Coador de café inox como alternativa ao filtro de papel

eCycle

Conheça vantagens do coador de café inox para substituir o filtro de papel

coador de café inox
Imagem em Pixy sob CC0

O coador de café inox é uma alternativa sustentável ao filtro de papel, pois é reutilizável e, se bem conservado, pode durar décadas. Além disso, o coador inox não precisa de filtros de papel, pano ou plástico, que são descartáveis e geram resíduos nocivos ao meio ambiente. A outra vantagem é financeira: você economiza muito utilizando o coador de café inox, que é lavável e dispensa a compra de outros produtos.

O coador de café feito de papel parece inofensivo, mas não é. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), o uso do filtro produzido com papel branqueado industrialmente é suficiente para exceder os “níveis aceitáveis” de dioxina, uma substância tóxica que traz diversas complicações à saúde humana. Além disso, o filtro de papel não é reciclável e, se não for destinado a unidades de compostagem, gera resíduos nocivos ao meio ambiente. Uma solução lógica seria retornar ao bom e velho coador de pano, não é ser prático e se desgasta com o tempo, podendo, eventualmente, afetar o sabor do café.

Por isso, o coador de café inox é uma alternativa cada vez mais procurada por quem quer economizar, reduzir impactos ambientais e manter a qualidade da bebida. O café preparado no filtro de aço inox mantém o sabor característico dos grãos e o material é higiênico, sendo de fácil manutenção e limpeza. Se cuidado de forma adequada, um coador de café inox permite que você passe muitos anos sem se preocupar em adquirir um novo.

Já existem várias opções de coador de café inox disponíveis no mercado. Um dos precursores do produto foi o filtro criado pela empresa Able Brewing, que é feito de aço inox e possui furos precisos (cortados por um processo fotoquímico), permitindo um fluxo constante da bebida, ao mesmo tempo que minimiza a quantidade de sedimento. O coador se encaixa facilmente na maioria dos suportes e, para limpar, basta passar um pano ou lavar com sabão e água quente.

Os coadores de inox também são fáceis de lavar, pois só precisam de água e um pouco de sabão ou detergente para eliminar os resíduos de café. Recomenda-se não deixar o pó por muito tempo secando no coador, para não prejudicar sua durabilidade e conservação.

Como utilizar coador de café inox

Primeiro, é preciso colocar o pó de café dentro do coador (se o grão estiver moído em partes pequenas, o café tem chance de ficar mais saboroso). Em seguida, após colocá-lo sobre um recipiente, é necessário distribuir lentamente a água pelo coador, caso contrário, a água não vai ficar tempo suficiente no funil e a bebida poderá ficar fraca.

Alternativas

Se você não tem interesse em adquirir um coador de café inox, há métodos antigos que podem servir para substituir o filtro de papel. Como já foi dito, é utilizar o velho coador de pano que, apesar de não ser muito prático, não passa pelo processo de branqueamento artificial, e pode ser reutilizado diversas vezes.

Se você optar pelo uso das cápsulas de café, pela maior funcionalidade e variedade que essa alternativa oferece, dê preferência às cápsulas de alumínio e escolha um fabricante que disponibilize ao consumidor condições de fazer o descarte adequado dos resíduos. Uma vantagem das cápsulas de alumínio é que elas são recicláveis, mas precisam ser destinadas a postos de reciclagem apropriados. Uma dica é procurar informações diretamente com o fabricante da marca utilizada.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×