Como fazer demaquilante caseiro e natural

eCycle

O demaquilante caseiro e natural possui uma ótima eficiência e é muito fácil de fazer

demaquilante

Saber como fazer um demaquilante caseiro e natural ou removedor de maquiagem eficaz é importante, especialmente se você procura evitar sintéticos. No entanto, é difícil encontrar nas lojas especializadas um que seja de qualidade e a um preço acessível. E se você usa maquiagem nos olhos e a remove apenas com água e sabão, saiba que, se a limpeza não for feita corretamente, os resíduos do produto podem causar irritações nos olhos, inchaço, poros obstruídos, alergias, infecções e até rugas.

Além dessas consequências, o demaquilante comercial costuma ser produzido com ingredientes tóxicos, o que pode causar mais complicações que benefícios à pele e ao meio ambiente quando descartado incorretamente. Por isso, que tal fazer um demaquilante caseiro e natural (e muito barato)? Conheça algumas substâncias nocivas presentes nos cosméticos na matéria: "Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene".

Como fazer demaquilante caseiro e natural

Ingredientes:

  • Azeite de oliva;
  • Uma folha da planta Aloe vera, popularmente conhecida como babosa (da espécie Aloe barbadensis Miller que especificamente possui as propriedades desejadas descritas abaixo);
  • 1 copo (200 ml) de água.

Procedimentos:

Para fazer o seu demaquilante caseiro e natural, é necessário fazer o suco de Aloe vera: a folha deve ser cortada rente à base e colocada em um recipiente com a parte cortada para baixo para que possa escorrer um líquido amarelo. Atenção: esse líquido amarelo deve ser retirado, já que pode causar alergias e hipersensibilidade ao entrar em contato com a pele e mucosas dos olhos e boca (abaixo seguem a descrição e seus efeitos).

demaquilante
Imagem editada e redimensionada de WikiHow

Em seguida, deve-se retirar a casca da folha com uma faca, e a polpa gelatinosa incolor, que é a parte desejada, deve ser fatiada. Para essa receita você precisará de aproximadamente duas colheres de sopa (30 ml) desse gel incolor.

demaquilante
demaquilante
Imagem editada e redimensionada de WikiHow

No liquidificador, bata o gel incolor de Aloe vera com a água até ficar bem uniforme.

Coloque essa mistura em um recipiente com tampa, de preferência de vidro, e adicione azeite de oliva na seguinte proporção: cerca de dez partes de suco de Aloe vera para uma parte de azeite de oliva. Tampe o frasco e agite bem. Em seguida, molhe a mistura em "almofadas" de algodão ou gaze estéril, já que irá entrar em contato com a região dos olhos e as mantenha sobre essa região por alguns segundos antes de limpar, esfregando suavemente. Armazene o produto na geladeira.

Confira o vídeo (em inglês) para visualizar como funciona:

.i

Conheça um pouco mais sobre os ingredientes utilizados no demaquilante caseiro e natural:

Aloe Vera

demaquilante

A Aloe Vera é uma planta utilizada há milênios, conhecida pela sua versatilidade e usada em alimentos, cosméticos, medicamentos, entre outros. As principais atividades biológicas atribuídas a ela e que justificam seu uso em cosméticos são: antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, cicatrizante, hidratante, dentre outras.

A parte usada da planta para fins medicamentosos e alimentícios é a folha, composta principalmente por dois extratos fundamentais: o látex, que se encontra mais próximo à casca, e trata-se de um líquido amarelado que contém, principalmente, aloína; e o gel incolor da polpa, em sua parte mais interna, composto principalmente por água (cerca de 99,0%) e polissacarídeos (açúcares).

As propriedades desejadas da Aloe vera se devem aos componentes presentes no gel, e é justamente essa parte que é incorporada a várias formulações com fins medicinais, cosméticos e nutracêuticos.

A aloína é um princípio ativo naturalmente utilizado como um poderoso laxante e, embora proveniente de uma fonte natural, apresenta alguma toxicidade, podendo causar alguns efeitos indesejados, tais como irritação da mucosa e olhos no caso de contato direto. Sendo assim, esse látex amarelo deve ser eliminado da folha antes da retirada da polpa.

Por todas essas razões, se você consumir Aloe Vera, certifique-se de que está 100% livre de aloína. Em qualquer caso, é sempre aconselhável consultar sua médica ou médico antes do consumo. Leia mais na matéria: "Babosa: benefícios, como usar e para que serve".

Azeite de oliva

demaquilante
Imagem editada e redimensionada de Roberta Sorge, está disponível no Unsplash

Você sabia que o azeite de oliva tem propriedades cosméticas incríveis? Estudos realizados comprovaram que a oliveira é uma árvore capaz de se autorregenerar com o passar dos anos e foi a partir daí que inúmeras pesquisas foram feitas com relação às propriedades do azeite de oliva em benefícios para a estética e beleza.

Hidroxitirossol e tirossol são compostos fenólicos naturalmente encontrados no azeite de oliva, que é uma das fontes vegetais mais ricas quanto à presença e diversidade desses compostos. Muitos estudos apontam para várias atividades biológicas desses princípios ativos, tais como antimicrobianas, anticancerígenas, anti-inflamatórias, e em especial, devido aos seus poderosos agentes antioxidantes que podem minimizar a aparência de linhas finas e rugas, esses princípios ativos dão à pele uma aparência renovada.

Produtos tópicos à base de azeite de oliva equilibram a oleosidade e acalmam peles irritadas, purificando e agilizando o processo de limpeza dos poros, amolecendo e facilitando a remoção de impurezas causadoras de bactérias, além deixá-la com uma aparência mais luminosa e com maior vitalidade. É a terapia ideal para peles sensíveis. Além disso, assim como o óleo de coco, o azeite de oliva é rico em ácido oléico, que é um super emoliente que suaviza e pode auxiliar na hidratação e elasticidade da pele. Também atua como agente despigmentante, por evitar o acúmulo descontrolado do pigmento responsável pelo escurecimento, a melanina.

Isso fornece a essa substância ativa grande potencial de aplicação em produtos cosméticos, e o que é melhor ainda, proveniente de fonte natural e ambientalmente correto.

Conhecendo todas as maravilhosas propriedades desses poderosos aliados você pode facilmente substituir seu demaquilante comercial sintético por esse produto natural que vai trazer inúmeros benefícios à sua pele, ao seu bolso e ao meio ambiente.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail