Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça os benefícios nutricionais da farinha de coco, alternativa saudável e sem glúten à farinha de trigo comum

A farinha de coco é uma alternativa à farinha de trigo. Com baixo teor de carboidratos e livre de glúten, pode ser consumida por portadores da doença celíaca. O é ideal para pessoas que precisam seguir dietas mais rigorosas, substituindo a farinha tradicional em receitas de bolos, massas, pães e tortas.

Além disso, é uma boa fonte de proteínas e fibras. Isso ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e atua reduzindo o colesterol ruim (LDL), prevenindo doenças do coração. A farinha de coco é produzida a partir da polpa seca e moída do coco. Geralmente, funciona melhor em combinação com outra farinha que não contém glúten.

Durante a fabricação, os cocos são primeiro quebrados e sem líquido. A carne do coco é então raspada, enxaguada, ralada e coada para separar os sólidos do leite. 

Então, o produto é cozido em temperatura baixa até secar, antes de ser triturado para virar farinha. O pó branco produzido é semelhante às farinhas feitas de grãos, como a de trigo, e tem sabor suave. Não interferindo no resultado final das receitas.

Quais os benefícios da farinha de coco?

A farinha de coco tem um perfil nutricional rico e pode oferecer uma variedade de benefícios à saúde. Confira alguns deles.

É rica em nutrientes e gorduras benéficas

A farinha de coco oferece uma variedade de nutrientes, incluindo gorduras saudáveis. Ela é rica em fibras e fornece triglicerídeos de cadeia média, que auxiliam no emagrecimento e na saúde do  corpo, e ferro vegetal.

Auxilia na saúde da digestão

O alto teor de fibras da farinha de coco também pode beneficiar sua digestão e o bem-estar. A maior parte de suas fibras é insolúvel. Isso adiciona volume às fezes e ajuda a mover os alimentos suavemente pelo intestino, evitando episódios de constipação (prisão de ventre). A farinha de coco possui pequenas quantidades de fibras solúveis e outras fibras fermentáveis, que alimentam as bactérias benéficas presentes na microbiota intestinal.

Melhora a saúde do coração

Pesquisas mostram que o consumo diário de 15–25 gramas de fibra de coco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total no sangue em 11%, o colesterol LDL (ruim) em 9% e os triglicerídeos no sangue em até 22%. A farinha de coco ainda fornece ácido láurico, um tipo de gordura que ajuda a matar as bactérias responsáveis ​​pelo acúmulo de placas nas artérias, associadas a doenças do coração.

Ajuda na perda de peso

Segundo estudos, a farinha de coco pode ajudar a combater o excesso de peso. Isso porque oferece fibras e proteínas, dois nutrientes que reduzem a fome e o apetite.

Combate vírus e bactérias prejudiciais

A farinha de coco é rica em ácido láurico, um tipo de gordura que pode combater certas infecções. Uma vez ingerido, o ácido láurico forma um composto conhecido como monolaurina. Uma pesquisa revelou que o ácido láurico e a monolaurina podem matar vírus, bactérias e fungos prejudiciais ao organismo, especialmente as variedades Staphylococcus aureus e Candida albicans, responsável pelo desenvolvimento da candidíase

Desse modo, fortalece o sistema imunológico contra a ação desses patógenos. 

Controla os níveis de açúcar no sangue

Alimentos ricos em fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue ao diminuir a velocidade que entra na corrente sanguínea. A farinha de coco também tem baixa classificação no índice glicêmico (IG). O que significa que pães e outros alimentos feitos com ela têm menor probabilidade de aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Qual é o índice glicêmico da farinha de coco?

A farinha de coco possui um índice glicêmico de 51. Isso significa que causa menos aumento nos níveis de açúcar no sangue do que a farinha de trigo. Este tem um índice glicêmico de 69.

O que é melhor farinha de aveia ou farinha de coco?

Ao todo, a farinha de coco possui menos calorias e carboidratos do que a farinha de aveia. Por outro lado, a farinha de aveia possui um índice glicêmico menor que a de coco, atingindo apenas 41. 

A farinha de coco é rica em gorduras, o que pode ser uma desvantagem para quem segue dietas com baixo consumo de gorduras. Embora produtos derivados do coco sejam naturalmente ricos em gorduras saturadas, a farinha é processada de forma a remover essas gorduras. Assim tornando-a mais segura para consumir regularmente.

Como usar a farinha de coco?

Hidratação com óleo de coco
Imagem de Tijana Drndarski no Unsplash

Existem diversas receitas com farinha de coco. Confira algumas sugestões:

  • Bolo de chocolate e banana
  • Bolo de amêndoas (misture-a com farinha de amêndoa!)
  • Pães
  • Vitaminas e smoothies (adicione uma colher de sopa da farinha para desfrutar de seus benefícios!)
  • Espessante para molhos e sopas

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais