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Parente adocicado da pimenta, o pimentão é rico em nutrientes que proporcionam diversos benefícios à saúde 

Imagem de Steve Buissinne em Pixabay

O pimentão é um vegetal da família Capsicum annuum, de sabor ligeiramente mais adocicado do que o de suas “primas” pimentas, embora seja tão saboroso quanto elas. Os pimentões podem ser encontrados em cinco cores: verde, amarelo, vermelho, roxo e laranja. O pimentão vermelho contém a maior parte dos nutrientes do grupo, mas todos são excelentes opções para melhorar a saúde.

Rico em nutrientes, o pimentão é fonte de vitaminas A, C, vitaminas do complexo B e minerais, com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Pode ser consumido cru, assado ou cozido, em diversos pratos quentes e saladas.

As cores dependem dos estágios de maturação. Os verdes, por exemplo, são menos maduros, enquanto os amarelos, laranjas, roxos e vermelhos estão em fase de maturação mais avançada. Todas as variedades de pimentão proporcionam benefícios nutricionais, mas os vermelhas podem ter níveis mais elevados de antioxidantes e fitonutrientes, além de maior concentração de vitamina A e zinco.

Benefícios do pimentão para a saúde

O pimentão é uma hortaliça com propriedades muito benéficas para a saúde, aumentando a imunidade, prevenindo problemas de visão, equilibrando o humor, promovendo a perda de peso e ajudando a manter a pele jovem e fresca. Mas esses não são os únicos favores que ele pode fazer por você. Confira a seguir todos os benefícios que o pimentão pode proporcionar à sua saúde.

Ajuda a prevenir o câncer

O pimentão é uma excelente fonte de antioxidantes, incluindo flavonoides, que ajudam a proteger o corpo contra os danos oxidativos que causam tumores. Ricos em quercetina, luteolina, capsaicinoides, vitamina C, betacaroteno e licopeno, os pimentões ajudam a prevenir doenças como:

Os flavonoides presentes no pimentão também ajudam a proteger as células cerebrais, prevenindo a oxidação das gorduras essenciais dentro dessas células.

Saúde ocular

A zeaxantina e a luteína são carotenoides nas pimentas que podem ajudar a proteger a saúde dos olhos. Em 2020, um estudo revelou que algumas espécies de pimentão laranja têm altos níveis de zeaxantina. O pimentão amarelo, por sua vez, contém altos níveis de luteína.

Alivia condições inflamatórias e artrite

De acordo com a Arthritis Foundation, os pimentões podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de artrite e outras doenças inflamatórias, graças ao alto teor de: beta-criptoxantina e vitamina C. A beta-criptoxantina é um carotenoide presente nas variedades vermelha e laranja.

Previne a anemia

A anemia é uma condição comum caracterizada por uma capacidade reduzida do sangue de transportar oxigênio. Uma das causas mais comuns de anemia é a deficiência de ferro, cujos principais sintomas são fraqueza e cansaço.

Os pimentões vermelhos não são apenas uma fonte rica de ferro, mas também são excepcionalmente ricos em vitamina C, o que aumenta a absorção de ferro pelo intestino. Por isso, comer pimentão cru junto com alimentos ricos em ferro, como feijão e espinafre, pode ajudar você a aumentar os estoques de ferro do seu corpo, reduzindo o risco de anemia.

Aumenta a imunidade

A vitamina C também aumenta conforme o vegetal amadurece, mas todas as variedades são ricas nesse nutriente. Uma única xícara xícara de pimentões vermelhos fatiados fornece 157% do seu conteúdo diário de vitamina C, sendo uma ótima opção para fortalecer seu sistema imunológico.

Favorece o sono

Não consegue dormir à noite? Aposte no pimentão! A vitamina B6 auxilia na produção de melatonina, que seu corpo precisa para regular seu relógio interno.

Reduz o colesterol

O pimentão contém capsaicina, um nutriente que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo.

Alivia a dor

O pimentão é um anti-inflamatório natural, graças à vitamina C e a vitamina K, que reduzem o inchaço e protegem contra a osteoporose. A capsaicina também alivia a dor crônica.

Pimentão pode ser indigesto

Os pimentões fazem parte de uma família de vegetais conhecida como solanácea e podem ser indigestos – principalmente o verde. Por isso, algumas pessoas podem sentir irritação no intestino ou aumento da inflamação. No entanto, este efeito é somente desconfortável, não sendo responsável por maiores complicações.


Fontes: Healthline, Health Fitness Revolution e Medical News Today


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