses examinaram o poder do óleo essencial de hortelã no cérebro e descobriram que ele aumenta o estado de alerta e a memória.

13. Previne o câncer

A hortelã contém mentol, uma substância cuja propriedades têm sido associadas à prevenção de diferentes tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata.

Opte por utilizar o óleo essencial de hortelã na sua forma 100% pura, pois alguns podem conter compostos nocivos que prejudicam a saúde da pele, como os parabenos. Para comprar visite a Loja eCycle e encontre o óleo de hortelã.

A hortelã não é uma erva difícil de achar e nem de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado ou plantá-la em um vasinho em casa. Confira no vídeo um tutorial de como plantar hortelã na sua casa.

14. Pode melhorar o sono

O chá de hortelã é uma escolha ideal antes de dormir, pois é naturalmente livre de cafeína. Além disso, a capacidade da hortelã-pimenta como relaxante muscular pode ajudá-lo a relaxar antes de dormir (21, 22).

Em um estudo, o óleo essencial de hortelã-pimenta aumentou o tempo de sono de camundongos que receberam um sedativo. No entanto, outro estudo constatou que o mentol não teve efeito sedativo (23, 24). Portanto, a pesquisa sobre hortelã-pimenta e sono é controversa.

15. Faz bem para a concentração

Beber chá de hortelã pode ajudar a melhorar sua capacidade de concentração e foco. Embora os estudos sobre os efeitos do chá de hortelã sobre a concentração não estejam disponíveis, dois pequenos estudos pesquisaram esse efeito benéfico do óleo essencial de hortelã-pimenta — realizado por ingestão ou inalação.

Em um estudo, 24 pessoas jovens e saudáveis ​​tiveram um desempenho significativamente melhor em testes cognitivos quando receberam cápsulas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Em outro estudo, descobriu-se que o aroma do óleo essencial de hortelã-pimenta melhora a memória e a atenção, em comparação com o ylang-ylang, outro óleo essencial popular.

Como fazer chá de hortelã

O chá de hortelã é delicioso e fácil de adicionar à sua dieta. Você pode comprar saquinhos de chá, plantar hortelã no quintal ou comprar a granel. Para fazer seu próprio chá de hortelã:

  • Ferva 2 xícaras de água;
  • Desligue o fogo e adicione um punhado de folhas de hortelã;
  • Tampe por 5 minutos;
  • Coe o chá e beba.

Como o chá de hortelã é naturalmente livre de cafeína, você pode tomá-lo a qualquer hora do dia. Aproveite-o como um tratamento pós-refeição para evitar a má digestão, à tarde, para aumentar sua energia ou antes de dormir para ajudá-lo a relaxar.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×