Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda algumas dicas de como salvar uma babosa

Aprender como salvar uma babosa pode ser uma ótima habilidade para cultivar! As plantas podem passar por momentos ruins, mas isso não significa que não podem se recuperar. A babosa, por exemplo, é uma planta extremamente resistente e resiliente, que pode se recuperar facilmente de alguns danos causados à ela. 

Entretanto, ela não é invencível e possui alguns pontos fracos, como a sua raiz. A podridão da raiz de babosa pode ser causada por infecções bacterianas ou fúngicas. Ela geralmente ocorre pelo excesso de água na raiz e um solo com má absorção. O ambiente úmido, então, promove o aparecimento de organismos que prejudicam a saúde da planta. 

Para evitar que isso aconteça e para aprender como salvar uma babosa, entenda os sinais do apodrecimento da raiz da planta e o que pode estar dando errado. 

Sinais do apodrecimento da raiz

A coloração da babosa é o sinal mais indicativo da saúde da sua planta. A falta de exposição solar pode fazer com que as folhas da planta murchem e fiquem verde claro. Por outro lado, uma exposição solar muito alta também pode queimá-las e deixá-las marrons. 

O apodrecimento da raiz também é caracterizado pela coloração marrom das folhas, porém, ela é acompanhada de uma folhagem mole e sem forma. Se você observar que a base da sua planta está marrom, acompanhada de folhas amareladas ou um cheiro ruim, cheque a raiz imediatamente para evitar que a condição piore.

Raízes infectadas geralmente ficam marrons ou até pretas — se já estão mortas. 

Como salvar uma babosa

O ato de salvar a sua planta pode ser diferente dependendo do problema em questão. Confira possíveis situações que podem piorar a saúde da sua babosa

Apodrecimento da raiz

Após identificar uma raiz podre, com a ajuda de álcool isopropílico e tesouras afiadas, remova as partes afetadas — que estejam com uma coloração diferente do normal. Quanto maior o nível do álcool, maiores as chances da planta se recuperar, porém, isso também depende do estado das raízes. 

Felizmente, a babosa é uma das únicas plantas que pode sobreviver à essa condição. Em infecções mais sérias, onde a maioria da raiz foi afetada, remova toda a parte afetada — para ter certeza, corte acima da parte infectada. Depois disso, deixe a planta secar por alguns dias em uma área aquecida. 

Depois de secas, mergulhe as raízes em uma solução feita de uma parte de alvejante para 10 partes de água. Deixe secar por um dia. 

Replante a babosa em um solo e vaso com boa drenagem, com cuidado para não afetar as raízes que sobraram. 

Folhas translúcidas, marrons, amarelas ou moles

Se a raiz não for o problema, as possíveis causas para a mudança da aparência da sua planta podem ser:

  • Regar com muita frequência 
  • Solos de drenagem lenta 
  • Vasos sem furos de drenagem adequados na base

Confira o estado do vaso e do solo. Altere o que for necessário e deixe de regar a planta por alguns dias. Lembre-se: a babosa é uma suculenta que não precisa de muita água e só deve ser regada quando o solo estiver completamente seco. 

Durante o verão, a babosa deve ser regada com menos frequência ainda, uma vez que a planta entra em estado de dormência para lidar com a seca. 

Planta murcha com folhas morrendo na base

Se a sua planta parece “caída” ela pode não estar recebendo o Sol necessário para sobreviver. A babosa precisa de quatro a seis horas diárias de exposição solar. Se possível, mova o vaso para um local de maior incidência solar, mas de um modo gradual.

Quando a babosa não é aclimatizada, ela pode queimar no Sol. Mover a planta da sombra para o Sol por aproximadamente 4 semanas, dá a oportunidade para que ela se acostume. 

Como salvar a babosa de queimaduras

Infelizmente, as folhas da babosa não podem se recuperar de queimaduras. Entretanto, você pode podar a sua planta e remover as folhas afetadas para melhorar a sua aparência. 

As queimaduras geralmente são provenientes da realocação súbita da planta para um lugar com alta exposição solar. Para evitar que isso aconteça, dê tempo para que a planta possa se aclimatar de acordo com o que foi explicado anteriormente. 

Babosa que não cresce

Como já mencionado, durante o verão, a babosa entra em estado de dormência para se adaptar à falta de água. Durante esse período, a planta não cresce e pode ser um motivo para a sua estagnada. 

Por outro lado, a babosa também deve ser podada para promover a sua propagação. Felizmente, folhas saudáveis possuem diversos usos, seja no cuidado da pele, dos cabelos e até na limpeza de casa.