Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a fazer pano de cera vegano, substituindo a cera de abelha por opções sustentáveis

Aprender a como fazer pano de cera vegano pode ser a solução para a redução de plástico. O pano de cera é uma alternativa reutilizável para o plástico filme e embalagens de único uso. Ele entra no movimento lixo zero, que visa a redução da produção de lixo e sua distribuição para aterros. 

O uso desenfreado do plástico está relacionado à poluição dos oceanos, do solo e até mesmo do ar — partículas de microplástico podem viajar pelo ar e ser aspiradas por seres humanos. 

Além disso, embalagens de plástico estão associadas ao desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas e diabetes. Isso se dá por conta de alguns químicos presentes na sua composição, como o bisfenol, que contamina os alimentos. 

O pano de cera é feito com algodão, um material biodegradável que não causa muitos impactos no meio ambiente. Porém, a sua confecção mais comum envolve a cera de abelha, que pode não ser tão sustentável assim. 

As abelhas produzem a cera como um escudo protetor para o seu mel, e embora essa produção seja natural, a sua extração pode acabar machucando ou matando os insetos. Por isso, pessoas do movimento vegano se abstém do uso da cera e do mel produzidos por esses animais. 

Porém, existem alternativas veganas para o pano de cera. A cera de carnaúba e a cera de soja são usados para substituir o produto animal em diversos outros produtos, e também podem ser usadas na confecção dos panos. 

Como fazer pano de cera vegano

Para fazer seu pano de cera vegano é necessário encontrar uma alternativa vegana para a cera. Existem vários tipos de cera vegana, incluindo a cera de carnaúba, que é sustentável e fácil de encontrar.

Ingredientes

  • Pano 100% algodão — é possível reciclar uma camiseta velha
  • ½ xícara da cera de carnaúba
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • Papel manteiga
  • Tesoura

Modo de preparo

Corte o pano de algodão no tamanho desejado, se for necessário use tigelas para medir o tamanho certo. Pré-aqueça o seu forno na menor temperatura, o indicado é por volta dos 90ºC. Coloque os panos em uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe a cera sólida em toda a sua superfície. Quando o forno terminar de pré-aquecer, coloque a assadeira com os panos lá dentro e espere a cera derreter.

A cera derrete facilmente, então é necessário prestar atenção. Após toda a cera derreter, retire do forno e com o auxílio de um pincel, distribua o líquido por toda a superfície do pano, se faltar cera em algum lugar é só repetir o processo até que o algodão esteja inteiramente coberto. 

Pendure os panos em um varal até que eles sequem completamente e use como quiser. 

O pano de cera vegano é reutilizável e pode ser lavado com água fria, para evitar que a cera derreta. Eles duram por volta de um ano e vão perdendo sua cera com o tempo, mas é possível repetir o processo e continuar usando-os.