Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como armazenar gengibre do modo correto

Aprender como armazenar gengibre pode ajudar a acabar com o desperdício, usufruindo do alimento por mais tempo. Pertencente à família Zingiberaceae, o gengibre é uma das especiarias mais saudáveis do mundo, podendo ser encontrado em pó, seco ou fresco. 

O gengibre é popular na alimentação humana há mais de dois mil anos. Para você ter uma ideia, naquela época os chineses já conheciam bem seus benefícios. Como medicamento natural, o gengibre era utilizado para tratar náuseas, dores de estômago e diarreia. Com o avanço da ciência, descobrimos que essa raiz é benéfica no combate a muitos outros males. 

Entre seus benefícios, a raiz pode prevenir a enxaqueca, tratar o enjoo, reduzir os sintomas da diabetes, diminuir as dores resultantes da artrite, prevenir e tratar sintomas de gripes e resfriados e ajudar a emagrecer. Para entender mais sobre as propriedades do gengibre, confira nossa matéria: 

Mas afinal, como armazenar o gengibre? Se feito do modo incorreto, a raiz pode secar e perder seu gosto distinto. Desse modo, aprender o jeito certo pode ajudar a manter o alimento por mais tempo, além de evitar o desperdício. 

Confira algumas maneiras de armazenar gengibre

Como armazenar gengibre na geladeira

Na geladeira, o gengibre pode durar até três semanas se armazenado corretamente. Para armazená-lo na geladeira, deixe a casca intacta e coloque o alimento na gaveta de vegetais. Se quiser, você também pode deixá-lo em um recipiente fechado com tampa — olhando de vez em quando para se certificar que ele não mofou. 

Como armazenar gengibre em álcool destilado 

Ele também pode ser armazenado em bebidas alcóolicas. Chamadas de bebidas espirituosas, esses líquidos possuem álcool destilado e ajudam a manter o gengibre fresco. O mais comum usado para armazenamento é o xerez, mas vodca, rum e gin também podem ser utilizados. 

Contudo, é recomendado o uso de bebidas claras, uma vez que líquidos escuros podem dificultar a visualização do gengibre e seu estado. Preservado no álcool, ele pode durar até seis semanas. 

Como armazenar gengibre no armário 

Se não quiser guardar o alimento na geladeira, você pode preferir deixá-lo no armário ou no balcão. Porém, esse tipo de armazenamento é recomendado para o uso quase imediato do gengibre, uma vez que sem a refrigeração, ele só dura por volta de uma semana. 

Como armazenar gengibre no freezer

Congelar o gengibre é um ótimo método de conservação para evitar o apodrecimento e desperdício da raiz. É só descascá-lo e colocá-lo em um recipiente no congelador. Se preferir, pique-o primeiro para facilitar o seu preparo. 

No freezer, o gengibre pode durar até seis semanas. 

Gengibre em conserva

Para aproveitar ainda mais o gengibre sem desperdiçá-lo, procure fazer o gengibre em conserva! Típico da culinária japonesa, o shoga gari é saboroso e possui os mesmo benefícios do gengibre in natura.

Confira a receita e o modo de preparo aqui: