Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Vaso autoirrigável é opção prática para quem gostaria de ter sua própria horta, mas está na correria do dia a dia

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Apesar de ser uma expressão associada a algo negativo, “colher o que se planta” é uma experiência prazerosa, que acentua o orgulho e a satisfação ao ver o resultado de seu trabalho e dedicação dando frutos. Mas com a correria do dia a dia, os cuidados com suas plantas podem ficar em segundo plano. Uma maneira prática de impedir que sua horta morra de sede é usar um vaso autoirrigável.

Esse tipo de vaso para plantas possui duas partes e uma espécie de pavio que liga a parte do reservatório de água com o vaso, bastando encher o compartimento de tempos em tempos – o que permite intervalos de rega bem maiores. Mas você não precisa comprar um vaso autoirrigável pronto para usufruir de seus benefícios. Também é possível colocar a criatividade em ação e fazer seu próprio vaso autoirrigável.

Growth: o vaso que cresce junto com a planta
Húmus
Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo

Como fazer vaso autoirrigável

Confira o passo a passo: é simples, prático e barato de como fazer um vaso autoirrigável

  1. Materiais
    Materiais para fazer umvaso autoirrigável

    • 2 Garrafas PET de 2 litros;
    • Barbante;
    • Húmus;
    • Sementes;
    • Estilete;
    • Tesoura;
    • Luva de proteção;
    • Pá de jardinagem;
    • Prego;
    • Martelo;
    • Chave Phillips;
    • Pedras;
  2. Corte a garrafa
    Garrafas, tesoura e estilete

    Corte as garrafas pela metade a 12 cm da base para cima.

  3. Furo na tampa da garrafa
    Furo na tampa da garrafa

    Faça furos em cada uma das tampas das garrafas que servirão como vaso autoirrigável. Aconselhamos um martelo e prego para fazer o furo inicial e alargá-lo com uma chave Phillips. O tamanho do buraco depende do tamanho do seu barbante.

  4. Pavio
    Pavio

    Faça um pavio para cada vaso. Junte de 4 a 6 pedaços de barbante com 26 centímetros e faça nós a alguns centímetros de suas extremidades. Passe a parte mais comprida dos barbantes pelo buraco e feche a garrafa, deixando o nó apoiado no buraco da tampa – a ideia é que a maior parte do pavio fique no pedaço do seu vaso autoirrigável que irá receber a planta. Em seguida, coloque a parte superior das garrafas (a parte com as tampas) de ponta cabeça na parte inferior.

  5. Montagem
    Montagem

    Coloque as pedras e húmus na parte superior, tomando cuidado para espalhar os barbantes enquanto preenche a garrafa. Depois disso, basta semear o solo e adicionar água na base (a parte inferior da garrafa).

  6. Pronto!
    Vaso autoirrigável

    Viu como é fácil fazer vaso autoirrigável por conta própria?

Apesar da praticidade de usar garrafas de plástico na hora de fazer sua horta, se possível, invista em vasos de barro. Além do material ser mais amigável para o meio ambiente e da redução do consumo de itens plásticos, a comunidade científica ainda não chegou a um consenso quanto aos possíveis danos e consequências do uso de garrafas de plástico no plantio. Alem disso, a exposição ao sol pode afetar a integridade do plástico, portanto é aconselhável plantar espécies que preferem ambiente com sombra ou meia luz.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais