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Conheça onze dicas de remédios e tratamentos naturais para a fascite plantar, inflamação que afeta um ou ambos os pés

Imagem de Billie em Unsplash

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que causa dor na planta do pé, em uma região próxima ao calcanhar chamada fáscia plantar, tecido fibroso que recobre toda a musculatura da sola, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés. O problema pode acometer qualquer pessoa, mas é mais comum em indivíduos na faixa etária de 40 a 60 anos, praticantes de caminhada ou corrida, maratonistas, grávidas, obesos e aqueles que praticam ou praticaram atividades que acabaram causando pressão excessiva e contínua sobre a fáscia plantar.

Passar muito tempo em pé, subir escadas, peso do corpo, muita atividade física e pés chatos são alguns fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da fascite plantar. No dia a dia, acontece quando os ligamentos da fáscia plantar dos pés, que atuam como amortecedores, ficam danificados e inflamados. O principal sintoma da fascite plantar é uma dor forte e latejante no calcanhar do pé, especialmente durante os primeiros passos, logo pela manhã, ou após um descanso prolongado. O incômodo pode se tornar menos intenso durante o dia, mas voltar após um longo período sentado.

Uso de sapatos inadequados também pode afetar muito a condição. Saltos altos, solas muito moles ou flexíveis e sapatos sem suporte para o arco dos pés podem aumentar o risco de fascite plantar. Sapatos mal ajustados ou projetados para um tipo diferente de pé não são recomendados, pois podem prejudicar a musculatura da sola do pé.

Na maioria dos casos, a fascite plantar afeta apenas um pé, mas pode atingir ambos. O problema tende a começar gradualmente, com dor leve. É uma das causas mais comuns de dor na região do calcanhar e, por isso, muitas vezes é confundida com o esporão do calcâneo, que consiste em dor causada pelo crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar.

7 tratamentos naturais para fascite plantar

A dor pode ser aliviada com tratamentos caseiros e anti-inflamatórios naturais. Em alguns casos, pode ocorrer a necessidade de fazer um exame de ressonância magnética para diagnosticar e/ou descartar outros problemas parecidos, como fratura por estresse e esporão do calcâneo.

1. Óleo essencial de lavanda

De acordo com um estudo, o óleo essencial de lavanda possui propriedades anti-inflamatórias. Dilua uma ou duas gotas em um óleo carreador, como azeite ou óleo de coco, e massageie a planta dos pés. Você também pode tentar adicionar algumas gotas a um escalda-pés quente.

2. Massagem

Você pode executar técnicas de massagem simples para aliviar a dor nos calcanhares. Use os polegares para massagear os arcos e os calcanhares, trabalhando da planta dos pés até o calcanhar. Você também pode usar uma bola pequena, como uma bola de golfe, para massagear os arcos. Coloque o pé na bola de golfe, segure-se em um objeto estável e role a bola sob os arcos.

3. Gelo

Você tem duas opções: um cubo de gelo pode ser um bom massageador e uma bolsa de gelo poderá causar a desinflamação. Cubra sua bolsa de gelo com um pano ou toalha fina e segure-a sobre a área dolorida de três a quatro vezes por dia, entre 15 a 20 minutos de cada vez. Você também pode rolar um cubo de gelo sob o pé, como a bola de golfe acima.

4. Descanso

Às vezes, a fascite plantar é um sinal de que seus pés simplesmente precisam descansar, especialmente se você praticar esportes ou exercícios de alto impacto regularmente. Dar uma pausa para os pés por alguns dias pode ajudar a reduzir a inflamação e curar a fáscia plantar. Enquanto você se cura, tente uma atividade de baixo impacto, como nadar.

5. Exercícios e alongamento

Existem práticas simples que você pode incorporar à sua rotina diária para ajudar a aliviar a dor da fascite plantar. Alongar os músculos dos pés, massagear a fáscia plantar e descansar os pés são apenas algumas maneiras de aliviar a dor nos pés em casa. É muito importante para a saúde geral do pé manter a flexibilidade do cordão do calcanhar (tendão de Aquiles). Além dos alongamentos caseiros, escolha exercícios de baixo impacto, como natação e yoga, em vez de corrida para diminuir o trauma e a tensão nos pés.

6. Óleo de linhaça

O óleo de linhaça é rico em ácido alfa-linolênico, uma forma de ácido graxo ômega-3, que ataca a inflamação. Despeje um pouco de óleo de linhaça em água morna e mergulhe uma toalha no líquido. Enrole a toalha em volta do calcanhar e coloque uma almofada de aquecimento sobre ele. Deixe-o ligado por pelo menos uma hora e evite mover-se durante este período.

7. Cânhamo

O cânhamo é conhecido por suas características antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. É usado para auxiliar na redução da dor musculoesquelética e apoiar a resposta anti-inflamatória do corpo por meio de interação com o sistema endocanabinoide, ajudando a encontrar um alívio natural para a fascite plantar.

8. Lidocaína e mentol

A lidocaína tem ação rápida e alivia os músculos e as dores nervosas com facilidade. O mentol é conhecido por proporcionar uma sensação de resfriamento na pele e atua nos receptores da dor no corpo, ajudando a minimizar a dor.

9. Repolho

O repolho contém um pigmento chamado antocianina, que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações. Amoleça algumas folhas em fogo baixo para que não se quebrem ao colocá-las nos pés. Prenda as folhas no lugar com gaze ou curativo e deixe repousar durante a noite. Algumas pessoas recomendam derramar mel nas folhas do repolho antes de prendê-las.

10. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio caseiro comum para uma ampla variedade de doenças, incluindo a fascite plantar. Misture uma xícara de vinagre de maçã e 6 xícaras de água morna em uma banheira ou recipiente. Mergulhe os pés doloridos e deixe-os por 30 minutos.

11. Aloe vera

A aloe vera, ou babosa, contém mucopolissacarídeos, que têm propriedades anti-inflamatórias. Massageie o óleo na região afetada para obter os benefícios.



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