Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Urban Jungle é um estilo de decoração que traz plantas e outros objetos que remetem à natureza. Confira dicas para decorar sua casa

Urban Jungle é um tipo de decoração que se concentra em trazer plantas e elementos ligados à natureza para o ambiente interno. Para isso, vasos são utilizados em espaços vazios, prateleiras, estantes e paredes, junto a outros elementos, como caixotes de madeira, jardins verticais e artefatos decorativos relacionados às plantas.

O cultivo de plantas dentro de casa tem feito cada vez mais sucesso entre as gerações mais jovens. Há vários motivos para isso. Além de ser uma tendência, as plantas dentro de casa trazem muitos benefícios, como contribuir para o bem-estar, melhorando o humor, reduzindo o estresse e a fadiga. Além disso, as plantas podem aumentar a produtividade, concentração e criatividade, serem terapêuticas e ajudar a limpar o ar interno.

Por isso, se você almeja uma decoração Urban Jungle, saiba que não será benéfico só visualmente, há outras vantagens em ter plantas em casa também. Confira a seguir algumas dicas para aderir à Urban Jungle!

Dicas para uma decoração Urban Jungle

Escolha plantas apropriadas para o ambiente

A primeira coisa a se considerar para uma decoração Urban Jungle é que cada planta se adapta melhor a determinado ambiente. Há plantas que precisam de bastante sol e, por isso, não podem ficar em locais escuros. Há outras que precisam de água e, se não forem bem posicionadas, podem acabar molhando alguma parte da sua casa.

Algumas plantas crescem bastante e podem não se adaptar ou mesmo caber em certos espaços. Assim, investigue quais plantas são melhores para cada ambiente e lembre-se de avaliar se elas não são tóxicas para os animais de estimação, caso você tenha algum.

Comece com plantas fáceis de cuidar

Se você se considera um iniciante no cultivo de plantas, mas quer muito aderir à decoração Urban Jungle, recomendamos que comece aos poucos. Algumas plantas são mais difíceis de cuidar que as outras e vê-las morrer pode nos deixar frustrados. Por isso, comece pelas plantas mais fáceis de cuidar.

Alguns exemplos de espécies de plantas:

  • Cactos e suculentas: precisam de muita luz natural e pouca água (regando uma vez por semana);
  • Babosa: precisa de pouca água e prefere a luz solar indireta;
  • Calathea: precisa de rega, mas sem encharcar. Evite luz forte;
  • Bromélia: precisa de rega com frequência, deve ficar longe de correntes de ar frio e, quanto mais escura as folhas, mais luz precisa;
  • Espada-de-são-jorge: deve ser regada quando a terra estiver seca, precisa de pelo menos três horas de sol diárias (meia-sombra);
  • Jiboia: deve ser regada duas vezes por semana e ficar no sol por pelo menos três horas.

Invista no jardim vertical

O jardim vertical é uma maneira de inserir as plantas dentro de casa. Geralmente ele é apoiado na parede e pode ser feito com paletes, canos reutilizados, tábuas de madeira e outros materiais. Nele, você pode inserir as plantas de sua preferência e até algumas ervas para preparar suas refeições.

Veja no vídeo como fazer um jardim vertical com tubo de PVC:

Preencha os cantos vazios

Depois de escolher as plantas que farão parte da sua decoração Urban Jungle, para que elas cumpram com a proposta de objetos decorativos, é preciso inseri-las em locais que combinem.

Uma boa opção são os espaços vazios em prateleiras, cantos entre sofás, em cima de cômodas, cantos da pia e das janelas, entre outras possibilidades. Dê uma boa avaliada nos ambientes da sua casa para pensar onde cabem as suas plantas – lembre-se de considerar se elas precisam de muita ou pouca luz.

Pendura algumas plantas

Outra boa opção para inserir as plantas é pendurando algumas. Para isso, você pode adquirir suportes para teto e paredes ou fazer os seus próprios suportes em casa. Veja um DIY no vídeo a seguir:

Coloque plantas como elementos centrais

decoração urban jungle
Foto de Designecologist no Pexels

Além de preencher espaços vazios e serem penduradas, as plantas podem ser usadas como elementos centrais na sua decoração Urban Jungle. Para isso, experimente colocá-las em cima das mesas dos cômodos da sua casa e lembre-se de inserir um pratinho para evitar que a água escorra. Na sala de jantar, por exemplo, você pode dar preferência às plantas com flores para enfeitar.

Decore corredores

Os corredores da sua casa também são bons espaços para inserir as plantas. Elas podem decorar as paredes, ser penduradas ou preencher os cantos vazios. Nos corredores externos, as plantas podem tornar o espaço bastante convidativo quando for receber amigos e familiares.

Insira outros objetos que remetam à natureza

Por fim, para completar a decoração Urban Jungle, insira outros objetos que também remetam à natureza, como elementos feitos com materiais naturais e sustentáveis, pallets, almofadas estampadas, objetos de cores verdes, artesanatos com matéria-prima natural, entre outras possibilidades. Em resumo, use e abuse da criatividade para deixar seu ambiente mais verde!