Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Evidências da África do Sul comprovam que o crime é mais baixo em cidades “verdes”

Uma pesquisa conduzida pelo The Conversation baseada em dados da África do Sul comprovou que cidades com áreas verdes possuem menor incidência criminal. Essa foi a primeira análise em nível nacional da relação entre vegetação urbana e três tipos de crime: crimes contra a propriedade, crimes sexuais e crimes violentos.  

Após analisar 10 anos de estatísticas de crimes no país, foi concluído que os resultados embasam outras pesquisas que comprovam uma menor incidência criminal em áreas verdes, mesmo em um país com altas taxas criminais. 

A África do Sul possui uma das maiores taxas de criminalidade do mundo. Portanto, o local foi fundamental para a correlação entre a sustentabilidade e a incidência criminal. 

cidade verde
Cidades verdes: o que são e quais suas estratégias

O estudo foi feito a partir de estatísticas criminais de mais de mil delegacias do país entre 2000 e 2019. Especialistas calcularam o total de áreas verdes por local, a cobertura proporcional de árvores e a distância média até o parque mais próximo.

De acordo com os resultados, foi possível concluir que áreas verdes possuem menos crimes contra a propriedade e crimes violentos. No entanto, nenhuma associação foi feita aos crimes sexuais. 

Em contrapartida, áreas com maior cobertura de árvores possuíam maiores taxas de crimes contra propriedade e menores taxas de crimes violentos. Crimes contra propriedade também eram maiores em locais mais próximos a parques formais e informais, o que foi correlacionado com o status social de casas na área. 

Similarmente, um estudo de 2022 dos Estados Unidos obteve resultados parecidos. 

A análise de mais de 300 cidades americanas concluiu que espaços verdes possuem a capacidade de diminuir a incidência criminal de atos como roubo, incêndio criminoso e vandalismo.

solucoes-baseadas-na-natureza-sbn
Soluções baseadas na natureza para adaptação em cidades: o que são e por que implementá-las

Enquanto muitas comunidades defendem a ideia de que a implantação de áreas verdes e cobertura vegetal em áreas urbanas providencia esconderijos para criminosos, ambas as pesquisas comprovaram o oposto. Essas instalações podem diminuir a taxa de criminalidade. 

A partir da conclusão, especialistas acreditam que a arborização urbana deve ser uma consideração no planejamento urbano e desenvolvimento de países. Os benefícios de áreas verdes se estendem além de questões ambientais, podendo diminuir a criminalidade e impulsionar o bem-estar social. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais