Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como fazer uma sementeira em três passos simples, reutilizando materiais que você já tem em casa

Está pensando em fazer uma horta, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo é descobrir como fazer uma sementeira. Nas linhas abaixo, você confere um passo a passo simples e superfácil de seguir!

Já comentamos a importância da semeadura e germinação para a sua horta orgânica na matéria “Curso de hortas orgânicas #3 e #4: semeadura, germinação e transplante de mudas“. Por isso, você já sabe que a sementeira é importante na hora de começar sua horta ou para fazer mudas.

Mas por que não fazer a sua a partir de materiais que você já tem em casa? Aprenda como fazer uma sementeira de forma fácil e rápida, reaproveitando um resíduo tão comum quanto os rolos de papel higiênico.

Como fazer uma sementeira

O vídeo abaixo ensina formas de fazer uma sementeira. A primeira é uma sementeira de casca de ovo; já a segunda é feita com rolinhos de papel higiênico. Ambas são simples e dão um destino amigável para esses dois resíduos tão comuns.

Para transformar rolos de papel higiênico em sementeiras é simples: basta juntá-los com tesoura, terra, sementes e água.

Passo 1

Comece separando os rolos de papel higiênico vazios e cortando-os ao meio com o auxílio de uma tesoura. Em seguida, pressione com cuidado o contorno de uma das extremidades para fazer o fundo, formando um copinho.

Materiais como o papelão são perfeitos para fazer uma sementeira.

Passo 2

Quando terminado, o fundo do seu copo deve estar parecido com este daqui:

A sementeira é aconselhável para que a germinação seja bem-sucedida.

Passo 3

Separe as “sementeiras” e organize-as todas juntas, uma ao lado da outra, de preferência em uma bandeja ou outra superfície de apoio.

Preencha os potinhos com terra e deposite a semente de sua escolha no centro de cada um deles. Regue sua sementeira diariamente. Em alguns dias, suas sementes começarão a brotar.

Sementeiras na bandeja.

Dicas extras

Quando você for transplantar os brotos para um jardim, tenha o cuidado de apoiar o fundo do copo com a mão, para evitar que a terra caia da sementeira (que a essa altura já deve estar um pouco mole por conta da umidade).

Não é preciso retirar o rolinho de papel higiênico para fazer o plantio, basta colocá-lo diretamente sob o solo, já que ele é biodegradável e, por isso, vai se desfazer na terra em que sua mudinha for plantada.

Plantando a sementeira.