Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça os alimentos que causam espinhas e inicie os cuidados com a pele por meio da dieta

Conhecer os alimentos que causam espinhas é um passo importante para iniciar o cuidado com a pele de maneira efetiva.

As espinhas e os alimentos que causam espinhas

As espinhas, também chamadas de acne, são uma condição de pele que afeta quase 10% da população mundial. Os fatores que contribuem para o surgimento da acne costumam ser: 

  • Produção de sebo e queratina
  • Bactérias
  • Hormônios
  • Poros bloqueados
  • Inflamação das glândulas sebáceas.

A existência de alimentos que ajudam o aparecimento de espinhas é controversa. Entretanto, estudos mostraram que existem alguns alimentos que causam espinhas. Se você apresenta esse quadro, confira uma lista dos sete principais alimentos que causam espinhas e elimine-os (ou reduza) do seu cardápio:

1. Grãos refinados e açúcares

Alimentos que causam espinhas: refrigerante
Imagem de Mohamad Babayan no Unsplash

Pessoas que têm espinhas tendem a consumir carboidratos mais refinados do que pessoas com pouca ou nenhuma acne. Esses alimentos ricos em carboidratos simples incluem:

  • Pão, bolachas, cereais e sobremesas feitas com farinha branca;
  • Macarrão feito com farinha branca;
  • Arroz branco e macarrão de arroz;
  • Refrigerantes e outras bebidas açucaradas;
  • Adoçantes como açúcar de cana, xarope de bordo, mel ou agave.

Um estudo constatou que as pessoas que consomem açúcar branco com frequência têm um risco 30% maior de desenvolverem espinhas. Aquelas que consomem doces e bolos com menos frequência apresentam um risco 20% maior. Esse risco pode ser explicado pelos efeitos que os carboidratos refinados têm sobre os níveis de açúcar no sangue e de insulina.

Os carboidratos refinados são absorvidos rapidamente na corrente sanguínea, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue de forma muito rápida. Quando os açúcares no sangue aumentam, os níveis de insulina sobem para ajudar a transportá-los para fora da corrente sanguínea e rumo às células. No entanto, altos níveis de insulina não são bons para quem tem espinhas.

A insulina torna os hormônios andrógenos mais ativos e aumenta o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Além disso, isso contribui para o desenvolvimento das espinhas, fazendo as células da pele crescerem mais rapidamente e aumentando a produção de sebo.

Por outro lado, dietas com baixo índice glicêmico estão associadas à redução da gravidade das espinhas.

Conheça o índice glicêmico das frutas
carboidratos
Carboidratos: vilões ou mocinhos?
Como substituir o pão comum com sete dicas incríveis

2. Laticínios

Alimentos que causam espinhas: leite
Imagem de Brian Suman no Unsplash

Estudos descobriram uma ligação entre alimentos lácteos e a gravidade das espinhas em adolescentes. Além desses, outros dois estudos descobriram que adultos jovens que consumiam regularmente leite ou sorvete tinham quatro vezes mais chances de apresentar espinhas.

Sabe-se que o leite aumenta os níveis de insulina, independente de seus efeitos no açúcar no sangue. Isso pode piorar a gravidade da acne. O leite de vaca também contém aminoácidos que estimulam o fígado a produzir mais IGF-1, que tem sido associado ao desenvolvimento da acne.

Embora haja especulações do porque o leite pode piorar as espinhas, não está claro se os laticínios têm um papel direto. Mais pesquisas são necessárias para determinar se existe uma quantidade ou tipo específico de laticínios que podem causar espinhas.

Como substituir o leite com nove dicas

3. Fast Food

Alimentos que causam espinhas: Fast Food
Imagem de Andras Malmos no Unsplash

A acne está fortemente associada à ingestão de uma dieta ao estilo ocidental, rica em calorias, gordura e carboidratos refinados. Alimentos fast-food, como hambúrgueres, cachorros-quentes, batatas fritas e refrigerantes podem aumentar o risco de acne.

big-food
O que é big food e alternativas

Um estudo com mais de 5.000 adolescentes chineses e adultos jovens constatou que dietas ricas em gordura estavam associadas a um risco 43% maior de desenvolver espinhas. A ingestão regular de fast food aumentou o risco em 17%.

Outro estudo realizado com 2.300 homens constatou que o consumo frequente de hambúrguer e salsicha estava associado a um risco 24% maior de desenvolver acne.

Não está claro por que comer fast-food pode aumentar o risco de desenvolver espinhas. Porém, alguns pesquisadores sugerem que isso pode afetar a expressão gênica e alterar os níveis hormonais promovendo o desenvolvimento da acne.

No entanto, é importante observar que a maioria das pesquisas sobre fast food e acne utilizou dados auto-relatados. Esse tipo de pesquisa mostra apenas padrões de hábitos alimentares e risco de acne e não prova que o fast food cause acne. Assim, são necessárias mais pesquisas.

4. Alimentos ricos em gorduras ômega-6

Alimentos que causam espinhas: semente de abóbora
Imagem de engin akyurt no Unsplash

Dietas contendo grandes quantidades de ácidos graxos ômega-6, como a dieta ocidental típica, causam aumento nos níveis de inflamação e acne. Isso ocorre porque as dietas ocidentais contêm grandes quantidades de óleos de milho e soja. Esses são ricos em gorduras ômega-6 e poucos alimentos que contêm gorduras ômega-3, como peixes e nozes.

