Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O ketchup pode ser considerado um molho vegano - por alguns

O ketchup é um alimento para qualquer hora. Basicamente, ele é um molho à base de tomate – presente em vários pratos. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o ketchup pode ser considerado vegano. Entenda:

Filosofia vegana

O veganismo se trata de um estilo de vida baseado na alimentação e no consumo de produtos que respeitam os animais. 

O maior princípio da filosofia vegana é a igualdade, tanto entre humanos quanto entre humanos e animais. Os veganos têm como princípio o respeito a todos os seres sencientes. 

Do que é feito o ketchup?

De modo geral, o ketchup é feito de:

Originalmente, todos os ingredientes que compõem o ketchup são de origem vegetal. Por isso, ele pode ser considerado vegano – por alguns. No entanto, alguns adeptos à filosofia vegana consideram certos açúcares proibidos. Isso porque algumas refinarias de açúcar usam ossos de animais abatidos como parte dos processos de filtração e branqueamento. 

Embora nem todas as refinarias utilizem ossos de animais abatidos para processar açúcares, não é possível saber o que você está consumindo, já que as informações não são divulgadas na embalagem do produto. 

Como alternativa, você pode preparar o seu próprio molho em casa. 

Marcas populares de ketchup vegano

Não faltam opções de ketchups veganos no mercado. Eles costumam ser o padrão em restaurantes e estabelecimentos de fast food – apenas certifique-se de perguntar ao garçom que marca de ketchup é usada, se você mesmo não conseguir identificar o rótulo e tomar cuidado com a prática de vegan-washing.

Como fazer ketchup vegano?

Ketchup vegano
Imagem de Ashkan Forouzani no Unsplash

Você também pode preparar seu próprio ketchup em casa. Além de ser vegano, ele é fácil e barato de fazer. 

Ingredientes

  • 1 xícara de pasta de tomate;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 colher de chá de alho em pó;
  • 1 colher de chá de cebola em pó;
  • ¼ colheres de chá de sal (ou a gosto);
  • 4 colheres de sopa de xarope de milho com alto teor de frutose.

Se você quiser que seu ketchup fique um pouco mais elaborado, pode adicionar sua própria mistura de especiarias. Ou, se você gosta de coisas picantes, pode colocar um pouco de molho apimentado ou pimenta-caiena. Para preparar o ketchup, reúna todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.