Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça mais sobre a pimenta-banana, a prima da pimenta jalapeño

A pimenta-banana é uma pimenta da família Capsicum Annuum, assim como o jalapeño, a pimenta-caiena e os pimentões. Nomeada após a banana, a pimenta-banana é caracterizada por ser parecida com a fruta — amarela e longa. 

Diferentemente de algumas pimentas da mesma espécie, a pimenta-banana é mais suave e é comumente feita em conserva para ser usada em sanduíches e outros pratos simples. Na Escala de Scoville, por exemplo, ela fica entre 0-500, sendo mais doce que apimentada. 

Assim como todas as outras pimentas da espécie, a pimenta-banana é nativa das Américas. 

Nutrição

A pimenta-banana é cheia de benefícios. Além de ser um alimento rico em fibras alimentares, ela também conta com as vitaminas A, B6, C e K, e com altos níveis de potássio e cálcio.

Como são usadas?

Por seu gosto distinto, mais doce do que apimentado, a pimenta-banana é usada de modo similar ao picles. Feita em conserva, a espécie é comumente adicionada em sanduíches. Porém, ela também pode ser consumida crua, dentro de saladas. Em algumas receitas, elas são utilizadas igualmente aos pimentões, podendo ser uma cápsula para o recheio de sua preferência. 

Como fazer pimenta-banana em conserva

Fazer pimenta-banana em conserva é um processo fácil que leva poucos ingredientes. Você vai precisar de: 

  • 9 pimentas-bananas 
  • 2 xícaras de vinagre branco
  • 1 xícara de água
  • Tempero de sua preferência
  • Sal
  • Alho

Em sua vida útil, a pimenta-banana começa verde e depois vai chegando na sua característica cor amarelada, que é a melhor para usar na receita. Escolha as pimentas mais bonitas e sem machucados, depois as lave e seque. Corte as escolhidas em rodelas finas e as transfira para um recipiente de vidro com tampa. Não é necessário remover as sementes. Depois, misture o resto dos ingredientes em uma panela e espere o líquido ferver. Despeje o líquido sobre as pimentas, feche o vidro e misture bem para incorporar o sabor. Guarde na geladeira e espere de dois a três dias para consumí-las. 

Como plantar pimenta-banana

O cultivo da pimenta-banana também é relativamente fácil. Por não precisar de muito espaço, elas podem ser plantadas em recipientes pequenos e não precisam de um jardim para florescer.

Para plantá-la, adicione as sementes em um pote com terra cerca de seis milímetros da superfície. Deixe o vaso em um local ensolarado e regue-o regularmente, tomando cuidado para que a terra não fique seca demais ou molhada demais. Em cerca de uma ou duas semanas, suas pimentas começarão a crescer.