Flor de abóbora é comestível e faz bem

eCycle

Rica em fibras, cálcio e vitamina C, flor de abóbora é um ingrediente saboroso e delicado

flor de abóbora
Flor de abóbora. Imagem editada e redimensionada de net_efekt, está disponível no Wikimedia e licenciado sob CC BY-SA 2.0

A flor de abóbora da espécie Cucurbita pepo é comestível e faz bem para a saúde. Ela é um ingrediente popular da culinária italiana, mas, no Brasil, é uma Panc (Planta alimentícia não convencional). Apesar de também ser chamada de flor de abobrinha italiana, é uma planta nativa da Mesoamérica, com um sabor suave e levemente adocicado.

Propriedades

Cada 100 gramas de flor de abóbora fornece, em média, 12 calorias, incluindo:

  • 94,3 g de água
  • 1,7 g de proteína
  • 0,4 g de lipídios
  • 0,5 g de carboidrato
  • 0,5 g de açúcares naturais
  • 0,9 g de fibra
  • 2 mg de ferro
  • 39 mg de cálcio
  • 37 mg de fósforo
  • 0,09 mg de vitamina B1 ou tiamina
  • 0,16 mg de vitamina B2 ou riboflavina
  • 252 µg de vitamina A
  • 28 mg em vitamina C
flor de abóbora
Imagem editada e redimensionada de Antonio José Cespedes, disponível no Pixabay, está sob domínio público

Benefícios

A flor de abóbora é rica em fibras e água, o que a torna uma possível aliada no combate à constipação intestinal. Consumir alimentos ricos em fibras, como a flor de abóbora é importante não só para prevenir a constipação intestinal, mas também picos de açúcar no sangue, colesterol ruim, câncer colorretal e obesidade. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "O que são fibras alimentares e seus benefícios?".

Além disso, a flor de abóbora é baixa em calorias, o que significa que ela é uma alternativa para evitar ganho de peso em excesso, principalmente porque suas fibras proporcionam saciedade. Ingerir poucas calorias e ficar saciado significa menos ganho de peso e menor rico de desenvolvimento de diabetes. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "Diabetes: o que é, tipos e sintomas".

Ela também é uma boa fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos e dentes, bem como pelo papel que desempenha nos mecanismos de contração muscular e coagulação sanguínea, na regulação da permeabilidade celular e na transmissão do impulso nervoso.

A ingestão diária recomendada de cálcio é de 1.000 mg por dia para a maioria dos adultos, embora mulheres com mais de 50 anos e todos com mais de 70 anos devam receber 1.200 mg por dia, enquanto crianças e jovens de 4 a 18 anos devem consumir 1.300 mg.

No entanto, uma grande porcentagem da população não consegue suprir as necessidades de cálcio por meio da dieta, de acordo com estudo. Além disso, boa parte das pessoas acredita que o cálcio só pode ser obtido do leite de origem animal e seus derivados.

Idosos com problemas de osteoporose, por exemplo, aumentam a ingestão de leite acreditando que assim estão melhorando a absorção de cálcio. Entretanto, consumir muito leite de origem animal pode fazer um efeito contrário à esse e prejudicar os ossos. Entenda melhor esse tema na matéria: "Leite faz mal? Entenda".

Em outros casos, pode haver pessoas que apresentam intolerância ou alergia à lactose e ficam confusas sobre como suprir suas demandas de cálcio. Também há pessoas adeptas à filosofia vegana ou que preferem evitar consumir leite e derivados por outros motivos.

Dessa forma, a flor de abóbora e outros alimentos ricos em cálcio como o gergelim e as folhas verde escuro, são ótimas alternativas para aumentar a ingestão cálcio.

A flor de abóbora também é rica em fósforo, que é importante por seu envolvimento nos processos energéticos do organismo humano.

Ela também é excelente fontes de provitamina A, essencial para uma bom funcionamento da visão, do crescimento dos ossos, da função testicular e do ovário; e de vitamina C.

A vitamina C é dotada de notáveis poderes antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e neutraliza os radicais livres. Saiba mais sobre esse tema na matéria: "O que é vitamina C e qual sua importância".

Contraindicações

Não há contraindicações conhecidas para o consumo de flores de abóbora, a menos que você tenha alergia a esse vegetal. As informações mostradas representam indicações gerais e não substituem de forma alguma recomendações médicas e nutricionais. Para garantir uma dieta saudável e equilibrada, consulte um nutricionista.

Receita com flor de abóbora

Ingredientes

  • Flores de abóbora fechadas
  • 1 tablete de tofu (350g)
  • 3 dentes de alho macerados
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 100 g de farinha de grão-de-bico
  • 125 ml de água fria com uma pitada de sal dissolvido

Modo de preparo

Antes de tudo, prepare a pastella. Misture a farinha de grão-de-bico com a água fria salgada mexendo bem, e deixe na geladeira por meia hora. Enquanto isso, limpe as flores com bastante cuidado e seque-as com papel toalha. Corte o caule da parte externa e a estigma (que fica na parte de dentro). Bata o tofu, o sal, o azeite e o orégano até ficar cremoso. Com cuidado, coloque essa mistura dentro das flores, sem deixar nada para fora. Coloque o óleo de fritar para esquentar. Retire a pastella da geladeira, mergulhe as flores de abóbora nela e, depois que óleo estiver quente, frite-as.


Fontes: Humanitas, Wikipedia e PubMed

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail