Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça diferentes tipos de leira de compostagem e suas características

A leira é uma das várias formas de realizar a compostagem de resíduos sólidos orgânicos e, assim, desviar esses resíduos de aterros sanitários e lixões, o que reduz a emissão de gases do efeito estufa.

O que é a leira na agricultura?

Quando se trata da palavra leira, o significado pode variar de acordo com o contexto. Ao se tratar de informações sobre compostagem, a palavra leira refere-se a um monte ou pilha de matéria orgânica úmida (ou verde) e matéria orgânica de difícil decomposição (também conhecida como MODD, matéria marrom ou seca). Sabendo o que são leiras de compostagem, é possível entender as diferentes formas que são utilizadas para realizar a biodegradação dos resíduos sólidos orgânicos.

Métodos de compostagem em leiras

Há diversas formas de fazer compostagem, assim como existem diversas classificações dos métodos de compostagem que podem ser feitos. As leiras de compostagem são uma forma de realizar o que é chamado popularmente de compostagem seca. Isso porque a compostagem em leira é feita pela ação de microrganismos como bactérias e fungos. Se a minhoca ou o piolho-de-cobra fossem utilizados como os agentes de decomposição centrais, isso classificaria a leira como um tipo de compostagem úmida, a qual também é conhecida como vermicompostagem.

Os tipos de compostagem também podem ser classificados quanto à temperatura atingida durante o processo de compostagem. As temperaturas da compostagem em leiras podem chegar a mais de 65ºC e, portanto, essa é considerada um tipo de compostagem termofílica (ou quente). Caso a temperatura durante o processo de compostagem seja similar à temperatura ambiente, trata-se de um tipo de compostagem fria.

Os métodos de compostagem podem ser divididos ainda quanto a sua adequação a determinadas escalas, existindo tipos de compostagem industrial e os tipos de compostagem doméstica. As leiras são indicadas para a realização da primeira e podem ser utilizadas basicamente de duas formas: em leiras estáticas ou com o revolvimento de leiras.

O que são leiras estáticas?

A compostagem em leiras estáticas é possível por conta da maneira que essas são constituídas, sem que exista a necessidade de revolvê-las ou tombá-las para que o composto seja aerado. As leiras estáticas podem ser subdivididas quanto à forma que a aeração é realizada, o que pode ocorrer passivamente ou de com a aeração forçada.

Método UFSC de Compostagem

A aeração do que também é conhecido como compostagem termofílica em leiras estáticas com aeração passiva é feita a partir da estrutura da base da pilha de compostagem. Esta é construída com matéria orgânica seca de alta granulometria, como galhos, folhas de palmeira e podas, de forma a permitir a convecção natural: entrada de ar frio pela base e saída do ar quente pelo topo da pilha.

Compostagem em leiras estáticas aeradas

A diferença desse tipo de compostagem para o anterior é que, antecedendo a montagem da pilha de composto, há o posicionamento de estruturas que facilitam a ventilação natural (tal como túneis de ventilação) ou que injetam a entrada de ar por meio de um conjunto de tubos, similar ao que se observa em um reator de compostagem, mas em um sistema aberto.

Compostagem com revolvimento de leiras

Como o próprio nome indica, a aeração na compostagem com revolvimento de leiras é obtida com o tombamento ou revolvimento das pilhas de composto. Isto pode ser feito manualmente ou por meio de tratores ou máquinas especializadas, conhecidas como revolvedores. O revolvimento, nesse caso, também serve como uma maneira de garantir uniformidade no processo de decomposição do composto orgânico.

Como fazer a compostagem em leiras?

Se você planeja abrir uma usina de compostagem, existem alguns elementos a serem considerados, como o dimensionamento das leiras de compostagem, o qual deve ser apropriado à área disponível, ao número de funcionários, à capacidade do sistema de drenagem e às outras tecnologias necessárias para sua operação (especialmente quando se trata da compostagem com o revolvimento dessas estruturas). 

Composteira
Privado: Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Qual é o produto final da compostagem?

O benefício mais palpável da compostagem é, literalmente, o adubo orgânico (húmus), assim como a produção de biofertilizante líquido. No entanto, os benefícios indiretos de se compostar vão muito além e incluem o desvio de cerca de 50% dos resíduos sólidos urbanos de lixões e aterros sanitários e a redução em até 90% das emissões de gás metano. Dessa forma, a compostagem é uma ação extremamente relevante para frear o avanço das mudanças climáticas.

leira
Foto de Alfo Medeiros, disponível em Pexels.

É possível fazer a compostagem em casa?

Sim, você pode obter e contribuir para os benefícios acima realizando a compostagem doméstica. E não é necessário possuir muito espaço nem planejar sistemas de drenagem ou a construção de uma leira,  pois você pode adquirir uma composteira. Existem vários tipos de composteira para escolher de acordo com o que se encaixa melhor na sua casa, rotina e bolso, e você pode encontrar algumas opções na loja eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais