Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os terpenos são de origem vegetal e muito úteis para diversas finalidades

Os terpenos, também chamados de terpenoides, são substâncias produzidas naturalmente pelos vegetais, principalmente pelas árvores coníferas, conhecidos como metabólitos secundários. Eles são a maior classe química de ativos vegetais e existem mais de 30 mil tipos de terpenos descritos! Além disso, alguns tipos são voláteis, e pela sua fragrância agradável, são muito encontrados em óleos essenciais.

Ainda não se têm certeza sobre sua função nas plantas, mas sabe-se que muitas dessas árvores produzem alguns terpenos voláteis para atrair ou afastar insetos de acordo com a conveniência biológica, sendo usados como intermediários na polinização e na proteção dos vegetais.

Os terpenos mais amargos e menos voláteis ou tóxicos, por exemplo, protegem as plantas de serem comidas por certos animais. Por outro lado, alguns tipos de terpenos podem ser utilizados para atrair insetos, de modo que possam realizar a polinização, e ajudar no crescimento e desenvolvimento da planta.

Vídeo de dois minutos explica a importância das abelhas

O tipo de solo, a temperatura e a luminosidade são fatores que influenciam a qualidade do terpeno produzido pelo vegetal. E, via de regra, a maior quantidade de luminosidade (sem excessos) melhora a qualidade dos terpenos produzidos.

Onde encontrar os terpenos?

Lavanda. Foto de Annie Spratt na Unsplash

Os terpenos são extraídos de diversas partes dos vegetais, incluindo sementes, flores, folhas, raízes, frutos, entre outras. Eles são encontrados em plantas como lavanda, eucalipto, bálsamo, cravo, sálvia, alecrim, hortelã-pimenta, lírio, limão, orégano, gengibre e muito mais.

O limoneno é um terpeno, e o mais abundante na natureza. Ele provém de variedades cítricas como a bergamota, a laranja, o limão, entre outras.

Você pode encontrá-los na forma de óleo essencial ou como componente de produtos à base de terpenos.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Como os terpenos são extraídos?

Após a seleção dos vegetais e das partes vegetais de interesse, os terpenos são extraídos na forma de óleos. Essa extração é mais comumente feita pela prensagem a frio, mas também é possível obter os terpenos por meio da destilação a vácuo, extração com álcoois, uso de solventes de origem vegetal, degradação térmica por destilação, entre outros.

Propriedades dos terpenos

Existem milhares de tipos de terpenos e suas propriedades são muitas. Em geral, os terpenos podem ser classificados com propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, antinecróticas e a lista não para por aqui. Cada um pode ser utilizado para determinada função ou funções.

Os terpenos de alecrim (óleo essencial) por exemplo, além de possuírem um odor muito agradável, têm alta capacidade antioxidante, propriedades bactericidas contras as bactérias Streptococcus pyogenes, Staphilococcus aureus, Streptococcus faecalis, Shigella flexineri, Salmonella typhi e Staphylococcus aure e propriedades antidepressivas semelhantes às da fluoxetina.

Já o limoneno, um dos terpenos produzidos pelos vegetais cítricos, apresenta atividade química contra as bactérias Escherichia coli, sakazakii Cronobacter e Listeria monocytogenes, efeitos preventivos ao câncer mamário, é um ótimo solvente de gordura, antifúngico contra espécies de Candida e inseticida.

Onde os terpenos são usados?

Por possuírem propriedades inseticida, bactericida, fungicida, fitoterápica, solvente de gordura, entre outras, os terpenos podem ser utilizados como matéria-prima para a produção de diversos produtos. Alguns são utilizados na conservação de alimentos, nos cuidados à saúde, à beleza, na agricultura orgânica como inseticida, como produtos de aromatização da casa e até na limpeza doméstica.

desaparecimento das abelhas
Como evitar o desaparecimento das abelhas

Por ser solvente de gordura, o limoneno pode ser empregado também na indústria como substituto a solventes petroquímicos, apresentando a vantagem de serem biodegradáveis, e não tóxicos.

Na limpeza da casa, o terpeno limoneno é uma substância aliada na limpeza natural. Frutas como os limões, que possuem terpenos, podem ser substitutas aos produtos convencionais, que trazem riscos à saúde e ao meio ambiente.

Limpeza De Casa
Produtos para uso residencial, pronto-uso ou em forma concentrada. Produzido 100% com matéria prima vegetal, os produtos são biodegradáveis, certificados pelo IBD e sendo de fácil aplicação.
A partir de R$5,49
Limpeza ecológica
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais