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Opções de remédio para ansiedade no estilo natural vão de hábitos a suplementos de ervas

A ansiedade é um sentimento saudável, que serve para antecipar os perigos e nos ajudar a sobreviver. Entretanto, quando ela mais atrapalha do que ajuda, se tornando uma luta diária, é hora de procurar orientação psicológica ou psiquiátrica. Além do apoio profissional, também é possível adotar alguns hábitos complementares e dicas de remédio para ansiedade no estilo natural, sempre com orientação médica. Confira:

Opções caseiras de remédio para ansiedade

1. Mantenha-se ativo

Praticar exercícios regularmente faz bem para a saúde física e mental e é um hábito que funciona como um remédio natural para ansiedade. O exercício funciona de modo semelhante à medicação para aliviar a ansiedade de algumas pessoas. E não é apenas uma sensação de curto prazo: a sensação de alívio da ansiedade pode permanecer por horas após o exercício.

Vale ressaltar que a prática de exercícios físicos estimula a produção de serotonina e noradrenalina, hormônios da felicidade.

2. Evite o álcool

O álcool é um ansiolítico e sedativo natural. Beber um copo de vinho ou um dedo de uísque quando seus nervos estão à flor da pele pode ajudar a acalmar. Entretanto, após um tempo, o álcool pode piorar o quadro de ansiedade e causar dependência.

3. Medite

O principal ensinamento da meditação é o controle sobre a mente e os pensamentos caóticos, que traz uma sensação de calma e plenitude. A meditação é amplamente reconhecida por aliviar o estresse e a ansiedade. Uma pesquisa sugere que 30 minutos de meditação diária podem atuar como um remédio natural para ansiedade e ainda agir como antidepressivo.

Meditação
Imagem de Simon Rae em Unsplash

4. Mantenha uma dieta saudável

Baixos níveis de açúcar no sangue, desidratação ou os produtos químicos presentes nos alimentos processados, como aromas, corantes e conservantes artificiais, podem causar alterações de humor em algumas pessoas. Uma dieta rica em açúcar também pode afetar o temperamento. Se a sua ansiedade piorar depois de comer, verifique seus hábitos alimentares. Mantenha-se hidratado, elimine os alimentos processados ​​e mantenha uma dieta saudável rica em carboidratos complexos, frutas, vegetais e proteínas magras.

5. Respire fundo

A respiração superficial e rápida é típica de quando estamos ansiosos, podendo acelerar o ritmo cardíaco, causar tontura e até mesmo um ataque de pânico. Praticar exercícios de respiração lenta e profunda pode ajudar a restaurar os padrões respiratórios normais e atuar como remédio natural para ansiedade.

6. Tente aromaterapia

A aromaterapia é uma técnica que utiliza óleos essenciais para promover a saúde e o bem-estar. Os óleos essenciais podem ser inalados diretamente ou adicionados a um banho ou difusor quente. Estudos mostram que alguns óleos essenciais utilizados na aromaterapia ajudam a:

  • Relaxar;
  • Dormir;
  • Melhorar o humor;
  • Reduzir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

O óleo essencial de lavanda, por exemplo, tem uma estrutura quimicamente complexa com mais de 150 constituintes ativos. Ele possui propriedades anti-inflamatórias, antinfúngicas, antissépticas, antimicrobianas, antiespasmódicas, analgésicas, desintoxicantes e sedativas. Além disso, ele pode reduzir a depressão e melhorar a insônia.

Pesquisadores da Flórida descobriram que o óleo essencial de lavanda também pode reduzir a ansiedade e a pulsação em estudantes de enfermagem que faziam testes estressantes frequentemente. Em ambientes hospitalares, a aromaterapia demonstrou diminuir a angústia pré-operatória e relaxar mais do que massagem ou apenas repouso.

Alguns exemplos de óleos essenciais usados ​​para aliviar a ansiedade são:

7. Beba chá de camomila

O chá de camomila é um remédio caseiro comum para acalmar os nervos e promover o sono. Um estudo de 2009 mostrou que a camomila também pode ser uma poderosa aliada contra o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). O estudo descobriu que as pessoas que tomaram cápsulas de camomila alemã (220 miligramas até cinco vezes ao dia) tiveram uma redução maior nas pontuações para testes que medem os sintomas de ansiedade do que aquelas que receberam um placebo.

Se você não gosta de tomar chá de camomila, faça o teste com suplementos. A dose média recomendada do suplemento varia de 350 a 500 mg, podendo ser dividida em dois comprimidos ou tomada em uma única dose diária. No caso do chá, o ideal é tomar uma xícara por dia.

8. Use suplementos vitamínicos

Se você já possui uma dieta saudável, talvez essa opção não funcione como um remédio para sua ansiedade. Mas se você sabe que sua dieta é pobre em nutrientes essenciais (principalmente quem não consome frutas e vegetais crus), os suplementos dietéticos podem ser a chave para o alívio dos sintomas da sua ansiedade.

Vitamina A

Pessoas com ansiedade possuem deficiência de vitamina A. A vitamina A é um antioxidante que ajuda a controlar os sintomas da ansiedade. A dose média indicada do suplemento é de cerca de 10.000 unidades internacionais (UI), tomadas como um comprimido uma vez por dia.

