Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra a importância de reutilizar materiais para o meio ambiente e confira dicas

Imagem de Elf-Moondance em Pixabay

Reutilizar produtos e materiais é fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente. Mesmo sendo muito importante, o processo de reciclagem utiliza energia, combustível e tempo de transporte dos caminhões que fazem a coleta do lixo nas residências, para depois levar os resíduos às cooperativas e recicladores.

Isso sem falar na energia das máquinas, no transporte do produto reciclado até as novas fábricas, etc. Todas essas tarefas são necessárias para mitigar os danos ambientais, mas também geram emissões que podem desequilibrar o efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.

Por isso, antes de enviar um item para a reciclagem, é importantíssimo que ele tenha sido usado ao máximo. Com o prolongamento da vida útil dos objetos por meio da reutilização, o processo de reciclagem se torna muito mais qualitativo.

Confira dicas para reutilizar produtos e materiais em casa!

Cobertores e toalhas

Caso você tenha animais, estique os cobertores velhos e toalhas que não usa mais em um local onde eles possam sentar e dormir. As toalhas velhas também podem se tornar panos de chão!

Sementes

As sementes de frutas e vegetais não precisam ir para o lixo. Plante-as no quintal ou em pequenos vasos, faça uma horta caseira ou inicie sua compostagem doméstica, reduzindo sua geração de resíduos orgânicos, emissões de gases de efeito estufa e aliviando aterros sanitários.

Borra de café

A borra de café pode ser ótima aliada para o crescimento sadio de suas plantas;

Caixas

Reutilize caixas de papelão e plástico bolha para acondicionar louças e itens frágeis quando for organizar uma mudança.

Tapetes

Tapetes são itens de difícil reciclagem. Se você tem um daqueles que já está manchado ou mal cheiroso, tente remover as manchas com uma receita caseira. Se o problema for que seu tapete já está bem velhinho, ele pode ser restaurado e ganhar uma segunda vida. Existem lojas específicas que fazem esse serviço.

Sobras e cascas de alimentos

Reutilize as sobras e cascas de alimentos e todo o material orgânico da sua casa ou pratique a compostagem doméstica. Saiba o que não deve ir para a composteira e siga o passo a passo para aplicar essa técnica sustentável no seu dia a dia.

Embalagens

Reutilize embalagens de manteiga e margarina ou outros potes desta natureza para guardar sobras de comida em geral. Recipientes de vidro com tampa podem servir para guardar sobras de comida ou acondicionarem um doce, como uma geleia. Saiba como tirar cola de adesivo de potes de vidro;

Roupas

Roupas velhas podem virar panos de limpeza. Também é possível transformar sua camiseta velha em uma bolsa sustentável.

Travesseiros

Reutilize o recheio dos travesseiros e edredons velhos para fazer almofadas. Aproveite também para transformar as fronhas do travesseiro em trapos.

Papel 

Guarde o papel de embrulho de algum presente recebido para usá-lo novamente quando for presentear alguém. Utilize os jornais, revistas e outros produtos de papel para ajudar no transporte de itens frágeis. Você também pode fazer reciclagem de papel em casa!

Escova de dentes
Reaproveite sua escova de dentes velha na limpeza de sujeiras e locais de difícil acesso (veja mais). 

Pães amanhecidos

Não sabe o que fazer com pães amanhecidos? Corte-os em fatias e leve-os ao forno para fazer deliciosas torradas. Também é possível fazer um pudim de pão ou picá-los e jogá-los no quintal para alimentar pássaros!

Tampinhas de garrafa PET
Com tampinhas de garrafa PET é possível fazer o seu próprio jogo de damas, por exemplo. Basta coletar peças de duas cores diferentes. Para as crianças, você pode fazer outros tipos de brinquedos reciclados, como um jogo de boliche.

Tubos de papel higiênico

Tubos de papel higiênico podem servir para crianças fazerem artesanato ou até brincarem de boliche, substituindo os pinos. Podem servir de sementeiras, como caixinhas de presentes ou mesmo um estojo porta-canetas. E, se não estiver com paciência para um upcycle, seu cachorro ou gato também pode gostar de brincar com eles.

Cotonete

Calma, não estamos falando do cotonete que você costuma comprar no supermercado. Comercializado como o primeiro cotonete reutilizável do mundo, o LastSwab é uma alternativa sustentável aos cotonetes descartáveis. Criado pela marca LastObject, um único LastSwab suporta até 1.000 usos – embora provavelmente ele possa durar muito mais com o cuidado adequado. Após o uso, o LastSwab pode ser limpo apenas com água morna e sabão e, em seguida, está pronto para ser usado novamente. Você pode adquirir o seu aqui.

    Muitos desses itens, depois de reutilizados, podem ser reciclados. Saiba onde e como fazer o descarte correto ou a doação dos itens que você não usa mais.


    Fontes: Recycling Near You e AOL