Esse desequilíbrio dos ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 coloca o organismo em um estado inflamatório, que pode piorar a gravidade das espinhas. Por outro lado, a suplementação com ácidos graxos ômega-3 pode reduzir os níveis de inflamação. Descobriu-se, que reduz também a gravidade das espinhas.

Ômega 3 em excesso pode fazer mal
Conheça alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9

5. Chocolate

Alimentos que causam espinhas: chocolate
Imagem de Tetiana Bykovets no Unsplash

O chocolate é um suspeito de desencadear a acne desde a década de 1920, mas até agora nenhum consenso foi alcançado. Várias pesquisas informais associaram o consumo de chocolate a um risco maior de desenvolver espinhas, mas isso não é suficiente para provar que o chocolate causa acne.

Um estudo mais recente descobriu que homens propensos a acne que consumiam 25 gramas de chocolate amargo 99% diariamente tiveram um número aumentado de lesões de acne após apenas duas semanas. Outro estudo constatou que os homens que receberam cápsulas de 100% de cacau em pó diariamente tiveram significativamente mais acne após uma semana em comparação aos que receberam um placebo.

Não é claro exatamente por que o chocolate pode aumentar a acne. Embora um estudo tenha descoberto que comer chocolate aumentou a reatividade do sistema imunológico a bactérias causadoras de acne. Isso pode ajudar a explicar esses achados. Embora pesquisas apontem ​​uma ligação entre o consumo de chocolate e a acne, ainda não está claro se o chocolate realmente causa acne.

6. Proteína de soro de leite em pó

Alimentos que causam espinhas: leite em pó
Imagem de National Institute of Korean Language em krdict sob CC 2.0

A proteína de soro de leite é um suplemento alimentar popular. É uma fonte rica de aminoácidos, leucina e glutamina. Esses aminoácidos fazem as células da pele crescerem e se dividirem mais rapidamente, o que pode contribuir para a formação de acne.

Os aminoácidos da proteína também podem estimular o corpo a produzir níveis mais altos de insulina. Essa ação tem sido associada ao desenvolvimento da acne. Vários estudos de caso relataram uma ligação entre o consumo de proteína de soro de leite e acne em atletas do sexo masculino.

Outro estudo encontrou uma correlação direta entre a gravidade da acne e o número de dias em suplementos de proteína de soro de leite.

Prato com alimentos ricos em aminoácidos
O que são aminoácidos e para que servem?

7. Alimentos que causam espinhas aos quais você é sensível

A acne é, na sua raiz, uma doença inflamatória. Por isso, os anti-inflamatórios, como os corticosteroides, são tratamentos eficazes para a acne grave.

Alimentos que combatem a inflamação

Uma maneira pela qual os alimentos podem contribuir para a inflamação é através das sensibilidades alimentares, também conhecidas como reações de hipersensibilidade tardia.

As sensibilidades alimentares ocorrem quando o sistema imunológico identifica erroneamente o alimento como uma ameaça e inicia um ataque imunológico contra ele. Isso resulta em altos níveis de moléculas pró-inflamatórias circulando pelo corpo, o que pode causar espinhas.

Como existem inúmeros alimentos que sistema imunológico pode reagir, a melhor maneira de descobrir seus gatilhos únicos é fazendo uma dieta de eliminação. Sempre sob a supervisão de um nutricionista. As dietas de eliminação funcionam restringindo temporariamente um número da sua dieta. A fim de eliminar gatilhos e obter alívio dos sintomas, adicionando sistematicamente os alimentos de volta ao rastrear seus sintomas e procurar padrões.

Os testes de sensibilidade aos alimentos podem ajudar a determinar quais alimentos levam à inflamação relacionada ao sistema imunológico. Assim, fornecendo um ponto de partida mais claro para sua dieta de eliminação. Embora pareça haver uma ligação entre inflamação e espinhas, nenhum estudo investigou diretamente o papel específico das sensibilidades alimentares no seu desenvolvimento.

O que comer para evitar alimentos que causam espinhas

Agora que você já sabe quais alimentos causam espinhas, confira uma lista dos alimentos que podem te ajudar a eliminá-las:

  • Ácidos graxos ômega-3: os ômega-3 são anti-inflamatórios e o consumo regular tem sido associado a um risco reduzido de desenvolver espinhas;
  • Probióticos: os probióticos promovem um intestino saudável e um microbioma equilibrado. Ele está relacionado à inflamação reduzida e a um menor risco de desenvolvimento de acne;
  • Chá verde: o chá verde contém polifenóis que estão associados à inflamação reduzida e à produção reduzida de sebo. Verificou-se que os extratos de chá verde reduzem a gravidade da acne quando aplicados à pele;
  • Açafrão: Açafrão contém o anti-inflamatório polifenol curcumina, que pode ajudar a regular o açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina e inibir o crescimento de bactérias causadoras de acne, que podem reduzir a acne;
  • Vitaminas A, D, E e zinco: esses nutrientes desempenham papéis cruciais na pele e na saúde imunológica e podem ajudar a prevenir a acne;
  • Dietas no estilo paleolítico: As dietas paleo são ricas em carnes magras (como peixe), frutas (como a uva), legumes e nozes e com baixo teor de grãos, laticínios e legumes. Elas foram associadas a níveis mais baixos de açúcar no sangue e insulina;
  • Dietas no estilo mediterrâneo: uma dieta mediterrânea é rica em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, peixe e azeite e baixa em laticínios e gorduras saturadas. Também foram associadas à redução da gravidade da acne;
  • Alho: o alho funciona como um bom anti-inflamatório para a pele. Ele pode ser consumido como tempero de alimentos, molho e até mesmo chá.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais