Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Rica em antioxidantes e vitaminas, a pitaya ajuda a prevenir doenças e aumentar a imunidade

A pitaya é uma fruta tropical de aspecto único, textura crocante e sabor bem doce. Fonte de poderosos antioxidantes, ela ajuda a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças, como câncer e diabetes. Além de muito saborosa, é fácil de incluir na sua alimentação diária.

Também conhecida como fruta-dragão, a pitaya é cultivada principalmente na Ásia, México, América Central e América do Sul. A fruta vem de um cacto do tipo Hylocereus, típico de regiões tropicais. O sabor lembra uma mistura de kiwi, melancia e pera.

Por fora, o fruto tem a aparência de um bulbo cor-de-rosa, com folhas verdes em forma de espinhos que disparam como chamas ao seu redor. Por dentro, você encontra uma polpa branca carnuda dentro, pontilhada com sementes pretas comestíveis.

Com poucas calorias e rica em vitaminas e minerais benéficos à saúde, a pitaya ajuda a prevenir doenças, a fortalecer a imunidade e a promover o bem-estar geral do organismo. A fruta pode ser consumida in natura, em sobremesas, sucos, vitaminas e smoothies.

O rico perfil nutricional da pitaya

Com fibras, vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e magnésio, a pitaya é rica em antioxidantes, como flavonoides, ácido fenólico e betacianina. Esses compostos protegem as células dos danos causados ​​pelos radicais livres, moléculas responsáveis pelo câncer e pelo envelhecimento precoce, entre outros problemas.

Além disso, ela contém prebióticos, que alimentam as bactérias saudáveis – os probióticos – do seu intestino. Por isso, um nível maior de prebióticos no organismo pode melhorar o equilíbrio de bactérias boas e más na microbiota intestinal, combatendo vírus e bactérias causadores de doenças.

Além disso, os probióticos ajudam na digestão dos alimentos e previnem complicações de saúde mental, como a depressão. Saiba mais sobre eles no vídeo abaixo:

7 incríveis benefícios da pitaya para a sua saúde

1. É rica em fibras

As fibras dietéticas são carboidratos não digeríveis que apresentam uma extensa lista de benefícios potenciais à saúde. As autoridades de saúde recomendam 25 gramas de fibra por dia para mulheres e 38 gramas para homens. Como os antioxidantes, os suplementos de fibra não têm os mesmos benefícios para a saúde que as fibras dos alimentos.

Com 7 gramas por porção de uma xícara, a fruta do dragão é uma excelente fonte de alimento integral. As fibras desempenham um papel na proteção contra doenças cardíacas, no controle do diabetes tipo 2 e na manutenção de um peso corporal saudável.

2. Fortalece o sistema imunológico

A capacidade do seu corpo de combater infecções é determinada por vários fatores diferentes, incluindo a qualidade da sua dieta. A vitamina C e os carotenoides presentes na pitaya podem impulsionar seu sistema imunológico e prevenir infecções, protegendo seus glóbulos brancos de danos.

Os glóbulos brancos do sistema imunológico atacam e destroem substâncias nocivas. No entanto, eles são extremamente sensíveis a danos por radicais livres. Antioxidantes potentes, a vitamina C e os carotenoides podem neutralizar os radicais livres e defender os glóbulos brancos contra danos.

3. Ajuda a aumentar os baixos níveis de ferro

A pitaya é uma das poucas frutas frescas que contêm ferro. O ferro desempenha um papel crucial no transporte de oxigênio por todo o corpo e na decomposição dos alimentos em energia.

Estima-se que 30% da população mundial seja deficiente em ferro, tornando esta a deficiência de nutrientes mais comum em todo o mundo. Para combater os baixos níveis de ferro, a pitaya pode ser ser outra ótima opção, já que uma única fruta contém 8% de sua ingestão diária recomendada, além de vitamina C, que ajuda o corpo a absorver o ferro.

4. Auxilia na proteção dos ossos

A pitaya oferece mais magnésio do que a maioria das frutas, com 18% da ingestão diária recomendada do nutriente em apenas uma xícara. O magnésio está presente em cada uma de suas células e participa de mais de 600 reações químicas importantes no corpo, como as reações necessárias para a quebra do alimento em energia, contração muscular, formação óssea e até mesmo a criação de DNA.

5. Reduz os níveis de açúcar no sangue

As fibras da pitaya também ajudam a manter a saciedade por mais tempo, contribuindo para normalizar os níveis de açúcar no sangue. Por isso, o consumo da fruta é ideal para pessoas com diabetes ou que estão seguindo uma dieta para perda de peso.

6. Promove a saúde da pele

A pitaya também traz benefícios para a pele. Ela pode ajudar a reduzir manchas, rugas e acne. Os benefícios potenciais para a pele vêm da vitamina C e dos antioxidantes presentes na fruta. Essas vitaminas e minerais podem desempenhar um papel na reparação gradual dos danos às células, resultando em uma aparência mais jovem.

7. Diminui a inflamação

Se você lida com dores crônicas causadas por doenças como a artrite reumatoide, comer pitaya pode aliviar a inflamação e a sensibilidade. A fruta possui propriedades anti-inflamatórias que podem funcionar como um analgésico natural para esses sintomas.

Mesmo que comer a fruta não elimine completamente a sua dor, pode reduzir a intensidade dela, permitindo que você desfrute de uma melhor qualidade de vida.

Como consumir pitaya

Na hora de escolher sua fruta, aperte-a suavemente. A pitaya deve ceder um pouco à pressão das mãos, sem parecer muito mole. Evite frutas com hematomas ou folhas secas, porque esses são sinais de que elas estão maduras demais. Se estiver muito dura, deixe-a amadurecer alguns dias antes de comê-la.

Para preparar a fruta, corte-a em quartos. Retire a pele ou remova a polpa com uma colher, uma colher de sorvete ou uma colher de melão. A pele não deve ser consumida. Você pode comer a pitaya de várias maneiras: fresca, em uma salada de frutas junto com outras frutas tropicais, como molho para um prato sofisticado ou na forma suco, sorvete e vitamina.