Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais como tirar mancha de vinho das roupas

Saber como tirar mancha de vinho pode ser essencial para pequenos acidentes envolvendo o líquido. Esses acidentes, muitas vezes, são inevitáveis e podem causar algumas dores de cabeça. 

Porém, não é preciso entrar em pânico! O vinho pode ser removido com auxílio de alguns ingredientes baratos e acessíveis, como o sal. Porém, é bom agir imediatamente e não deixar de tirar a mancha para depois. Afinal, as manchas de vinho geralmente ocorrem enquanto estamos despreocupados e não pensamos em agir com rapidez. Embora seja possível retirá-las depois que se estabelecem, é melhor tentar logo após o acidente.

O vinho é rico em cromógenos e taninos, substâncias que também são usadas em tinturas. Além disso, a maioria dos tecidos são porosos e absorvem líquidos facilmente. Esses dois ingredientes juntos resultam em manchas difíceis de tirar.

Alguns produtos do mercado prometem tirar manchas de qualquer tecido, porém, aprender como tirar mancha de vinho com produtos caseiros pode sair mais barato e também, mais sustentável. 

Dicas 

Existem algumas dicas para tirar mancha de vinho com facilidade. 

Não esfregue.

Esfregar a mancha faz com que ela se espalhe para os lados. Além disso, a pressão faz com que mais camadas absorvam o líquido. 

Não espere.

Por ser quase uma tinta natural, o vinho se afunda e se estabelece nas fibras. Portanto, esperar um dia inteiro para tentar tirar a mancha pode dificultar a sua retirada. 

Não aplique calor

O calor modifica o processo químico da mancha e pode fazer com que ela vire permanente. 

Como tirar

O ingrediente mais indicado para a remoção de manchas é o sal. Como todos os líquidos, o vinho vai em direção a algo seco, por isso achar um pó seco e solto é a melhor opção. 

Além do sal, outros ingredientes e produtos que podem ser usados são a areia para gato, sabão em pó, bicarbonato de sódio e talco. Para tirar a mancha de vinho, coloque uma quantidade generosa do pó escolhido em cima do líquido e espere alguns minutos. É importante lembrar de não esfregar ou aplicar força.

Em alguns casos, a mancha sai por completo, mas se não resolver ainda existem alguns métodos a tentar antes de desistir. 

Um desses métodos envolve a mistura de vinagre branco com club soda, ou detergente com peróxido de hidrogênio. 

Outra solução popular é usar água fervendo, que embora possa facilitar que a mancha se espalhe, também ajuda as moléculas do vinho a perderem sua coesão. Porém, é importante lembrar de usar isso de última instância, após tentar o método dos pós. 

Todas as soluções caseiras são melhores que químicos e produtos de limpeza prontos. O uso de químicos, além de nocivo para os seres humanos (podendo resultar em irritação e alergias), também faz mal ao meio ambiente. Substâncias químicas podem causar dano às vidas marinhas e afetar a sua reprodução, além de serem vendidas em embalagens plásticas.

Dessa forma, aprender como tirar mancha de vinho em casa pode ser a solução mais eco-friendly disponível.