Complexo B

Suplementos do complexo B contêm todas as vitaminas do complexo B necessárias para o organismo, que são vitais para manter o sistema nervoso saudável. Esses suplementos também podem ajudar a melhorar os sintomas de ansiedade e depressão.

A dosagem varia, em média, de 300 miligramas (mg) a 500 mg por dia.

Vitamina C

O dano oxidativo pode aumentar a ansiedade. A vitamina C, em contrapartida, por ser um antioxidante, previne esse dano e, consequentemente, a ansiedade.

A dose média recomendada do suplemento varia de 500 a 1000 mg. Isso pode ser dividido em dois comprimidos ou tomado como um comprimido diário.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente importante que ajuda o organismo a absorver outras vitaminas. Apesar de ser produzida pelo próprio organismo a partir da exposição à luz solar, é possível haver deficiência em vitamina D, que pode levar a outras deficiências vitamínicas, agravando a ansiedade. A dose média do suplemento pode variar de 1.000 a 2.000 UI. A dose pode ser dividida em vários comprimidos ou tomada em um único comprimido uma vez ao dia.

Vitamina E

A vitamina E é outro antioxidante. O organismo usa esse nutriente rapidamente em tempos de estresse e ansiedade. A suplementação de vitamina E pode ajudar a restaurar o equilíbrio e reduzir os sintomas da ansiedade. A dose média recomendada do suplemento é de cerca de 400 UI, que deve ser tomado como um único comprimido uma vez ao dia.

9. Experimente o suplemento ashwagandha

A ashwagandha (Withania somnifera) é uma planta utilizada na Ayurveda. Algumas pesquisas sugerem que ela pode ser tão eficaz quanto medicamentos convencionais para tratar a ansiedade.

A dose média recomendada do suplemento é de cerca de 900 mg, que pode ser tomada em duas cápsulas de 450 mg ou uma de 900 mg por dia.

10. Tome suplemento de magnésio

O magnésio é um mineral essencial para o organismo e sua deficiência pode causar sintomas de ansiedade. A dose média recomendada de suplemento de magnésio varia de 100 a 500 mg.

11. Não se atrase

Ao correr, além de ficarmos suados, o coração bate como um pandeiro e acelera a respiração. Para evitar essa situação, é melhor sair mais cedo. Se você já está atrasado, porém, não se apresse. Respire profundamente e tente manter a calma, o que são alguns minutos extras se você já está atrasado? Melhor dar prioridade à paz de espírito. O ideal é chegar dez minutos mais cedo, assim dá tempo de se adaptar ao local e, se o ambiente permitir, até pedir uma bebida. Mais do que dez minutos de antecedência podem trazer pensamentos ansiosos durante a espera.

12. Escolha o que vestir com antecedência

Não há nada pior do que tentar encontrar uma roupa no último minuto. Escolha algo confortável e que faça você se sentir bem com antecedência. Estar bem vestido ajuda a aumentar a autoconfiança.

13. Tente o suplemento de bacopa

Um estudo de 2013 descobriu que o extrato da planta bacopa pode reduzir os níveis de cortisol. O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, podendo agravar os sintomas da ansiedade. A dose média recomendada do suplemento é de cerca de 500 mg por dia.

14. Distraia-se no caminho

A jornada até seu destino é frequentemente a pior parte. Use técnicas de distração para evitar que sua mente ansiosa repasse tudo o que poderia dar errado. Livros, aplicativos e jogos para celular são muito bons para isso.

15. Use um cobertor pesado

Para muitas pessoas que têm distúrbios como ansiedade, insônia ou autismo, os cobertores pesados ​​podem funcionar como um remédio natural. Eles também podem ser usados ​​para complementar as terapias convencionais.

Um estudo mostrou que fazer pressão sobre o corpo durante o sono é uma forma eficaz de sincronizar a secreção de cortisol com o ritmo circadiano natural de 24 horas, especialmente em mulheres. A pressão ajudou a reduzir a produção de cortisol durante o sono nos participantes, o que melhorou o sono e aliviou o estresse, a insônia e a dor.

Outro estudo descobriu que cobertores de 13,6 Kg são uma maneira segura e eficaz de reduzir a ansiedade em adultos. Dos 32 adultos que participaram do estudo, 63% relataram níveis mais baixos de ansiedade.

16. Respire

Você pode praticar a respiração, sentado ou deitado. Seja qual for a posição que você escolher, certifique-se de ficar confortável.

  1. Feche os olhos e preste atenção à maneira como você respira.
  2. Em seguida, conte lentamente 1-2-3-4 enquanto inspira pelo nariz.
  3. Expire pela mesma contagem de quatro segundos.
  4. Ao inspirar e expirar, preste atenção às sensações de enchimento e vazio em seus pulmões.

Conforme você continua praticando a respiração igual, sua segunda contagem pode variar. Certifique-se de manter a inspiração e a expiração iguais.

Mude seu estilo de vida e diminua a sua ansiedade!